• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
História (20002017008P4)
HOMOSSEXUAIS E DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR BRASILEIRA: a aula oficina como ferramenta pedagógica de combate à homofobia. Produto Educacional: CADERNO DE AULAS-OFICINAS: discutindo sexualidade através da Ditadura Empresarial Militar na escola.
JEFFERSON MACIEL LIRA
DISSERTAÇÃO
26/09/2022

Durante a Ditadura Empresarial Militar Brasileira indivíduos que não constituíam um padrão estético, comportamental e moral estabelecido pela ação conjunta do Estado e por uma parcela da sociedade civil sofreram diversas consequências políticas e sociais, neste caso em especifico pessoas homossexuais foram perseguidas, subjugadas e marginalizadas na dinâmica social pela própria condição de existir. Este debate vem crescendo ao longo do tempo e principalmente consolidado após publicações de pesquisas e documentos oficiais que deram fôlegos para uma capilaridade destes temas para além do espaço acadêmico. Desta maneira, o espaço escolar além de ser um ambiente propicio ao debate é o lugar específico de transformação e construção de conhecimento, tornando o Ensino de História imprescindível para elaborações de estratégias de ampliação de liberdades individuais, diversidades e dos direitos democráticos. Assim, esse estudo propõe-se a pensar estratégicas metodológicas e críticas que sejam capazes de propor a abordagem desta temática e impulsionar o enfretamento aos preconceitos e discriminação nestes espaços, utilizando os temas transversais a partir do Ensino de História. Para tal, será demonstrado de que maneira a homossexualidade é retratada nas normativas legais, livros e recursos didáticos. Partindo do pressuposto de que o ensino e aprendizagem são fundamentais na construção de identidades, no combate ao preconceito e na promoção dos direitos e liberdades individuais, esta pesquisa pretende criar uma ponte entre produção do conhecimento cientifico e o ensino básico, pautado não apenas na formação de alunos e no processo de aprendizagem, mas na capacitação do professor de História, cujo acesso a diversos recursos pedagógicos, ampliamse suas possibilidades de abordagem sobre estas temáticas, além de permitir a inclusão e o acesso a novas formas metodológicas, instrumentais e ferramentas para a prática docente que se estendem para além do livro didático. Como produto educacional, serão construídos cadernos de oficinas-aulas que se têm por objetivo a (re)construção do saber através da investigação e análise de discursos históricos como base principal do processo de ensinoaprendizagem. A Aula-oficina é uma ferramenta de potencialização da relação entre professor e aluno de uma forma mais horizontalizada, otimizando as experiências do ensino, e atribuindo ao aluno maior participação no processo de construção do conhecimento, rompendo com o modelo de aula apenas expositivas, conduzindo-os a elaborar problemas e encontrar soluções práticas a partir do Ensino de História.

Ensino de História;Ditadura Empresarial Militar, Homossexualidades, Diversidade;Aula-Oficina.
During the Brazilian Military Business Dictatorship, individuals who did not constitute an aesthetic, behavioral and moral standard established by the joint action of the State and a portion of civil society suffered various political and social consequences, in this specific case homosexual people were persecuted, subjugated and marginalized in the social dynamics by the very condition of existing. This debate has been growing over time and mainly consolidated after publications of research and official documents that gave breath to a capillarity of these themes beyond the academic space. In this way, the school space, in addition to being an environment conducive to debate, is the specific specific place for transformation and construction of knowledge, thus making the Teaching of History essential for the elaboration of strategies to expand the aspects of individual freedoms, diversities and democratic rights. That said, this study proposes to think of methodological and critical strategies that are capable of proposing an approach to this theme and boosting the confrontation of prejudice and discrimination in these spaces, using transversal themes from the Teaching of History. That said, to demonstrate this, it will be demonstrated how homosexuality is portrayed in legal regulations, books and educational resources. Assuming that teaching and learning are fundamental in the construction of identities, in the fight against prejudice and in the promotion of individual rights and freedoms, . This research, intends to create a bridge between the production of scientific knowledge and basic education, based not only on the training of students and the learning process, but on the training of the History teacher, whose access to several that through the possibilities of pedagogical resources , the possibilities of approaching these themes are expanded, in addition to allowing and allowing the inclusion and access to new methodological, instrumental and tools for teaching practice that extend beyond the textbook. . As an educational product, notebooks for class-workshops will be built, which aim at the (re)construction of knowledge through the investigation and analysis of historical discourses as the main basis of the teaching-learning process. The Workshop-Class is a way to stimulate the relationship between teacher and student in a more horizontal way, optimizing teaching experiences. It attributes to the student a greater participation in the knowledge construction process, breaking with the only expository class model, leading them to elaborate problems and find practical solutions based on the Teaching of History
History teaching;Military Business Dictatorship, Homosexuality, Diversity;Workshop-class.
1
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertacao processo final novembro 2022.pdf

Contexto

HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS
LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
História, linguagens e saberes escolares

Banca Examinadora

MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES Docente - PERMANENTE
CARINE DALMAS Docente - PERMANENTE
JULIA SILVEIRA MATOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ST10 – “VOZES DA RESISTÊNCIA: MULHERES, HOMOSSEXUAIS, INDÍGENAS, NEGROS E O ENSINO DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA” TÉCNICA OUTRO
HOMOSSEXUALIDADE E REPRESSÃO MORAL NA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO MARANHÃO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer