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Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Psicologia (53005015002P8)
Laicidade, Fundamentalismo Religioso e Questões de Gênero a partir das Crenças de Profissionais da Educação
VITORIA REGIA DE OLIVEIRA PIRES
DISSERTAÇÃO
22/02/2019

Esta pesquisa buscou identificar e analisar, no ambiente escolar, a laicidade, o fundamentalismo religioso e as questões de gênero a partir das crenças dos profissionais da educação da rede pública de ensino do Distrito Federal, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Tendo como referência perspectiva da psicologia cultural, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com oito participantes, entre homens e mulheres, com ou sem crenças religiosas. Concomitantemente às entrevistas foram apresentadas diferentes imagens previamente selecionadas. As imagens, enquanto artefatos culturais, que aqui constituíram recursos metodológicos, visam estimular a construção de narrativas e reflexões por parte dos/as participantes sobre questões focalizadas nesta pesquisa. As informações construídas em campo, após a transcrição literal das entrevistas, foram organizadas em quatro categorias analíticas de modo a orientar o trabalho de análise e interpretação dos resultados: (1) Laicidade e fundamentalismo religioso no Brasil e no contexto escolar; (2) Questões de gênero na escola; (3) Laicidade, fundamentalismo religioso e suas implicações na abordagem pedagógica sobre as questões de gênero; (4) Preconceitos no cotidiano escolar. Os/As participantes consideraram que os temas pesquisados causam polêmicas, geram preconceitos e suscitam discriminações. Não havia na prática dos sujeitos da pesquisa um trabalho pedagógico sistematizado sobre os temas, embora sejam previstos nas orientações curriculares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Há unanimidade em reconhecer a necessidade do debate dessas temáticas nas escolas, mas a realização é evitada em razão de um possível desgaste entre escola, professor/a e famílias.

laicidade;fundamentalismo religioso;gênero;ambiente escolar.
This research aimed at identifying and analyzing secularism, religious fundamentalism and gender issues in the school environment, based on the beliefs of the education professionals of the final years of Elementary School from the public school system of the Federal District. From the perspective of cultural psychology, semi-structured individual interviews were conducted with eight participants, men and women, with or without religious beliefs. Together with the interviews, different images previously selected were also presented. Images, as cultural artifacts, which have been methodological resources in this work, aim to stimulate the construction of narratives and reflections from the perspective of the participants on issues focused on this research. After the literal transcription of the interviews, the information gathered was organized in four analytical categories in order to guide the analysis and interpretation of the results: (1) Religious secularism and fundamentalism in Brazil as well as in the school context; (2) Gender issues at school; (3) Laicity, religious fundamentalism and its implications in the pedagogical approach on gender issues; (4) Prejudices in everyday school. The participants considered that the studied subjects do cause controversy, generates prejudices and raises discrimination. In fact, there was no systematic pedagogical day-to-day work guideline for the subjects of the research, although their presence are foreseen in the curricular guidelines of the Secretary of State of Education of the Federal District. There is unanimity in recognizing the need to debate those issues in schools. However, the achievement of such debate is hindered possibly from weariness between school, teacher and families.
secularism;religious fundamentalism;gender;school environment
0
PORTUGUES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

PSICOLOGIA
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Banca Examinadora

ANA FLAVIA DO AMARAL MADUREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIELA BORGES LIMA DE SOUZA Participante Externo
CAMILA DE AQUINO MORAIS Participante Externo
TATIANA YOKOY DE SOUZA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
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