• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA PARA AGREGAR O ENSINO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS A UMA REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO NA MODALIDADE PROEJA
ANA CAROLINA STEFFEN FIGUEIREDO
DISSERTAÇÃO
30/11/2020

A dissertação foi escrita a partir de uma pesquisa em ensino na área de educação profissional e tecnológica. O objetivo central da pesquisa foi a criação e aplicação de um produto educacional (PE) para contribuir com o ensino na área de educação profissional, realizada em um curso de ensino médio integrado (EMI), na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA). Outros objetivos foram: pesquisar como o mundo do trabalho é abordado nas diferentes disciplinas pelos professores e fornecer elementos que favoreçam agregar a história de vida dos sujeitos ao ensino na modalidade de educação de jovens e adultos. O PE criado foi intitulado Educação para o trabalho e memórias literárias: uma sequência didática para alunos do PROEJA e consiste em um material educativo que apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino do gênero textual memórias literárias amalgamadas ao desenvolvimento de reflexões sobre o trabalho, destinado aos professores de Língua Portuguesa dos cursos de EMI na modalidade PROEJA. Os objetivos do PE podem ser apontados de acordo com as duas partes que compõem o material. Os objetivos da primeira parte são: ofertar uma proposta de SD aos professores que tem como objetivo ensinar aos estudantes de EMI na modalidade PROEJA o conceito do gênero memórias literárias ao mesmo tempo em que introduz a compreensão do trabalho de acordo com os pressupostos teóricos da EPT. O objetivo da segunda parte é apresentar aos professores um texto sintético com teorias que explicam o conceito de trabalho em EPT que a SD pretende iniciar nos estudantes. Para alcançar os objetivos pretendidos pela pesquisa, o procedimento utilizado para o desenvolvimento foi pesquisa-ação. A abordagem do problema de pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa desenvolvido foi descritivo. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de hermenêutica dialética, de Minayo. Como resultado conclui-se que a pesquisa atingiu os objetivos esperados, pois a partir do que foi observado nas rodas de conversas e nas manifestações, o gênero textual memórias literárias tornou-se conhecido dos estudantes, os estudantes refletiram sobre o trabalho e trouxeram para sala de aula suas vivências.

Educação Profissional e Tecnológica;educação de jovens e adultos;ensino;produto educacional;trabalho
This work was written from a teaching research in the area of professional and technological education. The main objective of the research was the creation and application of an educational product to contribute to teaching in the area of professional education, carried out in an integrated high school course, in the modality of youth and adult education. Other objectives were: to research how the world of work is approached in different disciplines by teachers and to provide elements that favor adding the life history of subjects to education in the education of youth and adults. The educational product created was entitled Education for work and literary memories: a didactic sequence for students of youth and adult education and consists of educational material that presents a didactic sequence for teaching textual genre amalgamated with the development of reflections on the work, aimed at Portuguese language teachers in high school courses integrated in the education of youth and adults. The objectives of the educational product can be identified according to the two parts that make up the material. The objectives of the first part are: to offer a didactic sequence proposal to teachers that aims to teach high school students integrated in the youth and adult education modality the concept of the genre literary memories while introducing an understanding of the work of according to the theoretical assumptions of professional education. The objective of the second part is to present teachers with a synthetic text with theories that explain the concept of work in professional education that the didactic sequence intends to initiate in students. The approach to the research problem was qualitative and the type of research developed was descriptive. The analysis of the collected data was carried out through dialectical hermeneutics, Minayo. As a result, it is concluded that the research achieved the expected objectives, because from what was observed in the conversation circles and in the manifestations, the textual genre literary memories became known to the students, the students reflected on the work and brought it to the classroom class their experiences.
Professional and Technological Education;youth and adult education;teaching;educational product;work
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertacao_Ana_Carolina_Steffen_Figueiredo.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Metodologias e estratégias de ensino integrado para a educação profissional e tecnológica.

Banca Examinadora

MARCIO JOSE DOS REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LORENA TEMPONI BOECHAT Docente - PERMANENTE
MARCIO JOSE DOS REIS Docente - PERMANENTE
HELOISA BRESSAN GONCALVES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer