• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: a irradiação de alimentos
ANA LUIZA BAUMER
DISSERTAÇÃO
18/07/2017

O ensino de física na escola básica não tem acompanhado as mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos e tem se distanciado da realidade dos estudantes. Ainda existe o predomínio de aulas pautadas na matematização e nos exercícios de lápis e papel que, em geral, apresentam pouca relação com o cotidiano vivenciado pelos estudantes. As programações curriculares também tem se centrado majoritariamente à abordagem da Física Clássica, tornando-os desatualizados frente ao avanço da produção científica e tecnológica. Visando contribuir com a superação deste quadro, desenvolvemos uma proposta de pesquisa centrada na seguinte questão: Qual a viabilidade didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Irradiação de Alimentos por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa? Para responder ao problema proposto, elencamos os seguintes objetivos de pesquisa: i. Analisar os limites e possibilidades de se ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa; ii. Avaliar os aspectos relativos ao envolvimento dos estudantes promovidos mediante a implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa de Física Moderna. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e sobre o Ensino por Investigação. A partir desses estudos, uma Sequência de Ensino Investigativa sobre a Irradiação de Alimentos foi elaborada e implementada em uma turma de terceira série do Ensino Médio; resultando no produto educacional deste trabalho de mestrado. A análise dessa implementação fomenta a construção de um conjunto de resultados à luz do problema e dos objetivos de pesquisa. Adiantamos aqui que, de acordo com este conjunto de resultados, é viável ensinar Física Moderna e Contemporânea a partir de uma perspectiva investigativa, pois ao longo das aulas conseguimos explorar diversos aspectos considerados importantes no Ensino por Investigação, evidenciando o envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades.

Ensino de Física;Física Moderna e Contemporânea;Ensino por Investigação;Irradiação de Alimentos;Ensino Médio
Physic’s teaching in high school has not accompanied changes promoted by technological advancement and has distanced itself from student’s reality. There’s still classes being predominantly based on mathematization and pen and paper exercises which, in general, show little relation to the student’s everyday life. The discipline syllabus are also centered mostly on Classical Physics, making them outdated due to technological and cientific production and advancement. With the intention to overcome this status quo, we developed a reasearch proposal centered on the following question: What is the didatic-pedagogical viability for the teaching-learning process of Food Irradiation through a Sequence of Inquiry Teaching? To answer the problem in question, we proposed the following research goals: i. Analyse the limits and possibilities of teaching Modern and Contemporary Physics in High School under a inquiry perspective; ii. Evaluate aspects related to student’s involvement promoted through the implementation of a Sequence of Inquiry teaching of Modern Physics. To substantiate this research, a bibliographical survey was made about the teaching of Modern and Contemporary Physics in High School and about the Inquiry Teaching. From these studies, a Sequence of Inquiry Teaching about Food Irradiation was developed and implemented in the third class of High School. The analysis of this implementation forms the basis to a construction of a set of results in light of the problem and objectives of the research, resulting in the educational product of this master's work. We anticipate that, according to this set of results, it is viable to teach Modern and Contemporary Physics under a inquiry perspective, due to throughout the classes we were able to explore several aspects considered important in Inquiry Teaching, revealing the students involvement during the activities.
teaching;Modern Physics;Inquiry teaching;Food Irradiation;High School.
210
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PPGECMT_Ana Luiza Baumer.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

LUIZ CLEMENT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANI TERESINHA LAWALL Docente - PERMANENTE
PAULO JOSE SENA DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer