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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS JOÃO PESSOA
Psicologia Social (24001015063P0)
O PAPEL MODERADOR DA AUTOEFICÁCIA E DO CONHECIMENTO SOBRE O SUICÍDIO NA RELAÇÃO ENTRE EMPATIA E DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR PESSOAS EM RISCO DE SUICÍDIO
VIVIANE ALVES DOS SANTOS BEZERRA
TESE
06/11/2023

Estudos recentes sugerem que a empatia pode ser um fator importante para motivar as pessoas a se engajarem em ações de prevenção do suicídio. Contudo, até o momento, a associação entre empatia e disposição para ajudar pessoas em risco de suicídio foi investigada apenas de maneira direta, não se verificando como esta relação poderia ser moderada por outras variáveis. Na presente tese, levantou-se a hipótese que a autoeficácia e o conhecimento (factual e percebido) sobre o suicídio poderiam funcionar como moderadoras da relação supramencionada. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho foi investigar o papel moderador da autoeficácia e do conhecimento sobre o suicídio na relação entre empatia e disposição para ajudar pessoas em risco de suicídio. Para atingir o objetivo proposto, foram conduzidos diferentes estudos organizados em quatro artigos empíricos. O primeiro artigo, que contou com a participação de 448 sujeitos (76,8% mulheres; Midade = 33,94; DP = 14,80) da população geral, buscou adaptar a Gatekeeper Self-Efficacy Scale, agora nomeada como Escala de Autoeficácia na Prevenção do Suicídio (EAPS), tendo-se observado que a medida em questão apresenta evidências de validade para uso no contexto brasileiro. O segundo artigo, por sua vez, realizado com 498 brasileiros (Midade = 33,84; DP = 14,20), investigou a qualidade dos itens da Escala de Conhecimento sobre o Suicídio – Forma Reduzida (ECSS-FR), por meio da Teoria de Resposta ao Item, verificando-se parâmetros adequados de discriminação e dificuldade dos itens para o público investigado. O terceiro artigo apresentou o processo de construção e as evidências preliminares de validade da Escala de Conhecimento Percebido Sobre o Suicídio (ECPSS) para o contexto brasileiro, tendo sido realizado com dados de 410 pessoas da população geral, majoritariamente mulheres (68,5%), com idades variando de 18 a 75 anos (Midade = 34,99; DP = 15,75). Estando de posse dos instrumentos adequados para medir nossas variáveis de interesse, o último e mais importante artigo da tese buscou responder a sua problemática central e investigar o papel moderador da autoeficácia e do conhecimento (factual e percebido) sobre o suicídio na relação entre empatia e disposição para ajudar. Participaram da pesquisa 1096 adultos brasileiros, majoritariamente do sexo feminino, com idades variando de 18 a 60 anos (Midade = 32,08; DP = 12,34). Estes participantes responderam a Escala de Apoio à Pessoa em Risco de Suicídio, ao Interpersonal Reactivity Index, a EAPS, a ECSS-FR, a ECPSS e a um questionário sociodemográfico e psicossocial. Para atingir o objetivo proposto foram realizadas análises moderação, por meio do software Jamovi (versão 2.3.26). Essas análises demonstraram que a empatia (β = 0,19; EP = 0,01; p < 0,001), a autoeficácia (β = 0,12; EP = 0,02; p < 0,001), o conhecimento factual (β = 0,17; EP = 0,09; p < 0,001) e o conhecimento percebido (β = 0,21; EP = 0,05; p < 0,001) predizem significativamente a disposição para assistir alguém em risco de suicídio. Ademais, as análises de moderação evidenciaram que a relação entre empatia e disposição para ajudar é acentuada à medida que o conhecimento percebido aumenta. Em conjunto, os resultados da tese demonstram que a empatia é, de fato, uma força motriz da disposição para ajudar alguém em risco de suicídio, mas existem fatores que podem acentuar esse aspecto motivacional, devendo estes serem levados em consideração na formulação de intervenções para prevenção do suicídio que adotem a promoção da empatia em seu escopo.

Suicídio;Empatia;Autoeficácia;Conhecimento;Pressão
Recent studies suggest that empathy may be an important factor in motivating people to engage in suicide prevention actions. However, to date, the association between empathy and willingness to help people at risk of suicide has only been investigated directly, without examining how this relationship could be moderated by other variables. In this thesis, the hypothesis was raised that self-efficacy and knowledge (factual and perceived) about suicide could function as moderators of the aforementioned relationship. Therefore, the main objective of this work was to investigate the moderating role of self-efficacy and knowledge about suicide in the relationship between empathy and willingness to help people at risk of suicide. To achieve the proposed objective, different studies were conducted organized into four empirical articles. The first article, which included the participation of 448 subjects (76.8% women; Mage = 33.94; SD = 14.80) from the general population, sought to adapt the Gatekeeper Self-Efficacy Scale (GKSES), having observed that the measure in question presents evidence of validity for use in the Brazilian context. The second article, in turn, carried out with 498 Brazilians (Mage = 33.84; SD = 14.20), investigated the quality of the items on the Literacy of Suicide Scale – Short Form (LOSS-SF), through the Item Response Theory, verifying adequate parameters of discrimination and difficulty of the items for the investigated public. The third article presented the construction process and preliminary validity evidence of the Perceived Knowledge About Suicide Scale (PKSS) for the Brazilian context, having been carried out with data from 410 people from the general population, mostly women (68.5%), with ages ranging from 18 to 75 years old (Mage = 34.99; SD = 15.75). Being in possession of the appropriate instruments to measure our variables of interest, the last and most important article of the thesis sought to respond to its central problem and investigate the moderating role of self-efficacy and knowledge (factual and perceived) about suicide in the relationship between empathy and willingness to help. 1096 Brazilian adults participated in the research, mostly female, with ages ranging from 18 to 60 years old (Mage = 32.08; SD = 12.34). These participants responded to the Suicide Helpfullness Scale, the Interpersonal Reactivity Index, the GKSES, the LOSS-SF, the PKSS and a sociodemographic and psychosocial questionnaire. To achieve the proposed objective, moderation analyzes were carried out using the Jamovi software (version 2.3.26). These analyzes demonstrated that empathy (β = 0.19; SE = 0.01; p < 0.001), self-efficacy (β = 0.12; SE = 0.02; p < 0.001), factual knowledge (β = 0.17; SE = 0.09; p < 0.001) and perceived knowledge (β = 0.21; SE = 0.05; p < 0.001) significantly predict the willingness to assist someone at risk of suicide. Furthermore, moderation analyzes showed that the relationship between empathy and willingness to help is accentuated as perceived knowledge increases. Taken together, the results of the thesis demonstrate that empathy is, in fact, a driving force behind the willingness to help someone at risk of suicide, but there are factors that can accentuate this motivational aspect, and these should be taken into account when formulating interventions to suicide prevention that adopt the promotion of empathy in their scope.
Suicide;Empathy;Self-efficacy;Knowledge;Prevention
1
222
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS JOÃO PESSOA
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese_-_Viviane_Bezerra_c.FICHA.pdf

Contexto

PSICOLOGIA SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO
Sentimentos Empáticos e Responsabilidade Social

Banca Examinadora

CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO Docente - PERMANENTE
PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA QUEIROZ Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 40

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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