• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Ensino de História (31001017155P1)
COMPREENDENDO AS IDENTIDADES LGBTQIA+: ENTRE O SAIR DO ARMÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, CONEXÕES POSSÍVEIS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS
TIAGO VIDAL DA SILVA
DISSERTAÇÃO
14/12/2022

Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e estruturam nossas relações de poder, nesta pesquisa entende-se que é papel do Ensino de História discutir e problematizar a diversidade de orientação sexual e de gênero, mesmo que esta esteja presente no currículo e no livro didático de forma vaga. Como principal e às vezes o único suporte do trabalho docente, o livro didático se propõe a discutir a diversidade e as sexualidades para além da norma heterossexual? Esta questão se faz relevante, tendo em vista que por meio de suas narrativas o livro didático contribui na definição das identidades, na representação e visibilidade dos múltiplos sujeitos históricos, na desconstrução de preconceitos e na promoção do respeito à pluralidade. A pesquisa tem por objeto o livro didático de História (História, Sociedade & Cidadania, da editora FTD), aprovado no PNLD 2020 para os anos finais do ensino fundamental e distribuído em todas as escolas da rede estadual do Paraná e como metodologia a análise de conteúdo. Com base nos referenciais teóricos dos Estudos Queer, nas funções do livro didático apontadas por Alain Choppin e nas propostas pedagógicas discutidas por Tomaz Tadeu da Silva para se abordar a diferença na escola, este trabalho desenvolve a análise de conteúdos textuais dos capítulos, imagens, atividades e orientações do Manual do/a professor/a, em que se percebe a inexistência de problematização da norma (cisheteronormatividade) e a quase total ausência das sexualidades não hegemônicas no livro didático. Entendendo a necessidade de se trabalhar a temática nas aulas de História, bem como a carência de formação e de materiais para as/os professoras/es, a partir da análise foram desenvolvidas proposições didáticas com a utilização de fontes, resultando em um material didático, que pode ser utilizado em sala de aula, a fim de abordar, discutir e problematizar as questões de gênero e sexualidades com as/os estudantes.

Ensino de História;Sexualidade;Gênero;Livro didático
This work aims to problematize the presence and/or absence of LGBTQIA+ identities in the History textbook. When considering that gender relations and how sexualities permeate society and structure our power relations, in this research, which is the role of contestable History Teaching and questioning sexual and gender orientation, even if our understanding is present in the curriculum and in the book vaguely didactic. As the main and sometimes the only support of teaching work, does the textbook propose to discuss diversity and sexualities beyond the heterosexual norm? This issue is relevant, considering that through its narratives the textbook contributes to the definition of identities, the representation and visibility of multiple historical subjects, the deconstruction of prejudices and the promotion of respect for plurality. The research has as its object the History textbook (História, Sociedade & Cidadania, from the publisher FTD), approved in the PNLD 2020 for the final years of elementary school and distributed in all schools in the state network of Paraná. contents. Based on the theoretical references of Queer Studies, on the functions of the textbook pointed out by Alain Choppin and on the pedagogical proposals discussed by Tomaz Tadeu da Silva to approach the difference in school, this work develops the analysis of textual content of the chapters, images, activities and guidelines of the teacher's manual, in which the absence of problematization of the norm (cisheteronormativity) and the almost total absence of non-hegemonic sexualities in the textbook is perceived. Understanding the need to work on the theme in History classes, as well as the lack of training and materials for teachers, based on the analysis, didactic propositions were developed using sources, resulting in didactic material, that can be used in the classroom, in order to approach, discuss and problematize gender and sexuality issues with students.
History teaching;Sexuality;Gender;Textbook
1
263
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
tiago.pdf

Contexto

ENSINO DE HISTÓRIA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
O que é isso? Um monte de papel Velho! Ressignificação de fontes por jovens estudantes em aulas de História

Banca Examinadora

EDILSON APARECIDO CHAVES
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
EDILSON APARECIDO CHAVES Docente - COLABORADOR
NADIA GAIOFATTO GONCALVES Docente - PERMANENTE
FERNANDO SEFFNER Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em História Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer