• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
SABERES DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS-PB E SUA RELAÇÃO COM SABERES ANTIRRACISTAS
ROBERTA SANTOS DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
30/08/2021

O racismo no espaço escolar, infelizmente, é uma realidade cotidiana no Brasil. Neste espaço, os professores assumem um papel excepcional para efetivar a luta contra o racismo. Para entender melhor essa realidade, é preciso observar mais sobre os saberes docentes dos professores. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interrelações entre os saberes antirracistas e os saberes docentes dos professores de uma escola pública de Patos - PB. Partindo dessa proposta, foi construída uma pesquisa que toma como referencial os estudos sobre os saberes docentes, o racismo estrutural, as abordagens legais e críticas sobre o racismo e seus efeitos no espaço escolar. A pesquisa qualitativa foi realizada com a colaboração de três professoras que atualmente ministram aulas nas primeiras séries do fundamental da referida escola, que integra a rede municipal de ensino da cidade de Patos-PB. No trabalho, foram realizadas, para coleta de dados, duas entrevistas coletivas online com as professoras, a confeccão individual por cada professora de uma carta destinada à pesquisadora e o preenchimento de um pequeno questionário sociocultural. A coleta de todos os dados foi realizada de forma online, utilizando dispositivos como email e Whatsapp, em virtude docontexto da pandemia da Covid-19. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. As análises foram elaboradas à luz da abordagem interpretativa e baseando-se na Técnica de Análise de Conteúdo em sua Modalidade Temática. Os achados da pesquisa revelaram relações de compatibilidade, proximidade e afastamento entre os saberes docentes das professoras estudadas e os saberes antirracistas. O fato de assumirem a identidade negra foi um fator de incentivo para o combate ao racismo na vida das professoras, observando-se também um importante papel dos saberes docentes construídos pelas próprias professoras, através de pesquisas pessoais sobre a construção dessa identidade, atentando-se para os riscos de um saber docente construído sem orientação adequada e fontes idóneas. Enfim, a pesquisa abre um amplo espaço de discussão sobre as carências e os sucessos dos professores no combate ao racismo e a importância de uma formação que se adeque às demandas desses professores na luta antirracista.

Racismo escolar;Luta antirracista;Saberes docentes;Formação docente
Racism in the school space is unfortunately an everyday reality in Brazil. In this space, teachers take on an exceptional role to carry out a fight against racism. Therefore, it is relevant to observe more about the teaching knowledge of these teachers. This research aims to analyze the interrelationships between anti-racist knowledge and teaching knowledge of public school teachers in Patos - PB. Based on this assumption, a research was built taking as a reference studies on teaching knowledge, structural racism and legal, critical and social approaches to racism and its effects in the school space. Therefore, a qualitative research was carried out with three teachers from a municipal school in the city of PatosPB, who currently teach in the first grades of elementary school. In the work, for the production of data, which led in this process to two online press conferences with the teachers, the individual preparation by each teacher of a letter addressed to the researcher and the filling out of a small sociocultural questionnaire. All data were collected online, or using devices such as email and Whatsapp, due to the context of the covid-19 pandemic. The interviews were also recorded and later transcribed. The analyzes were elaborated in light of the interpretive approach and based on the Content Analysis Technique in its Thematic Modality. The research findings revealed relationships of compatibility, proximity and distance between the teaching knowledge of the studied teachers and the anti-racist knowledge. If, on the one hand, black identity was a factor of encouragement and improvement in the fight against racism in the lives of teachers, an important role of teaching knowledge built by the teachers themselves was observed through research in the construction of this identity. As well as the risks of a teaching knowledge built by teachers alone without proper guidance and reputable sources were exposed. Thus, the research exposes ample space for discussion about the needs and successes of teachers in combating racism and the importance of training that suits the demands of these teachers in the anti-racist struggle.
School Racism;Anti-racist fight;Teaching knowledge;Teacher Training
1
135
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Programa Feira de Ciências do Oeste Potiguar

Banca Examinadora

ADELAIDE ALVES DIAS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
ANDRESSA LIDICY MORAIS LIMA Participante Externo
ADELAIDE ALVES DIAS Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer