• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MINÉRIOS EM MARIANA-MG: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA AMBIENTAL CRÍTICA
RAIRA ELBERHARDT NOGUEIRA KNUPFER
DISSERTAÇÃO
10/07/2017

Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo principal foi elaborar um livro como produto educacional, com o propósito de apresentar uma abordagem socioambiental referente ao desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana em Minas Gerais, ocasionado pelo rompimento de uma barragem de minérios. A problematização sobre essa temática foi realizada a partir de oficinas desenvolvidas com estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Esse interesse em aproximar a realidade cotidiana aos conteúdos matemáticos se consolidou na possibilidade de relacionar a Educação Ambiental (EA) com a Educação Matemática (EM), para que juntas pudessem motivar os estudantes ao aprendizado de matemática. Para Loureiro (2007a), a marca principal da Educação Ambiental está em afirmar que, por ser uma prática social como tudo aquilo que se refere à criação humana na história, é preciso vincular os processos ecológicos aos sociais na leitura de mundo. Com esse intuito, a estratégia de ensino foi baseada na Educação Matemática Crítica (EMC), pois essa tendência da Educação Matemática possibilita que o estudante desenvolva um olhar mais crítico, autônomo, criativo e questionador, enquanto cidadãos e que possam ler matematicamente o mundo em sua volta. Ao final dessa pesquisa elaboramos nosso produto educacional proposto, um livro que contém nossa experiência desenvolvida para o professor que queira utilizar um tema socioambiental a partir da EMC em suas aulas. Nesse livro, constam alguns pressupostos teóricos referentes à EA e a EMC, bem como, informações sobre o tema baseados nos resultados obtidos no desenvolvimento dessa experiência.

Educação Ambiental.;Educação Matemática Crítica;Rompimento da barragem de minérios em Mariana – MG
This dissertation presents a research developed by the Graduate Program in Teaching Science, Mathematics and Technologies (PPGECMT) at the State University of Santa Catarina (UDESC), whose main objective was to elaborate a book as an educational product, with the purpose of Present a socio-environmental approach regarding the environmental disaster that occurred in the city of Mariana in Minas Gerais, caused by the rupture of a mineral dam. The problematization on this theme was carried out from workshops developed with students of a class of the third year of High School. This interest in bringing everyday reality closer to mathematical contents was consolidated in the possibility of relating Environmental Education (EA) with Mathematics Education (EM), so that together they could motivate students to learn mathematics. For Loureiro (2007a), the main mark of Environmental Education is to affirm that, because it is a social practice like everything that refers to human creation in history, it is necessary to link the ecological processes with the social ones in the reading of the world. With this in mind, the teaching strategy was based on Critical Mathematics Education (EMC), because this tendency of Mathematics Education enables the student to develop a more critical, autonomous, creative and questioning view, as citizens and that can read the world in mathematics in your return. At the end of this research we elaborate our proposed educational product, a book that contains our experience developed for the teacher who wants to use a socio-environmental theme from the EMC in his classes. In this book, there are some theoretical assumptions about EA and EMC, as well as information about the theme based on the results obtained in the development of this experience
Environmental Education;Critical Mathematics Education;Breaking of the ore dam in Mariana - MG
103
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PPGECMT_Raira Elberhardt Nogueira Knupfer.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A Educação Ambiental e sua inserção nos conteúdos curriculares em escolas estaduais de Joinville

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAURO GUIMARAES Participante Externo
TATIANA COMIOTTO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA AMBIENTAL CRÍTICA: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO O TEMA ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MINÉRIOS EM MARIANA - MG TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer