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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOS (28010019065P9)
APLICATIVO MOBILE DE APRENDIZAGEM PARA MEDICINA NUCLEAR
JAQUELINE DE SANTANA FIGUEREDO
RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA
15/06/2020

Toda aprendizagem é mediada pelas tecnologias disponíveis em suas respectivas épocas, dessa forma, é necessário saber aliar os objetivos de ensino com os suportes tecnológicos que melhor atendam aos objetivos da aprendizagem. Na prática da Medicina Nuclear, tanto na sua vertente diagnóstica como na terapêutica, os riscos são de exposição para os pacientes, indivíduos do público e ocupacionalmente expostos, também com risco de contaminação sobretudo para os ocupacionalmente expostos. Além disso, ainda existe risco para o meio ambiente através dos resíduos radioativos, se forem gerenciados de forma indevida. Percebe-se então a necessidade da aplicação de novas formas de tecnologia associadas a aprendizagem e ao ensino no campo de Medicina Nuclear. Neste contexto, o objetivo desta dissertação foi o desenvolvimento de um aplicativo educacional para dispositivos móveis, com o propósito de contribuir para a difusão do conhecimento sobre Medicina Nuclear e a criação de uma interação em rede social de coautoria e confiança entre os interessados no tema. O software tem como público alvo, preferencialmente, estudantes, docentes e profissionais de Medicina Nuclear. Contudo, devido a linguagem clara e concisa o conteúdo é acessível a qualquer interessado. O sistema é dinâmico permitindo interação do usuário através de questionários, fóruns de discussões, perguntas e respostas, além de disponibilizar informações relevantes sobre Medicina Nuclear, de forma confiável e organizada, servindo para especialistas da área e também iniciantes. Dessa forma, o aplicativo contribuirá para a difusão do conhecimento e também da educação continuada, visto que é de extrema importância a aplicação da ciência básica, dos requisitos de proteção radiológica e requisitos de boas práticas para alcançar uso seguro e prudente de materiais radioativos em seres humanos.

Medicina Nuclear;Aplicativo Móvel;Difusão do Conhecimento
All learning is mediated by the technologies available in their respective times. Thus, it is necessary to know how to combine the teaching objectives with the technological supports that best comply with the learning objectives. In the practice of Nuclear Medicine, both in its diagnostic and therapeutic aspects, the risks are from exposure to patients, individuals from the public and those occupationally exposed, also there are risks of contamination especially for those occupationally exposed. Furthermore, there is still a risk to the environment through radioactive waste, if they are improperly managed. Therefore, it becomes the need of the application of new forms of technology associated with learning and teaching in the field of Nuclear Medicine. In this context, the objective of this dissertation is about the development of an educational mobile application with the purpose of contributing to the dissemination of knowledge about Nuclear Medicine and the creation of a trustful social network interaction of co-authorship between those people interested in the topic. The software is mainly aimed at students, teachers and professionals in Nuclear Medicine. However, due to the clear and concise language, the content is accessible to anyone who isinterested. The system is dynamic, allowing the user interaction through questionnaires, discussion forums, questions and answers, in addition to providing relevant information on Nuclear Medicine, in a reliable and organized way, which may serve to specialists in the area and beginners. In this way, the application will contribute to the dissemination of knowledge and of continuing education, since it is extremely important to apply the basic science, radiological protection requirements and good practice requirements to achieve the safe and prudent use of radioactive materials in humans.
Nuclear Medicine;Mobile application;Dissemination of knowledge
1
29
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias, Produtos e Sistemas
SISTEMAS E PRODUTOS BIOMÉDICOS
-

Banca Examinadora

WILSON OTTO GOMES BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WILSON OTTO GOMES BATISTA Docente - PERMANENTE
ROMILSON LOPES SAMPAIO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DEVELOPMENT OF AN EDUCATIONAL MOBILE APP FOR NUCLEAR MEDICINE BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
APLICATIVO MOBILE DE APRENDIZAGEM PARA MEDICINA NUCLEAR TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
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