• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ENSINO DE RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE COM USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM
VERONICA MARIA LAVOR SILVA DE MELO
DISSERTAÇÃO
30/06/2021

Ao considerarmos a importância fundamental da matemática no cotidiano dos alunos, é notável a dificuldade por parte deles na compreensão e aplicação das relações de proporcionalidade de forma prática. Neste sentido, foi realizada uma abordagem sobre o ensino das relações deproporcionalidade mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em uma perspectiva pedagógica com a utilização do Objeto de Aprendizagem (OA) Equilibrando Proporções. Nesta perspectiva, foi utilizada como pressuposto teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa para compreender os fenômenos educacionais com o intuito de investigar o ensino dos conceitos de proporcionalidade mediado por tecnologias. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 8º ano das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará, em que foi desenvolvida uma visão qualitativa e quantitativa de uma sequência didática. Para tanto, os estudantes foram de dois Grupos de mesma série e turmas diferentes: o primeiro Grupo denominamos de Grupo Controle (GC) e o segundo Grupo de Grupo Experimental (GE). Dessa forma, trabalhamos com os mesmos participantes em todas as etapas da pesquisa, aplicamos uma sondagem (pré-teste), pós-teste e questionários, porém o OA foi aplicado apenas ao GE. Os dados foram coletados com o objetivo de conhecer e entender o desempenho dos indivíduos antes e depois das atividades direcionadas sobre os conteúdos de relações de proporcionalidade. Posterior a esta etapa, foi executada a análise através de questionários e pela observação do desempenho dos alunos durante o percurso de resolução das atividades propostas. Por conseguinte, os resultados obtidos possibilitaram avaliar o desempenho dos estudantes com o uso do OA e sua compreensão do pensamento proporcional, assim como perceber as contribuições no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Em suma, os resultados dessa pesquisa apontaram que a utilização da tecnologia mediando o ensino de proporções é potencialmente significativa. Palavras-chave: Sequência Didática; Objetos de Aprendizagem; Razão e Proporção; Ensino de Matemática

Objetos de Aprendizagem;Razão e Proporção;Ensino de Matemática
how hard it is for them to understand and apply the proportionality relations in a practical manner. In this research, we approached the teaching of proportionality relations mediated by Digital Technologies of Information and Communication in a pedagogical perspective with the use of the Learning Object (LO) Balancing Proportions. In this perspective, we selected as the theoretical assumption the Theory of Meaningful Learning, to understand the educational phenomena. The objective of the research wass to investigate the teaching of proportionality concepts mediated by technology. The subjects of the research were students from the 8th grade, Junior high school, at a public school in the city of Fortaleza, Ceará. The study followed methodologically with Experimental characteristics based on a qualitative view, and we also resorted to a pedagogical intervention (didactic sequence). The students were divided in two groups of the same series and different classes: we named the first group Control Group (CG) and the second Experimental Group (EG). We worked with the same participants in all stages of the research, we applied a survey (pre-test), post-test and questionnaires. However, the LO was provided only to the EG. The data were collected with the objective of knowing and also understanding the performances before and after the activities directed on the content of proportionality relations. After this stage, we performed the quantitative analysis through questionnaires, and also by observing the students' performances during the resolution of the proposed activities. The results obtained enabled us to evaluate the performance of the students with the use of LO and their understanding of proportional thinking, as well as enabling us to perceive LO contributions for teaching and the development of student learning. The initial results of our research pointed out that the use of technology mediating the teaching of proportions is potentially positive. Keywords: Didactic sequence; Learning Object; Ratio and Proportion; Mathematics teaching
Didactic sequence;Learning Object;Ratio and Proportion;Mathematics teaching
1
90
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 - DissertacaoVeronicaLavor.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem

Banca Examinadora

OTAVIO FLORIANO PAULINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer