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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO (42001013001P5)
POR UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA DA MEMÓRIA: performance e testemunho sobre violência de estado na escola
MARTA HAAS
TESE
30/03/2023

Esta pesquisa, realizada em convênio de cotutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e a Université Paris Nanterre (França), tem como objetivo principal investigar como a performance pode contribuir na transmissão da memória traumática relacionada à violência de Estado no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas experiências performáticas com estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre, Brasil. Apresenta-se a ideia de que a performance funciona como um ato de transferência, o que transmite conhecimento e memória por meio da repetição de conduta. Isso permite o entendimento de como a performance, na sua relação com o testemunho de um evento traumático, pode tornar a experiência de dor em algo coletivo e partilhado. Inicialmente, é realizada uma revisão bibliográfica, por meio da qual se busca apropriar dos conceitos utilizados sob a perspectiva dos Estudos da Performance e do Trauma. Para examinar os experimentos realizados na escola, utiliza-se como lente metodológica a própria Performance em sua intersecção com a Educação. Discute-se tal abordagem preconizando o corpo como um meio de aprendizagem coletiva. Essa análise mostra que, no contexto de uma pedagogia da memória baseada no testemunho, sentir e ouvir o silêncio das vítimas que já não podem falar é fundamental. Conclui-se que as imagens das memórias de violência, incorporadas pelos próprios estudantes, permitem perceber um roteiro de violência comum. Realizar uma ação performática que reencarna a sala de aula na rua permite imaginar novas formas de agir no mundo. Em meio às disputas sobre o passado, as performances de uma memória insurgente, que geram empatia com os vencidos, possuem uma função pedagógica e reparadora, sintetizada na ideia de educar para que não se repita. Esta investigação demonstra que a reparação da violência praticada pelo Estado pode advir de uma pedagogia performativa da memória, na medida em que reconhece e desnaturaliza a violência incorporada, engendra um sentido de responsabilidade coletiva, reencarna e reatualiza a memória, assim como a partir da imaginação, vislumbra um futuro diferente.

Memória traumática;Violência de Estado;Pedagogia performativa;Pedagogia da memória;Performance;Testemunho
This research, carried out in the framework of a co-supervision agreement between the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil) and the Université Paris Nanterre (France), aims to investigate how performance can contribute to the transmission of traumatic memory related to state violence in the school context. For this purpose, performatic experiences were carried out with students from the public school system of Porto Alegre, Brazil. It is presented the idea that performance functions as an act of transference, which transmits knowledge and memory through the repetition of behaviors. This allows us to understand how performance, in its relation to the testimony of a traumatic event, can turn the experience of pain into something collective and shared. Initially, a literature review is conducted, seeking to appropriate the concepts used from the perspective of Performance and Trauma Studies. In order to examine the experiments carried out at school, Performance itself is used as a methodological lens in its intersection with Education. Such an approach is discussed by defending the body as a means of collective learning. This analysis shows that in the context of a pedagogy of memory based on testimony, feeling and listening to the silence of the victims who can no longer speak is fundamental. It is concluded that the images of the memories of violence, embodied by the students themselves, allow us to perceive a common script of violence. Do a performatic action that reincarnates the classroom in the street makes it possible to imagine new ways of acting in the world. In the midst of disputes about the past, the performances of an insurgent memory, which generate empathy with the defeated, have a pedagogical and reparatory function, synthesized in the idea of educating so that it will not be repeated. This research demonstrates that the reparation of state violence can come through a performative pedagogy of memory, as it recognizes and denaturalizes the violence incarnated, engenders a sense of collective responsibility, reincarnates and reactivates memory, and points to a different future through imagination.
Traumatic memory;State violence;Performative pedagogy;Pedagogy of memory;Performance;Testimony
1
455
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Pobreza, performance e educação

Banca Examinadora

GILBERTO ICLE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
João Sousa Cardoso Participante Externo
MARIA FONSECA FALKEMBACH Participante Externo
GILBERTO ICLE Docente - PERMANENTE
Rita Novas Miranda Participante Externo
MARIA STEPHANOU Docente - PERMANENTE
Maria da Graça dos Santos Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - Programa de Fomento à Pesquisa 46
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 11

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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