• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Ensino de História (31001017155P1)
As margens no centro: Podcast trajetórias periféricas, memórias contra-hegemônicas
PABLO ANDRADE AFONSO
DISSERTAÇÃO
17/08/2022

memórias contra-hegemônicas de indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente marginalizados e invisibilizados, como negros, mulheres, homossexuais e indígenas. Com a utilização de ferramentas como a memória, a história oral, a biografia, o pensamento decolonial e os estudos sobre periferias urbanas, utilizando-as para pensar o ensino de história, este projeto elaborou um podcast que ouviu narrativas de sete indivíduos pertencentes aos grupos sociais mencionados acima. Um primeiro objetivo foi difundir essas histórias nas mídias sociais através das plataformas de áudio e um segundo objetivo foi levar essas vozes para a sala de aula através da aplicação de um projeto que trabalhou com estudantes do ensino básico essas trajetórias de vida entrevistadas no podcast. Sendo assim, acreditamos que o leitor e/ou ouvinte do podcast poderá refletir acerca das trajetórias de vidas periféricas e dos pensamentos contra-hegemônicos suscitados pelos diálogos estabelecidos ao longo das entrevistas e presentes neste texto. Contribuir para colocar as margens no centro, esse é o principal objetivo deste projeto, valorizando as periferias e os pensamentos que de lá ecoam, em toda sua potência e significado, mostrando que esses indivíduos não só resistem, mas reexistem e ressignificam existências e espaços. Além de levar para as escolas suas histórias, uma história outra, para contrapor a história moderna/colonial eurocentrada. Por fim, buscamos contribuir para a reflexão sobre um ensino de história que trate com a dimensão de protagonistas esses grupos e indivíduos que durante séculos foram invisibilizados e marginalizados pela sociedade e pela história. Dessa forma, esta dissertação é um convite à reflexão sobre a potência de um ensino de história com o protagonismo das classes populares periféricas e do pensamento contra-hegemônico progressista para que possamos cada vez mais levar as margens para o centro do debate político-pedagógico.

Ensino de História;Produção e difusão de narrativas históricas;Cultura visual, mídias e linguagens;Relações étnico-raciais;Trajetórias periféricas;Memórias contra-hegemônicas
This is a work dedicated to the teaching of History, to the peripheral trajectories and to the counter-hegemonic memories of individuals belonging to social groups historically marginalized and made invisible such as, black people, women, the LGBTQ+ community and indigenous people. Utilizing tools such as memory, oral history, biography, decolonial thinking and the studies about urban peripheries to think about the teaching of History, this project elaborated a podcast that heard the narrative of seven individuals belonging to the social groups mentioned. In the way, we believe that reader and/or listener of the podcast will be able to reflect about the trajectories of peripheral lives and the counter-hegemonic thoughts evoked by the dialogue established throughout the interviews present in this text. Contributing to place the margins at the center is the main objective of this project, valuing the peripheries and the thoughts that echo from there, in all its power and meaning, showing that these individuals not only resist, but reexist and resignify existences and spaces, taking to schools theirs stories, a different history, that oppose the modern/colonial euro centered history. At last, we seek to contribute to the reflection about a study of history that deals with the dimension of protagonists these groups and individuals that for centuries were made invisible and marginalized by society and history. In this way, this dissertation is an invitation to the reflection about the power of a History teaching with protagonism of the popular peripheral classes and the counter-hegemonic progressist thinking, so that we can increasingly lead the margins to the center of the politicpedagogical debate.
Teaching of History;Production and diffusion of historical narratives;Visual culture, media and languages;Ethnic-racial relations;Peripheral Trajectories;Counter-hegemonic memories
01
118
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
PABLO ANDRADE AFONSO_ PROFHISTORIA UERJ.PDF

Contexto

ENSINO DE HISTÓRIA
SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIA
-

Banca Examinadora

MAURO HENRIQUE DE BARROS AMOROSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIO SERGIO IGNACIO BRUM Docente - COLABORADOR
MAURO HENRIQUE DE BARROS AMOROSO Docente - PERMANENTE
HELENA MARIA MARQUES ARAUJO Docente - PERMANENTE
CHRISTIANO BRITTO MONTEIRO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.5
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer