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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
HISTÓRIA (30001013017P5)
Educação Presencial
"Larga é a porta que aprofunda no inferno": o poder eclesiástico, o controle do corpo e a conduta sexual do clero no epistolário de Pedro Damião (século XI)
RONI TOMAZELLI
TESE
13/10/2022

Apesar de presente desde os primeiros tempos do Cristianismo, o ideal de abstinência sexual não foi extensivamente imposto como regra canônica aos membros da Igreja até o século XI. Constantes eram as exortações dos representantes da Patrística em defesa da continência dos religiosos, uma vez que as funções que desempenhavam enquanto intermediários entre Deus e a humanidade demandavam virtudes intrínsecas ao modelo de pureza do espírito e abnegação da carne. Ainda assim, uma miríade de clérigos incontinentes – casados, em concubinato ou entregues aos impulsos da libido, com mulheres e homens – integrava o tecido religioso, político e social da cristandade latina. O alvorecer do segundo milênio, todavia, foi palco de importantes transformações no âmbito das disposições doutrinais da ortodoxia cristã, favorecendo o florescimento e a difusão dos movimentos de renovação e reforma da Eclésiaromana, iniciativas estas que partiam tanto dos poderes seculares quanto eclesiásticos. Para além da meteórica ascensão política da Igreja, as reflexões e debates suscitados pelos círculos reformadores redefiniram inúmeros aspectos relativos ao controle do corpo e da sexualidade de homens e mulheres do medievo central. Foi neste contexto marcado pelos esforços de moralização e sacralização do clero – circunscrito pela historiografia ao conceito de Reforma Papal –, que atuou Pedro Damião (1007-1072), abade-eremita e cardeal-bispo italiano, considerado um dos precursores dos múltiplos movimentos de reforma que, gradualmente, foram aglutinados junto à Cúria Romana. Seus escritos, em especial, sua obra epistolar, constituem importantes fontes para o estudo das transformações que transpassaram a doutrina eclesiástica do décimo primeiro século. Ao longo de sua trajetória como prior do eremitério de Fonte Avellana e cardeal encarregado do episcopado de Óstia, Pedro Damião transitou por diferentes ambientes seculares e clericais, estabeleceu contatos e conexões com representantes de ambos os poderes, combateu severamente aquilo que considerava como desvios morais entre seus coetâneos e buscou promover de forma rigorosa seu projeto de disciplinarização dos membros da Igreja. Na tentativa de investigar sua influência e contribuição para com os esforços de redefinição das normas de controle do corpo e da sexualidade na Idade Média Central, orientamos nossos olhares para a retórica discursiva utilizada pelo clérigo italiano através de alguns de seus opúsculos, como Liber Gomorrhianus (ou “Livro de Gomorra”), dedicado a denunciar, combater e condenar a corrupção moral que se alastrava entre os membros do clero – a mais vil e abominável entre as pulsões da carne: a prática de sodomia. Em conjunto com outros de seus tratados, como os opúsculos De caelibatu sacerdotum e Contra intemperantes clericos, ambos versados na condenação ao matrimônio clerical, ou mesmo o célebre Liber Gratissimus, consagrado ao combate à simonia, Pedro Damião nos apresenta diferentes nuances do seu exacerbado rigorismo para com a conduta moral de seus pares. Amparados pelo suporte metodológico da Análise de Conteúdo e utilizando, como fundamentos teóricos, o campo da Análise do Discurso e os conceitos de identidade, alteridade e desvio, procuramos compreender como Pedro Damião e os sujeitos sociais com os quais dialogou favoreceram o recrudescimento do controle dos usos do corpo no tempo medieval.

Sexualidade;Celibato;Reforma;Cristianismo;Medievo;Pedro Damião
Despite being present since the early times of Christianity, the ideal of sexual abstinence hadn’t been widely imposed as a canonical rule to the members of the Church until the 11thcentury. Often were the exhortations of Patristic representants in defense of the continence of the religious since the roles they would perform as intermediaries between God and the humanity demanded virtues intrinsic to the role model of spirit purity and abnegation of the flesh. Still, a myriad of incontinent cleric – those who were married, in concubinage or unrestrained to libido impulses, with both men and women – integrated the religious, political, and social fabric of the Latin Christianity. The dawn of the second millennium, however, was stage of important transformations within the scope of doctrinal provisions of Christian orthodoxy, favoring the blooming and spread of renovation movements and reformation of the Roman Ecclesia, initiatives which came both from secular powers and ecclesiastics. Beyond the meteoric political ascension of the Church, the reflections and debates aroused by the reformer circles redefined several aspects related to the control of the body and sexuality of central medieval men and women. It was in this context marked by the efforts of cleric moralization and sacralization – circumscribed by historiography to the Papal Reform concept –, in which acted Peter Damian (1007-1072), an Italian abbot and cardinal-bishop, considered one of the precursors of multiple reform movements which, gradually, were agglutinated to the Roman Curia. His writings, in special, his epistolary work, are important sources for the study of the transformations that lasted throughout the eleventh century ecclesiastical doctrine. During his trajectory as Prior of the hermitage of Fonte Avellana and cardinal in charge of the episcopate of Ostia, Peter Damian acted in different secular and clerical environments, stablished contact and connections with representatives of both powers, severely fought what he considered moral deviations among his contemporaries and aimed at severely promoting his disciplinary project for the members of the Church. In an attempt to investigate his influence and contribution to the efforts of redefining the norms of body and sexuality control in Central Middle Age, we have guided our focus to the discursive rhetoric utilized by the Italian cleric through some of its booklets, like Liber Gomorrhianus (or “Book of Gomorrah”), dedicated to report, fight and punish the moral corruption that would spread among the members of the cleric – the most vile and abominable among the urges of the flesh: the practice of sodomy. Together with other of his treaties, like the booklets De caelibatu sacerdotum and Contra intemperantes clericos, both versed on the condemnation of the cleric marriage, or even the famous Liber Gratissimus, dedicated to fight simony, it shows the different nuances of Peter Damian’s exacerbated rigorism towards his colleagues’ moral conduct. Assisted by the methodological support of Content Analysis and using, as theoretical foundation, the Discursive Field and the concepts of identity, alterity, and deviance, we have aimed at comprehending how Peter Damian and the social subjects with whom he conversed favored the resurgence of body use control in medieval time.
Sexuality;Celibate;Reform;Christianity;Medieval;Peter Damian
1
250
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE Doutorado - Roni Tomazelli.pdf

Contexto

HISTÓRIA SOCIAL DAS RELAÇÕES POLÍTICAS
REPRESENTAÇÕES E IDEIAS POLÍTICAS
MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS DO MUNDO TARDO ANTIGO E MEDIEVAL

Banca Examinadora

SERGIO ALBERTO FELDMAN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PATRICIA MARIA DA SILVA MERLO Docente - PERMANENTE
CLAUDIA REGINA BOVO Participante Externo
KELLEN JACOBSEN FOLLADOR Participante Externo
JOSE MARIO GONCALVES Participante Externo
SERGIO ALBERTO FELDMAN Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 36

Vínculo

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Não
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