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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO REMOTO FUNDAMENTAL PÚBLICO
LUANA KEROLAINE DE MOURA GONZAGA
DISSERTAÇÃO
29/07/2021

A promoção de hábitos saudáveis integra políticas que destacam a escola como espaço promotor de saúde e de formação cidadã, através da inserção do tema alimentação e nutrição no contexto escolar, seja por meio do livro didático ou por diferentes estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar os conhecimentos sobre alimentação e nutrição dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Crispim Coelho, na Cidade de Cajazeiras- PB. Ela foi desenvolvida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a EAN; na segunda, foi aplicada uma caderneta com atividades de EAN de promoção da alimentação saudável e conscientização sobre o consumo em excesso de alimentos industrializados; e, na terceira etapa, foi aplicado um segundo questionário a fim de avaliara aprendizagem e os conhecimentos adquiridos após o desenvolvimento das atividades de EAN em ensino remoto. Desta forma, com esta pesquisa, observou-se que alguns conceitos da área eram desconhecidos por boa parte dos alunos, mesmo sendo abordados nos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências. No aspecto hábitos alimentares e estilo de vida, verificou-se uma compreensão positiva deles com a prática de atividade física e a relação com a boa saúde; em sua grande parte, os alunos compreendem o que é obesidade. E, após as ações de EAN, constatou-se mudanças positivas no seu consumo alimentar, como a redução do consumo de alimentos industrializados e o aumento do consumo de alimentos saudáveis. Portanto, percebeu-se que as práticas de Educação Alimentar Nutricional fazem a diferença nos processos de aprendizagem, sendo necessárias e essenciais para a fase escolar. Assim, as ações de EAN constituem um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional(SAN).

Educação Alimentar e Nutricional;Crianças;Alimentação Escolar
The promotion of healthy habits integrates policies that highlight the school as a promoter of health and citizen formation, through the insertion of the theme food and nutrition in the school context, either through the textbook or through different strategies of Food and Nutrition Education (FNE). This research aimed to analyze the knowledge about food and nutrition of 5th grade students of the Escola Municipal Crispim Coelho (Crispim Coelho Municipal School), in the city of Cajazeiras, in Paraíba State, Brazil. It was developed in three stages: in the first stage, a questionnaire was applied to assess the students' previous knowledge about FNE; in the second stage, a booklet with FNE activities to promote healthy eating and raise awareness about the over-consumption of processed foods was applied; and, in the third stage, a second questionnaire was applied to assess the learning and knowledge acquired after the development of FNE activities in remote teaching. Thus, with this research, it was observed that some concepts of the area were unknown to a large part of the students, even though they are addressed in the curriculum content of the Science discipline. In the aspect of eating habits and lifestyle, there was a positive understanding of physical activity and its relation to good health; for the most part, the students understand what obesity is. And, after the actions of FNE, positive changes in their food consumption were observed, such as reduced consumption of processed foods and increased consumption of healthy foods. Therefore, it was perceived that Food and Nutrition Education practices make a difference in the learning processes, being necessary and essential for the school phase. Thus, the actions of FNE constitute a field of knowledge and continuous and permanent practice, which aims to promote the autonomous and voluntary practice of healthy eating habits, in the context of the realization of the Human Right to Adequate Food and the guarantee of Food and Nutritional Security (FNS). KEY WORDS: Food and Nutrition Education; Children; School Feeding.
Food and Nutrition Education;Children;School Feeding
1
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
9 - Dissertação FINAL - Luana Kerolaine de Moura Gonzaga.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começa dentro da escola

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE
EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ELISABETE PIANCO DE SOUSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
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