• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CRENÇAS NORMATIVAS: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
JULIA LIDIANE LIMA DE AMORIM
DISSERTAÇÃO
28/12/2021

Este trabalho partiu da necessidade de se investigar o que a Base Nacional Comum Curricular propõe enquanto ensino de Língua Portuguesa mediante o contexto em que nos deparamos com as práticas pedagógicas fundamentadas pelas teorias linguísticas que consideram à língua um fenômeno social, dinâmico, ideológico e dialógico e a formação de um sujeito crítico e autônomo mediante as práticas sociais da linguagem. Nesse contexto, se torna imprescindível a discussão em torno da formação desses sujeitos e as crenças, presentes nos documentos normativos que determinam o ensino de Língua Portuguesa nessa dinâmica da era das tecnologias da informação e da comunicação digitais. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: o que as crenças presentes no texto normativo da Base Nacional Comum Curricular revelam sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio? Diante da questão-problema que direciona a nossa pesquisa, traçamos assim, o objetivo geral desta que consiste em: analisar as crenças presentes no texto normativo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio em relação ao ensino da língua portuguesa. Para tanto, nos valemos de um delineamento teórico que aborda o conceito de crenças e a relação entre estas e o ensino de línguas e outro que trate especificamente das concepções de língua, linguagem, sujeito e ensino. Para a primeira abordagem pontuamos as pesquisas de Araújo (2003); Barcelos (1995, 2001, 2004, 2006); Conceição (2009); Mariney (2009); Moran (2002); para a segunda discussão teórica, recorremos aos estudos de Antunes (2003); Bakhtin (2016); Freire (1992); Geraldi (1997); Koch (1992); Travaglia (1997); entre outros. Com isso, propomos uma pesquisa documental de caráter descritivo, explicativo e analítico já que temos como corpus de investigação um documento normativo que será analisado à luz das discussões teóricas pontuadas. Os resultados apontam crenças divergentes e crenças convergentes em relação aos postulados teóricos sobre o ensino de línguas. O documento mantém, em seu discurso, as concepções de linguagem e de subjetividade assumidas pelas teorias sociointeracionistas, além da proposta metodológica em relação às diversas práticas de linguagem em diferentes campos e atuação social. Por outro lado, há uma inadequação aos princípios de usos da língua assumidos na esfera discursiva do documento com o que propõe para a prática de sala de aula, a partir das habilidades, em relação ao trabalho com os gêneros textuais. Essa postura metodológica anula o pilar teórico da interação que constitui o próprio fenômeno da linguagem. Além disso, o caráter da natureza do documento é a uniformização do ensino nacional em toda a Educação Básica desconsiderando a diversidade geográfica, linguística, econômica, cultural e social do país. Todos esses pontos convergem para a mesma interpretação, a de que a uniformização do ensino atende a um projeto de educação neoliberal que tem como intenção educativa a orientação e preparação para as avaliações de larga escala, ainda que se justifique ideologicamente pelo princípio da igualdade social e regional.

Crenças;Ensino;Línguas;Norma.
Este proyecto he partido de la necesidad de indagar acerca de qué propone la Base Nacional Común Curricular en la enseñanza de la Lengua Portuguesa en el contexto actual, con las prácticas pedagógicas fundamentadas en teorías lingüísticas que consideran la lengua un fenómeno social, dinámico, ideológico y dialógico y la formación de un sujeto crítico y autónomo por medio de las prácticas sociales del lenguaje. En este contexto, es fundamental discutir la formación de estos sujetos y de estas creencias, presentes en los documentos normativos que determinan la enseñanza de la lengua portuguesa en la era de las tecnologías de la información y comunicación digitales. En esta perspectiva, partimos de la siguiente problematización: ¿qué revelan las creencias presentes en el texto normativo de la Base Nacional Común Curricular sobre la propuesta de enseñanza de la lengua portuguesa en la escuela secundaria? Frente a la pregunta-problema que orienta nuestra investigación, surge el objetivo general, que consiste en: analizar las creencias presentes en el texto normativo de la Base Nacional Común Curricular de la escuela secundaria en relación a la enseñanza de la lengua portuguesa. Para esto, se ha utilizado un esquema teórico que aborda el concepto de creencias y la relación entre estas y la enseñanza de lenguas, y otro que aborda específicamente las concepciones de lengua, lenguaje, sujeto y enseñanza. Para la primera abordaje, utilizamos las pesquisas de Araújo (2003); Barcelos (1995, 2001, 2004, 2006); Conceição (2009); Mariney (2009); Moran (2002); para la segunda discusión teórica, pasamos a los estudios de Antunes (2003); Bakhtin (2016); Freire (1992); Geraldi (1997); Koch (1992); Travaglia (1997); entre otros. Así, proponemos una investigación documental descriptiva, explicativa y analítica, ya que tenemos como corpus de investigación un documento normativo que será analizado a la luz de las discusiones teóricas señaladas. Los resultados han apuntado a creencias divergentes y creencias convergentes en relación con los postulados teóricos sobre la enseñanza de lenguas. El documento mantiene, en su discurso, los conceptos de lenguaje y subjetividad asumidos por las teorías socio-interaccionistas, además de la propuesta metodológica en relación a las diversas prácticas del lenguaje en diferentes campos y actuación social. Por otro lado, hay una inadecuación de los principios de uso del lenguaje asumidos en el ámbito discursivo del documento con lo que propone para la práctica en las clases, basada en habilidades, en relación al trabajo con géneros textuales. Esta postura metodológica anula el pilar teórico de la interacción que constituye el fenómeno propio del lenguaje. Además, la naturaleza del documento es la padronización de la educación nacional a lo largo de la Educación Básica, sin tener en cuenta la diversidad geográfica, lingüística, económica, cultural y social del país. Todos estos puntos convergen en la misma interpretación: que la uniformización de la enseñanza sirve a un proyecto de educación neoliberal cuya intención educativa es orientar y preparar evaluaciones a gran escala, aunque esté ideológicamente justificado por el principio de igualdad social y regional.
Creencias;Enseñanza;Lenguas;Norma
1
107
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - JULIA LIDIANE FINAL.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ADY CANARIO DE SOUZA ESTEVAO Participante Externo
DEBORA MARIA DO NASCIMENTO Docente - PERMANENTE
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer