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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A ação voluntária do Programa BALE Micaelense: da formação à autoformação de mediadores de leitura literária.
RAIMUNDA QUEIROZ REGO
DISSERTAÇÃO
28/12/2021

Este trabalho aborda as ações voluntárias vivenciadas no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) Micaelense e a formação/autoformação de mediadores de leitura literária. Teve como objetivo, analisar as ações voluntárias desenvolvidas no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) Micaelense que refletem na formação e autoformação de mediadores de leitura literária. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa dos dados coletados na pesquisa documental e de campo. Como instrumentos para construção dos dados empíricos, utilizamos dois questionários, um aplicado junto a vice-diretora da escola, e outro, aplicado aos colaboradores da pesquisa, além de entrevista de grupo focal online. A investigação contou com oito (08) sujeitos de pesquisa que atuam voluntariamente no BALE Micaelense. Os dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática (MINAYO, 2014). Os achados da pesquisa apontam que os projetos/canteiros do Programa BALE em São Miguel contribuem para a formação/autoformação dos voluntários nos aspectos profissional, pessoal e leitora. Além disso, eles se constituem mediadores de leitura dentro do programa a partir dos conhecimentos, práticas, experiências e aprendizagens que são adquiridas nas vivências em diferentes canteiros do BALE. As falas das voluntárias/participantes da pesquisa indicam que a atuação e experiência no Programa BALE tem contribuído significativamente para a formação e autoformação, enquanto mediadoras de leitura que são, pois, os canteiros/projetos do programa possibilitaram desenvolver as habilidades para contação de histórias, aprenderam novas estratégias de mediação de leitura, tornaram-se pessoas desinibidas, perderam o medo e a vergonha de falar em público, sentiram-se motivadas a realizarem pós-graduação, cursos de formação, produções científicas como TCC, artigos e estágios na área da leitura literária, buscando sempre o aperfeiçoamento profissional e, sobretudo, desenvolverem o gosto pela leitura, o autocontrole e a autoconfiança. Os resultados apontam, ainda, que as experiências e vivências nos canteiros do Programa BALE tem provocado uma autoformação que possibilitou mudanças significativas na vida das voluntárias/colaboradoras. Concluímos que o Programa BALE em São Miguel tem alcançado bons resultados no que tange à formação e autoformação de mediadores de leitura literária, através das vivências nos canteiros que promovem diferentes ações de fomento à leitura e diversas estratégias de mediação literária desenvolvidas em espaços escolares e não escolares. As ações voluntárias desenvolvidas pelo Programa BALE também têm despertado nos mediadores o interesse e o gosto pela leitura de textos literários, repercutindo na formação leitora dos voluntários envolvidos. Além disso, os resultados aqui apresentados evidenciam o potencial do BALE, enquanto programa de extensão da UERN que exerce um importante papel na sociedade, no sentido de democratizar o acesso à leitura e promover a formação/autoformação de leitores e mediadores de leitura.

Mediadores de leitura;Ações voluntárias/projetos;Formação/Autoformação;BALE Micaelense;Leitura literária.
This work approaches the voluntary actions experienced in the Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) Micaelense and the training/self-training of mediators of literary reading. It aimed to analyze the voluntary actions developed in the Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) Micaelense that reflect on the formation and self-education of mediators of literary reading. To do so, we adopted a qualitative approach to the data collected in documental and field research. As instruments for the construction of empirical data, we used two questionnaires, one applied to the vice-principal of the school, and another applied to the research collaborators, in addition to an online focus group interview. The investigation had eight (08) research subjects who work voluntarily at BALE Micaelense. Data were treated using the thematic content analysis technique (MINAYO, 2014). The research findings indicate that the projects/sites of the BALE Program in São Miguel contribute to the training/self-training of volunteers in the professional, personal and reader aspects. In addition, they constitute reading mediators within the program based on the knowledge, practices, experiences and learning that are acquired in the experiences in different BALE construction sites. The speeches of the volunteers/research participants indicate that the performance and experience in the BALE Program has contributed significantly to the formation and self-education, as reading mediators that are, therefore, the work sites/projects of the program made it possible to develop skills for storytelling, learned new reading mediation strategies, became uninhibited people, lost the fear and shame of speaking in public, felt motivated to undertake postgraduate studies, training courses, scientific productions such as TCC, articles and internships in the area of literary reading, always seeking professional improvement and, above all, developing a taste for reading, self-control and self-confidence. The results also point out that the experiences and experiences in the BALE Program's construction sites have provoked a self-training that has enabled significant changes in the lives of the volunteers/collaborators. We conclude that the BALE Program in São Miguel has achieved good results in terms of training and self-training of literary reading mediators, through experiences in construction sites that promote different actions to encourage reading and various literary mediation strategies developed in school spaces and not. schoolchildren. The voluntary actions developed by the BALE Program have also aroused in the mediators an interest and a taste for reading literary texts, impacting the reading training of the volunteers involved. In addition, the results presented here show the potential of BALE, as a UERN extension program that plays an important role in society, in the sense of democratizing access to reading and promoting the training/self-training of readers and reading mediators.
Reading mediators;Voluntary actions/projects;Training/Self-training;BALE Micaelense;Literary reading.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Raimunda Queiroz Rêgo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo
LUIS MIGUEL DIAS CAETANO Docente - COLABORADOR
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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