• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR
PEDRO HENRIQUE DA SILVA GOMES
DISSERTAÇÃO
06/12/2021

Os principais indicadores educacionais nacionais mostram que a maioria dos estudantes da educação básica apresentam muitas dificuldades na aprendizagem de ciências. Diante dessa realidade, o ensino de Ciências tem sido motivo de muitas discussões e preocupações entre pesquisadores e professores. Na tentativa de melhorar essa realidade, tem-se investigado várias estratégias potencializadoras, capazes de modificar esse panorama, a citar as atividades experimentais sob uma perspectiva construtivista. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar o grau de abertura dos professores da área de Ciências Naturais, no âmbito da 15° DIREC/SEECRN, em relação a atividades experimentais, a fim de identificar se os professores, apresentamse abertos a utilização das atividades experimentais de natureza construtivista. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa apresenta natureza qualitativa e configura-se como sendo estudo de caso, tendo como população os professores da rede estadual de ensino que lecionam as disciplinas inseridas na área de Ciências Naturais. Como instrumento de coleta de dados, se utilizou-se o questionário eletrônico. A pesquisa contou com um quantitativo de 66 professores lotados nas escolas da rede estadual. Contudo, apenas 14 participantes, apresentaram devolutivas aos questionamentos. Dos resultados obtidos, constatou-se que dentre os colaboradores da pesquisa, parte destes apresentam grau de abertura para as atividades investigativas e as inserem no decorrer da sua prática, enquanto ainda é observável a não utilização de atividades desse cunho, justificado por uma série de fatores como: falta de materiais de uso laboratorial, infraestrutura, recursos pedagógicos que sejam utilizados no ensino de ciências e formação complementar, para aplicação de novas estratégia.

Ensino de ciências;Construtivismo;Atividades Experimentais;Atividades Experimentais Investigativas.
The main national educational indicators show that the majority of students in basic education have many difficulties in learning science. In light of this reality, science teaching has been the subject of many discussions and concerns among researchers and professors. In an attempt to improve this reality, several potentializing strategies have been investigated, capable of modifying this panorama, to mention experimental activities from a constructivist perspective. This research aimed to analyze the degree of openness of experimental activities carried out by teachers in the area of Natural Sciences, circumscribed in the 15th DIREC/SEEC - RN, in order to identify whether teachers are open to the use of experimental activities of a constructivist nature. From a methodological point of view, the research has a qualitative nature and is configured as a case study, having as population the state school teachers who teach the subjects included in the area of Natural Sciences. As a data collection instrument, the electronic questionnaire was used. The research included a quantitative of 66 teachers working in state schools. However, only 14 participants responded to the questions. From the results obtained, it was found that among the research collaborators, some of them are open to investigative activities and insert them in the course of their practice, while the non-use of activities of this nature is still observable, justified by a series of factors such as: lack of materials, infrastructure, teaching resources and additional training.
Science teaching;Constructivism;Experimental Activities;Investigative Experimental Activities.
1
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO. PEDRO HENRIQUE DA SILVA GOMES.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
ALINE SANTOS OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer