• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORDANIA QUIRINO DE SOUZA E SILVA
DISSERTAÇÃO
29/10/2020

O presente trabalho aborda a contação de histórias como uma ferramenta metodológica para a formação de leitores, com foco na utilização da contação de histórias como um instrumento facilitador da formação leitora. É preciso compreender a importância de acesso à leitura desde os anos iniciais, considerando a transcendência de ler como parte da construção do ser humano. Essencialmente, nos conectamos a ela a partir das leituras literárias, utilizando-a como um elemento necessário para o ser humano e trazendo a contação de história como primeiro contato com a leitura através do ato de ouvir as narrativas ainda na infância. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de contação de histórias como ferramenta para a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, também considerada pesquisa de campo e bibliográfica. Para a construção e coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário respondido por Bela (professora), a entrevista com os alunos (crianças de faixa etária entre 07 e 10 anos), como também um diário de campo, construído a partir das observações realizadas em lócus e também o através da análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade de Cajazeiras – PB. Os dados confirmam a utilização da contação de histórias como uma ferramenta que contribui significativamente para a construção de sujeitos leitores, levando em consideração o papel da leitura literária para a construção humana, bem como, a relevância da prática docente nesse processo. Concluímos, refirmando, a importância da contação de histórias para contribuir para esta formação, quando pensamos a realização do trabalho com crianças em especial na realidade em que encontram-se os alunos, por ser um ambiente que é propicio a problemas sociais que posteriormente possam causar o desinteresse, consequentemente pela leitura, então a contação de histórias pode ser um bom instrumento de suporte ao trabalho docente, quando trazemos como principal objetivo a formação de leitores.

Contação de histórias;Formação de Leitores;Prática docente
The present work approaches the storytelling as a methodological tool for the formation of readers focusing on the use of storytelling as an instrument that allows the reader education. It is necessary to understand the importance of access to reading since the early years, considering the transcendence of reading as part of the construction of the human being. Essentially, we entered into reading from literary readings, using it as a necessary element for human beings and bringing storytelling as the first contact with reading through the act of listening to the narratives in childhood. The general objective of this research is to analyze the contributions of storytelling practice as a tool for the formation of readers in the early years of elementary school. The research has a qualitative approach, also considered as field research and bibliographic. For the data collection the questionnaire answered by Bela (teacher), the interview with the students (children aged between 7 and 10 years), as well as a field diary were used as instruments. And also through the analysis of the school's PPP – Pedagogical Political Project. The research was carried out in a school in the municipal education system, located in a peripheral neighborhood of the city of Cajazeiras – PB. The data confirm the use of storytelling as a tool that contributes significantly to the construction of subject readers, taking into account the role of literary reading for human construction, as well as the relevance of teaching practice in this process. We conclude by reaffirming the importance of storytelling to contribute to this training, when we indicate the realization of work with children, especially in the reality in which the subjects are, since it is an environment that is conducive to social problems that may later cause disinterest, consequently for reading, so storytelling can be a good tool to support teaching work and obtain positive results.
Storytelling;Formation of Readers;Teaching practice
1
177
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE JORDÂNIA QUIRINO DE SOUZA E SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
O ensino de literatura na Educação Básica

Banca Examinadora

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer