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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
ENSINO (28006011171P0)
As Diretrizes Neoliberais e suas Implicações sobre a Política de Fechamento de Escolas do Campo em Vitória da Conquista - Bahia
VANESSA COSTA DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
25/05/2019

O objetivo deste trabalho é analisar como as políticas neoliberais implementadas no Brasil a partir da década de 1990 repercutem na Educação do Campo e no processo de fechamento de escolas do campo no município de Vitória da Conquista- BA. Para tal buscou-se explicitar pelas contribuições teóricas reflexivas produzidas a partir da década de 90 no Brasil, como vem se dando a expansão do neoliberalismo e sua implementação no campo educacional; identificar as políticas públicas que estão contribuindo para ao fechamento das escolas do campo; revelar a inserção das políticas neoliberais para a definição da política municipal de educação do campo em Vitória da Conquista e explicitar os processos organizativos de resistência ao fechamento das escolas do campo em Vitória da Conquista por meio das representações e movimentos sociais. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético, intermediado pelas categorias de conteúdo: neoliberalismo, fechamento de escolas do campo e luta de classes, que representam o movimento interno do objeto em questão. E como categorias de método: totalidade, contradição e alienação, que expressam as relações mais gerais historicamente determinadas pela sociedade vigente. Para a organização do direcionamento metodológico da pesquisa foi realizado um Estudo de Caso seguido de análises de documentos, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com lideranças de organizações e movimentos sociais de Vitória da Conquista. Os resultados da pesquisa demonstram que a política de fechamento de escolas em Vitória da Conquista é resultado das diretrizes neoliberais implementadas na educação, e está marcada por diversos determinantes políticos, sociais e econômicos. O número reduzido de alunos matriculados em escolas do campo, a redução de gastos públicos e o falseamento da busca pela ―qualidade‖ na educação tornou-se os principais argumentos do poder público municipal para a ampliação do fechamento de escolas do campo. Negando e descumprindo assim, os princípios da Educação do Campo.

Neoliberalismo. Fechamento de escolas. Resistências sociais. Educação do campo
The aim of this paper is to analyze how neoliberal policies implemented in Brazil since the 1990s have repercussions on rural education and the process of closing rural schools in the city of Vitória da Conquista-BA. To that end, we‘ve sought to explain the reflective theoretical contributions produced from the 90s in Brazil, as has been the expansion of neoliberalism and its implementation in educational field; identify public policies that are contributing to the closure of rural schools; to reveal the insertion of neoliberal policies for the definition of municipal politics of rural education in Vitória da Conquista and to explain the organizational processes of resistance to the closure of rural schools in Vitória da Conquista through representations and social movements. The method used was Dialectical Historical Materialism, mediated by the content categories: neoliberalism, closing of rural schools and class struggle, which represent the internal movement of the object in question. And as categories of method: totality, contradiction and alienation, which express the most general relations historically determined by current society To organize the methodological direction of research, a case study was conducted followed by document analysis, field diary and semi-structured interviews with leaders of organizations and social movements in Vitória da Conquista. The research results have shown the school closure policy in Vitória da Conquista is a result of neoliberal guidelines implemented in education, and has been marked by several political, social and economic determinants. The reduced number of students enrolled in rural schools, the reduction of public spending and the distortion of the pursuit of ―quality‖ in education have become the main arguments of the municipal government for expanding the closure of rural schools, denying and failing to comply the principles of rural education.
Neoliberalism. School closing. Social resistances. Rural education
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO-VERSÃO-FINAL-Vanessa-Costa-dos-Santos.pdf

Contexto

Ensino na educação básica
ENSINO, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Educação e Movimentos Sociais: produção do conhecimento e orientações epistemológicas para a Educação do Campo

Banca Examinadora

FATIMA MORAES GARCIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ARLETE RAMOS DOS SANTOS Participante Externo
CELIA REGINA VENDRAMINI Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - Bolsa de Mestrado 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
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