• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
UMA DISCUSSÃO SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO MODELO TPACK PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
THIAGO MELO ALEXANDRINO
DISSERTAÇÃO
27/06/2017

Essa dissertação apresenta discussões e resultados referentes ao desenvolvimento de um produto educacional em curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa tecnologias educacionais, área de concentração Matemática. O produto educacional desenvolvido foi um blog sobre robótica educacional. Os temas debatidos foram o uso da robótica em processos de ensino e aprendizagem, os conteúdos matemáticos ou não que podem ser compreendidos por meio de atividades com robótica educacional e a formação de professores para o uso da tecnologia mediante o modelo TPACK. Nos tempos atuais, a pesquisa se justifica pelo fato de termos à disposição um grande número de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para ensinar e aprender e, muitas vezes, não termos acesso à formação ou a recursos que nos ajudem a utilizá-los na nossa prática docente. O objetivo do produto educacional é criar um repositório de informações e um canal de comunicação entre interessados em aprender e refletir sobre robótica educacional. A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo de pesquisa NEPesTEEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática) com apoio de um grupo de alunos de Iniciação Científica de alunos de graduação da UDESC que desenvolvem pesquisa sobre programação de computadores e robótica educacional no TECMID (Laboratório de TIC e Mídias Educacionais) do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC. Como resultado da pesquisa, observou-se que o tema robótica educacional vem sendo discutido no âmbito da Educação Matemática, porém precisa de uma ampliação de suas aplicações e estudos teóricos. A robótica educacional ajuda tanto na aprendizagem de conteúdos de matemática quanto no desenvolvimento de habilidades como criatividade, inventividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Robótica educacional;TPACK;Formação de professores;blog
Essa dissertação apresenta discussões e resultados referentes ao desenvolvimento de um produto educacional em curso de Mestrado Profissional, na linha de pesquisa tecnologias educacionais, área de concentração Matemática. O produto educacional desenvolvido foi um blog sobre robótica educacional. Os temas debatidos foram o uso da robótica em processos de ensino e aprendizagem, os conteúdos matemáticos ou não que podem ser compreendidos por meio de atividades com robótica educacional e a formação de professores para o uso da tecnologia mediante o modelo TPACK. Nos tempos atuais, a pesquisa se justifica pelo fato de termos à disposição um grande número de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para ensinar e aprender e, muitas vezes, não termos acesso à formação ou a recursos que nos ajudem a utilizá-los na nossa prática docente. O objetivo do produto educacional é criar um repositório de informações e um canal de comunicação entre interessados em aprender e refletir sobre robótica educacional. A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo de pesquisa NEPesTEEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática) com apoio de um grupo de alunos de Iniciação Científica de alunos de graduação da UDESC que desenvolvem pesquisa sobre programação de computadores e robótica educacional no TECMID (Laboratório de TIC e Mídias Educacionais) do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC. Como resultado da pesquisa, observou-se que o tema robótica educacional vem sendo discutido no âmbito da Educação Matemática, porém precisa de uma ampliação de suas aplicações e estudos teóricos. A robótica educacional ajuda tanto na aprendizagem de conteúdos de matemática quanto no desenvolvimento de habilidades como criatividade, inventividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Robótica educacional;TPACK;Formação de professores;blog
40
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação PPGECMT_Thiago Melo Alexandrino.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-

Banca Examinadora

LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANETE ZUCHI SIPLE Docente - PERMANENTE
EMERSON ROLKOUSKI Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BLOG SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer