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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ATUAÇÃO DO PROFESSOR DO AEE: DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
ADAMS RICARDO PEREIRA DE ABREU
DISSERTAÇÃO
21/12/2021

O presente estudo objetiva analisar a prática docente, sob a ótica dos professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, no que tange à efetivação do processo inclusivo contemplado nas Políticas de Formação de Professores para estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, composta por pesquisa documental dos laudos das crianças matriculadas na instituição selecionada e da legislação específica acerca da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva; de pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e questionário com 05 docentes da sala do AEE, sujeitos da pesquisa que atendiam crianças com TEA, buscando: reconhecer a presença das políticas inclusivas, naqueles espaços educativos, para estudantes com TEA; averiguar a visão desses docentes frente ao trabalho que desenvolvem juntos às crianças com TEA; identificar, sob a ótica dos docentes que atuam no AEE, os entraves que dificultam o trabalho nesses espaços para desenvolvimento dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista. A fenomenologia foi o método que norteou o estudo acerca da realidade estudada. Buscamos, também, refletir acerca da importância da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, na escolarização de crianças com TEA e as práticas docentes que visam a esse desenvolvimento. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede estadual da Paraíba, sediada na cidade de Cajazeiras, sertão do Estado. Os principais resultados obtidos refletem a ausência de incentivo, por parte do Governo estadual, para formação continuada dos docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado, além da falta de estruturação e manutenção do espaço destinado ao atendimento e materiais disponíveis. Como dificuldade para desenvolvimento dos trabalhos, junto às crianças com TEA, os docentes do AEE relatam a não aceitação do diagnóstico e o não reconhecimento das necessidades das crianças por parte da família e a atuação do professor da sala regular. Acerca do atendimento e trabalho das necessidades das crianças com o transtorno, no AEE, os docentes julgam conseguir contribuir para o desenvolvimento das crianças. Por fim, ressalta-se que cada etapa desenvolvida na pesquisa seguiu às normas éticas, indispensáveis à pesquisa científica.

Política de Formação de Professores;Atendimento Educacional Especializado;Transtorno do Espectro Autista
The present study aims to analyze the teaching practice, from the perspective of the teachers of the Specialized Educational Assistance Room - SEAR, regarding the effectiveness of the inclusive process, contemplated in the Teacher Training Policies for students with Autism Spectrum Disorder - ASD. In this perspective, an exploratory research with a qualitative approach was developed, consisting of documentary research in the survey of reports of children enrolled in the selected institution and specific legislation about special education, from the perspective of inclusive education; field research with semi-structured interviews and a questionnaire with 05 teachers from the SEAR room, research subjects, who assisted children with ASD, seeking to: recognize the presence of inclusive policies in those educational spaces, for students with ASD; to ascertain the view of these teachers, in view of the work that children with ASD develop together; and to identify, from the point of view of professors who work in the SEAR, the obstacles that make it difficult to work in these spaces for the development of students with Autism Spectrum Disorder. Phenomenology was the method that guided the study about the reality studied. We also seek to reflect on the importance of Special Education, from the perspective of Inclusive Education, in the schooling of children with ASD and the teaching practices aimed at this development. The locus of the research was a school in the state network of Paraíba, based in the city of Cajazeiras, in the interior of the state. The main results obtained reflect the lack of incentive, on the part of the State Government, for the continuous training of teachers who work in Specialized Educational Services, in addition to the lack of structuring and maintenance of the space destined to the service and available materials. As a difficulty for the development of work, with children with ASD, SEAR teachers report the acceptance of the diagnosis and recognition of the children's needs by the family and the performance of the regular classroom teacher. Regarding the care and work of the needs of children with the disorder, in the SEAR, they believe they can contribute to the development of children. Finally, it is noteworthy that each stage developed in the research followed the ethical standards, indispensable for scientific research.
Teacher Training Policy;Specialized Educational Service;Autistic Spectrum Disorder
I
128
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
8 Dissertação de Adams Ricardo Pereira de Abreu.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Tecnologias assistivas como suporte de ensino para a inclusão educacional de crianças autistas

Banca Examinadora

ADELAIDE ALVES DIAS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ADELAIDE ALVES DIAS Docente - COLABORADOR
NOZANGELA MARIA ROLIM DANTAS Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
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