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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
HISTÓRIA (42004012023P8)
O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades
TALITA GONCALVES MEDEIROS
DISSERTAÇÃO
13/08/2015

Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o conhecimento sobre essa população, propomos com a dissertação “O que sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidade”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/RS, interrogar, problematizar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por cinco jovens de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir da Etnografia pós-crítica, subsidiada pelas abordagens metodológicas proporcionadas pelas “rodas de conversas” e anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados, podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a mulher é retratada na sociedade. Entretanto, podemos verificar que a temática “lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola, que é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar – ancora-se em representações mediadas pela violência, limitadas às relações afetivo-sexuais e/ou dimensões domésticas e íntimas da sexualidade.

In-visibilidade, lesbianidades, escola, juventudes.
There are many studies and activism to draw attention to the need to expand the investigation and lesbian visibility in Brazilian academy. In order to increase knowledge about this population, we propose with the dissertation "What I know, what I think and what told me: dialogue with young people about lesbianism", developed at the Graduate Program in History at the Federal University of Rio Grande/RS examine, discuss and understand the representations of lesbianism produced by five young an agricultural school in the southern region of Rio Grande do Sul state. The research, guided by Cultural Studies Lesbofeministas, has produced its data from the post-Ethnography critical subsidized by methodological approaches offered by "wheels conversations" and notes the "field diary". Starting from analysis of data, we can point out that the students have visions and conceptual understandings about lesbianism and these already have a critical position against the how the women are portrayed in society. However, we can see that the theme "lesbianism" - no different from the way other women are portrayed in school, which is crossed by the historical invisibility school - anchored in mediated representations of violence, limited the affectivesexual relations and/or dimensions domestic and intimate of sexuality.
In-visibility, lesbianidades, school, youth.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao Talita Goncalves Medeiros.pdf

Contexto

HISTÓRIA
PRATICAS E PESQUISA NO ENSINO DE HISTORIA
As políticas de identidades e suas dimensões nos projetos políticos pedagógicos e nos currículos

Banca Examinadora

MARCIO RODRIGO VALE CAETANO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CASSIANE DE FREITAS PAIXAO Docente - COLABORADOR
LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
REPRESENTAÇÕES SOBRE LESBIANIDADES: A VOZ DAS JUVENTUDES. BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
INSTÂNCIAS PEDAGÓGICAS: DISCURSO CIENTÍFICO E REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA - 1920-1950 TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
RELAÇÕES FAMILIARES E LESBIANIDADE: QUE ENLACE É ESSE? TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
O QUE EU SEI, O QUE EU ACHO E O QUE ME DISSERAM: DIÁLOGOS COM JOVENS SOBRE LESBIANIDADES BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
INSTÂNCIAS PEDAGÓGICAS: DISCURSO CIENTÍFICO E REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA - 1920-1950 BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
LESBIANIDADE: A VEZ E A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
A INVENÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA: DISCURSO CIENTÍFICO, REGULAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
LEONÍDIO RIBEIRO, AFRÂNIO PEIXOTO E IRACY DOYLE: CIÊNCIA E A REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA (1930-1950) BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
LESBIANIDADE: O QUE AS JUVENTUDES FALAM SOBRE ISSO? TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
RELAÇÕES FAMILIARES E LESBIANIDADE: QUE ENLACE É ESSE? BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS: AS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE LESBIANIDADE. BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
LEONÍDIO RIBEIRO, AFRÂNIO PEIXOTO E IRACY DOYLE: CIÊNCIA E A REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA (1930-1950) TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
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