• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EXPERIÊNCIA LITERÁRIA E FÍLMICA COM O QUINZE DE RACHEL DE QUEIROZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA
WERLAYNNE KELLY ANACLETO QUARESMA ESTRELA
DISSERTAÇÃO
30/10/2020

O presente trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade da leitura literária como ferramenta de ensino, a partir da utilização de um texto literário, a obra O Quinze da escritora Rachel de Queiroz e sua adaptação fílmica. A literatura é o instrumento indispensável para o educando, visto que contribui para seu desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal. Nesse sentido, unida à adaptação fílmica e às estratégias de ensino com sequências básicas, poderá motivar a formação de leitores de literatura. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e da pesquisa-ação. Foram utilizados como instrumentos para a construção dos dados observação participante, questionários semiestruturados e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Poço de José de Moura – PB. Respaldou-se nas ideias de Cosson (2014), Graves e Graves (1995), Thiollent (2003), Stam (2008), Bazin (1991), entre outros autores, os quais abordam em seus estudos leitura literária, cinema e práticas de ensino de literatura. Os dados construídos apontam que as atividades de leitura literária como ferramenta de ensino e sua adaptação fílmica, nesse caso, O Quinze de Rachel de Queiroz, aliadas à aplicação de sequências didáticas, contribuem, portanto, para oportunizar o contato com a leitura literária, sendo uma experiência inédita para alunos e professores, bem como para a melhoria do desempenho dos alunos nas aulas de leitura, com a ampliação da visão crítica e o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação de leitores literários.

Leitura;Literatura;Cinema;Sequência Básica;O Quinze
This work aims to analyze the applicability of literary reading as a teaching tool, from the use of a literary text, the work O Quinze by the writer Rachel de Queiroz and its film adaptation. Literature is the indispensable instrument for the student, since it contributes to their cultural, intellectual and personal development. In this sense, together with the film adaptation and teaching strategies with basic sequences, it can motivate the formation of literature readers. The methodological approach is qualitative and action research. Participating observation, semi-structured questionnaires and interviews were used as instruments for the construction of data. The research subjects are teachers and students of the third year of high school in a state public school in the municipality of Poço de José de Moura - PB. It was supported by the ideas of Cosson (2014), Graves and Graves (1995), Thiollent (2003), Stam (2008), Bazin (1991), among other authors, who approach in their studies literary reading, cinema and practices of literature teaching. The constructed data indicate that literary reading activities as a teaching tool and their film adaptation, in this case, Rachel Queiroz's O Quinze, combined with the application of didactic sequences, therefore contribute to create contact with literary reading, being an unprecedented experience for students and teachers, as well as for improving student performance in reading classes, with the expansion of the critical view and the development of a taste for reading and the training of literary readers.
Reading;Literature;Cinema;Basic Sequence;O Quinze
1
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Werlaynne Kelly.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
O ensino de literatura na Educação Básica

Banca Examinadora

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
DAISE LILIAN FONSECA DIAS Participante Externo
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer