• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL EM NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS
PATRICIA LORENA RAPOSO
DISSERTAÇÃO
29/10/2021

Esse estudo investiga o ensino das relações de gênero, raça e classe na escola, através da presença das mulheres negras nos materiais de ensino e prática docente. Essas mulheres estão na base da sociedade. Ao problematizar a triangulação raça, gênero e classe na escola buscase compreender a estrutura das relações sociais na instituição. Para identificar a articulação dos conceitos de gênero, raça e classe com os conteúdos de ensino, amparamos a discussão na produção teórica das intelectuais negras afroamericanas e afro-brasileiras, com ênfase nos conceitos de interseccionalidade e decolonialidade. Trata-se de pesquisa social, de natureza qualitativa, cujo objeto de estudo é a intersecção entre gênero, raça e classe, presentes ou não nos materiais e práticas de ensino docente. A coleta dos dados obtida por entrevista narrativa revela que as mulheres negras não estão representadas nos materiais e prática docente por via interseccional, mas de modo pontual, tornando primordial a formação continuada docente no cumprimento de tal demanda. Esse resultado pauta a relevância desse estudo, que insere a discussão interseccional à escola, buscando por meio da representação fazer justiça à mulher negra, figura imprescindível na construção do país, a partir da visibilidade dos sujeitos negros que compõem a escola.

Raça;Gênero;Classe;Escola;Formação Docente
This study investigates the teaching of gender, race, and class relations at school through the presence of black women in teaching materials and teaching practice. These women are at the base of society, and by problematizing the triangulation between race, gender, and class in school we seek to understand the structure of social relations in the institution. To identify the articulation of the concepts of gender, race, and class with the teaching contents, we support the discussion in the theoretical production of black African-American and Afro-Brazilian intellectuals, with emphasis on the concepts of intersectionality and decoloniality. This is social research of a qualitative nature, whose object of study is the intersection between gender, race, and class, present or not in teaching materials and practices. Data collection obtained through narrative interviews reveals that black women are not represented in the materials and teaching practices in an intersectional way, but in a punctual way, making it essential the continuing education of teachers to fulfill this demand. This result highlights the relevance of this study, which inserts the intersectional discussion to the school, seeking through representation to do justice to black women, an essential figure in the construction of the country, from the visibility of black people that compose the school.
Race;Gender;Class;School;Teacher;Training
1
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Patricia Lorena Raposo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Programa Feira de Ciências do Oeste Potiguar

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
GILCILENE LELIA SOUZA DO NASCIMENTO Docente - COLABORADOR
ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer