• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
HISTÓRIA (25003011019P6)
COSMOPERCEPÇÕES AFRO-AMERÍNDIAS: MEMÓRIAS, GENÊRO E SEXUALIDADE NAS RELIGIÕES DE TERREIRO DE CAMPINA GRANDE-PB (1955-2022)
LUCAS GOMES DE MEDEIROS
TESE
24/10/2022

Os estudos das chamadas religiões afro-brasileiras, religiões de terreiro ou afro-ameríndias (como aqui proposto) encontram no âmbito da Sociologia, Antropologia e Ciência das Religiões terrenos férteis para o desenvolvimento dos mais variados debates e pesquisas no Brasil há pelo menos um século – quando dos pioneiros textos do médico e antropólogo maranhense Nina Rodrigues. O mesmo não pode ser dito a respeito da produção historiográfica. A História, enquanto área de produção de conhecimento, por muito tempo não direcionou seus interesses para com práticas culturais e dinâmicas sociais cujas realidades são dificilmente acessadas por fontes outras que não as de natureza escrita ou cujos eventos são de difícil precisão temporal. Posto isso, essa tese propõe, no âmbito de uma disciplina pouco afeita ao tema, analisar as cosmopercepções, precisamente as dinâmicas da memória e dos marcadores sociais de gênero e sexualidade nas religiões afro-ameríndias da cidade de Campina Grande-PB. Buscou-se, compreender as concepções de mundo nos terreiros da cidade – através da história oral e de observações participantes – e o que essas concepções informam sobre as referidas dinâmicas. Os terreiros campinenses se constituem a partir de um complexo entrecruzamento de diferentes práticas rituais e sistemas de crença e nessa encruzilhada os saberes ancestrais afro-ameríndios se encontram com práticas e compreensões de mundo ocidentalizadas. Esses encontros promovem (de maneira extremamente polissêmica) aproximações, divergências e reelaborações cosmológicas. Analiso, como os marcadores de sexualidade e gênero coexistem nos terreiros; a que saberes afro-ameríndios e/ou ocidentais estão associadas; quais dispositivos de controle reiteram ou subvertem e como os sacerdotes e sacerdotisas lidam com eles. Dada a particularidade da maioria dos terreiros campinenses – o fato de congregarem no mesmo espaço práticas ligadas ao Candomblé e a Jurema Sagrada – perscruto e discuto o processo de acomodação e reinvenção histórica dos cultos na cidade na tentativa de definir como se forjam processos de subjetivação e compreensões de mundo em espaços de contatos inter-religiosos. É possível afirmar, a partir das observações participantes e da análise das narrativas, que os jogos de gênero e sexualidade nos terreiros estão associados a uma relação entre: saberes cosmológicos (construídos e/ou reelaborados nas casas a partir da relação entre os indivíduos e o sagrado) e dinâmicas sócio históricas (que conectam os terreiros a uma realidade espacial mais ampla e perpassada por exercícios de poder que interferem na vida religiosa). A multiplicidade de entendimentos forjados para com o gênero e sexualidade é elucidativa das condições sempre contingentes desses marcadores no âmbito dos terreiros.

Cosmopercepções afro-ameríndias, Campina Grande-PB, Memória, Gênero, Sexualidade.
Studies on African-Brazilian religions, also called religions of terreiro or African-Amerindian religions, like I choose to use here, have fertile terrains in the fields of Sociology, Anthropology and Science of Religion in Brazil, in which diverse researches and debates have been developed for at least a century, since the pioneering texts by Maranhão-born doctor and anthropologist Nina Rodrigues. The same cannot be said about the place occupied by these studies in the historiography. For a long time, History, as an area of knowledge production, did not direct its interests towards cultural practices and social dynamics whose realities are not easily acessible by means of written sources or whose events cannot be accurately placed in time. Therefore, situated in the scope of a discipline not very used to the theme, this thesis analyzes the “cosmoperceptions” of the African-Ameridian religions of the city of Campina Grande, Paraíba, in Brazil, precisely, the dynamics of memory and social markers of gender and sexuality. By means of oral history and participant observations, it seeks to comprehend the worldviews found in the terreiros of the city, as well as what these conceptions tell us about the above-mentioned dynamics. The terreiros of Campina Grande are constituted by a complex intersection between ritual practices and belief systems, in which ancestral African-Ameridian knowledges meet western-oriented practices and worldviews. In very polysemic manners, these encounters promote cosmological dialogues, divergences and reorganizations. This thesis questions how markers of sexuality and gender coexist in the terreiros; what African-Amerindian and/or western knowledges they are related to; what dispositive of control do they reinforce or subvert and how do priests deal with them. Considering the peculiarity of most of the terreiros in Campina Grande – which encompass practices of Candomblé and Jurema Sagrada in the same space – this thesis discusses the historical accomodation and reinvention of these cults in the city, aiming to define how processes of subjectivation and worldviews are elaborated in interreligious spaces. Departing from participant observations and analysis of oral narratives, it is possible to affirm that the games of gender and sexuality in the terreiros are intertwined with cosmological knowledges (built and/or reinvented by the relationships between individuals and deities) and social-historical dynamics, which connect the terreiros to an ample reality that interferes in the religious life as a result of exercises of power. The multiplicity of understandings about gender and sexuality implies the contingent condition of these markers in the evirorment of the terreiros.
African-Amerindian cosmopercepetions, Campina Grande-PB, Memory, Gender, Sexuality.
1
272
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE_LUCAS_MEDEIROS.pdf

Contexto

HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA REGIONAL
CULTURA, POLÍTICA E RELAÇÕES DE PODER
Literaturas silenciadas: a representação do amor e do erotismo por meio da História Cultural e da História da Literatura

Banca Examinadora

NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO Docente - PERMANENTE
ALCILEIDE CABRAL DO NASCIMENTO Docente - PERMANENTE
JUSSARA CARNEIRO COSTA Participante Externo
OFELIA MARIA DE BARROS Participante Externo
MARIA EMILIA VASCONCELOS DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - Bolsas de pós-graduação 38

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.5
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer