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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
EDUCAÇÃO (33001014001P0)
A RELAÇÃO ENTRE O ESTADO E AS IGREJAS CRISTÃS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: POR QUE A CIÊNCIA PERDE ESPAÇO PARA A RELIGIÃO
HUGO RODRIGUES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
14/02/2019

O presente trabalho estuda a relação entre o Estado e as Igrejas Cristãs na educação brasileira, por meio do resgate dos antecedentes históricos e da análise das Constituições Federais e legislações educacionais no regime imperial e republicano. Na tentativa de compreender a influência das instituições religiosas nos estabelecimentos escolares foi realizado um esforço de compreender as raízes e a base material do fenômeno religioso, principal justificativa dos estudiosos defensores da disciplina de ensino religioso. Além disso, verificou-se como o princípio da laicidade está presente nos documentos oficiais referidos acima e quais as implicações da quebra desse princípio fundante da república no Estado brasileiro. O referencial teórico metodológico utilizado foi o materialismo histórico e dialético, ressaltando as seguintes categorias: historicidade, materialidade e totalidade. Como parte do processo de compreensão da influência da doutrina cristã na forma de compreensão do mundo no Brasil, ressaltou-se a gênese, o desenvolvimento e a consolidação das correntes religiosas cristãs, sobretudo o pentecostalismo e neopentecostalismo, cujas bases ideológicas se apresentam em conformidade com a ideologia disseminada no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Apontou-se ainda, os fundamentos das referências teórico-metodológicas presentes nas Ciências Naturais, sobretudo na disciplina de Biologia, que apresenta a teoria da evolução biológica das espécies como o eixo norteador do currículo. Finalmente, discutiu-se a origem da doutrina cristã do criacionismo e os embates jurídicos e políticos existentes nas tentativas recentes de sua disseminação pela via pseudocientífica denominada Intelligent Design.

Estado, Igrejas Cristãs, Educação, Teoria da Evolução, Criacionismo.
The present work studies the relationship between State and Christian Churches in brazilian education, through the retrieval of historical antecedents and the analysis of Federal Constitutions and educational legislation in the imperial and republican regime. In an attempt to undestand the influence of religious institutions in schools, an effort was made to understand the roots and the material basis of religious phenomena, the main justification scholars who advocate religious teaching. Moreover, it was verified how the principle of secularism is present in official documents refeered to above and what are the implications of the breaking of this founding principle of the republic in the brazilian State. The methodological theorical reference used was the historical, dialetical and materialism, emphasizing the following categories: historicity, materiality and totality. As part of the process of understanding the influence of the christian doutrine on the understanding of the world in Brazil, the genesis, development and the consolidation of the christian religious currents, specially pentecostalism and neopentecostalism, whose ideological foundations conformed to the ideology disseminated in the current stage of development of capitalism. It was also pointed out the fundamentals of the theorical –methodological references present in Natural Sciences, specially in the discipline of Biology, wich presents the theory of the biological evolution of the species as the guiding axis of the curriculum. Finally, it was pointed the origin of the christian doutrine of creationism and the political and juridical struggles existing in recent attempts of its dissemination by the pseudo-scientific route, called Intelligent Design.
State, Christian Churches, Education, Theory of Evolution, Creationism
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO-EDU
Educação brasileira: a relação entre Igreja e Estado e sua influência na abordagem teórica dos objetos das ciências naturais

Banca Examinadora

CARLOS ROBERTO MASSAO HAYASHI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AMARILIO FERREIRA JUNIOR Docente - PERMANENTE
CARLOS ROBERTO MASSAO HAYASHI Docente - PERMANENTE
CIDOVAL MORAIS DE SOUSA Participante Externo

Vínculo

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Não
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