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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A PREVISÃO DO TEMPO PARA O ENSINO MÉDIO.
MARIO HELENO CALEGARI
DISSERTAÇÃO
11/08/2017

No Brasil, a Física no ensino médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos e, muitas vezes, a disciplina é vista como cheia de “fórmulas” sem sentidos. Essa falta de relação do ensino com a realidade pode ser um dos fatores que levam os estudantes a perderem o interesse no aprendizado. Para tentar reverter essa tendência, muitos autores têm apontado o Ensino por Investigação como uma alternativa ao Ensino Tradicional. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino de Física para o Ensino Médio deve promover competências para que o estudante possa lidar com variações climáticas e ambientais, além de estimular a compreensão de máquinas e equipamentos tecnológicos cada dia mais presentes no cotidiano dos estudantes e longe da sala de aula. Em nossa pesquisa tentamos contribuir com a melhoria do ensino propondo uma alternativa que tenha atenda as expectativas de melhoria no ensino de Física. O presente trabalho pretende responder ao seguinte problema: Como utilizar uma Sequência de Ensino por Investigação que se valha de uma estação meteorológica, com a qual os alunos consigam realizar a previsão do tempo? A resposta a esse questionamento se deu a partir do desenvolvimento do produto educacional composto por duas partes: uma sequência de ensino investigativa e de uma estação meteorológica desenvolvida com a plataforma Arduino. A SEI foi aplicada em uma turma de segunda série do Ensino Médio, de uma escola pública de Joinville, em Santa Catarina. Para a análise e validação da SEI, foram utilizadas as gravações de áudio e vídeo de da implementação da sequência, e verificado a presença dos indicativos do Engajamento Disciplinar Produtivo proposto por Souza (2015). Ao final da sequência os objetivos foram alcançados, pois além de percebermos a presença dos indicadores de Engajamento Disciplinar Produtivo que estarem presentes nos diálogos o que validou nossa pesquisa, os estudantes conseguiram fazer a previsão do tempo a partir da análise dos dados coletados de nossa estação meteorológica.

Sequência de Ensino Investigativa;Estação Meteorológica;Arduino;Engajamento Disciplinar Produtivo
In Brazil, physics in high school has not followed the technological advances and, most of the times, the subject is seen as full of senseless "formulas". This lack of conexion between teaching and reality may be one of the factors that lead students to lose interest in learning. Many authors have pointed to Teaching by Research as an alternative to Traditional Teaching. According to the National Curricular Parameters, the teaching of Physics for High School should promote competences so that the student can deal with climatic and environmental variations, as well as stimulate the understanding of machines and technological equipments increasingly present in the daily life of the students and far from the room of class. In our research we try to contribute with the improvement of teaching proposing an alternative that meets the expectations of improvement in the teaching of Physics. To try to reverse this trend, the present work intends to answer the following problem: How to use a Investigative Teaching Sequence that uses a weather station, in which the students can make the weather forecast? The answer to this question came from the development of the educational product composed of two parts: a Sequence of Investigative Teaching and a meteorological station developed with the Arduino platform. The ITS was applied in a second-grade high school class from a public school in Joinville, Santa Catarina. For the analysis and validation of the ITS, the audio and video recordings of the sequence implementation were used, and the presence of the indicators of Productive Disciplinary Engagement proposed by Souza (2015) was verified. At the end of the sequence, the objectives were reached because in addition to realizing the presence of the Indicators of Productive Disciplinary Engagement, the students were able to make the wheather forecast from the analysis of the data collected from our meteorological station.
Investigative Teaching Sequence;Meteorological Station;Arduino;Productive Disciplinary Engagement
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação PPGECMT_MÁRIO HELENO CALEGARI.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Práticas educativas em ciências, matemática e tecnologias: teorias, estratégias e recursos didático-pedagógicos para a formação de professores.

Banca Examinadora

IVANI TERESINHA LAWALL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIA HELENA SASSERON ROBERTO Participante Externo
CARLOS RAPHAEL ROCHA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SERÁ QUE VAI CHOVER? O ENGAJAMENTO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
SERÁ QUE VAI CHOVER? TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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