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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A UTILIZAÇÃO DE UM VÍDEO INFORMATIVO PARA O DESPERTAR DA PRÁXIS DEMOCRÁTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSP CATANDUVA
RAFAELA GANDOLFI FRANZINI
DISSERTAÇÃO
27/07/2020

As premissas teóricas que conduziram esse estudo partiram dos princípios democráticos instituídos nas legislações federais e normativas da instituição, percorreu pelas concepções de democracia e sua práxis brasileira vislumbrando a participação discente nos espaços democráticos como estratégia fundamental para a formação integral do estudante, numa perspectiva de EPT que transcende ao tecnicismo historicamente imposto à classe trabalhadora. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar se a utilização de um vídeo informativo, construído a partir dos resultados apontados pelo questionário diagnóstico aplicado aos sujeitos da pesquisa, poderia contribuir para a percepção dos estudantes do Campus Catanduva sobre a existência de espaços democráticos de participação discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), assim como a importância dessa participação para a sua formação Seguindo uma abordagem qualitativa e quantitativa em Educação, utilizou-se questionário e grupo focal como instrumento de coleta das informações para a pesquisa, complementado com uma análise descritiva dos dados. Identificamos que apesar de haver condicionantes legais nas normativas que garantem aos estudantes a participação nos espaços democráticos da instituição, estes ainda não estão sendo apropriados efetivamente pelos alunos. Os dados obtidos indicam que os estudantes tinham desconhecimento desses espaços democráticos, entretanto, essa realidade poderia ser mudada com maior informação/divulgação por parte da instituição. Diante da necessidade apontada pelos estudantes apresentamos enquanto produto educacional o vídeo intitulado “IFSP: UMA VIVÊNCIA PARA A DEMOCRACIA”, o qual foi elaborado pela pesquisadora e seu orientador, aplicado e avaliado pelos estudantes dos últimos anos dos cursos de EMI de acordo com os seguintes componentes de análise: atração, compreensão, envolvimento, aceitação e mudança de ação. Os resultados demonstraram que o vídeo contribui para os objetivos propostos por ser um material que desperta nos estudantes o interesse em conhecer os espaços, muito devido aos aspectos positivos apresentados pelos entrevistados como a dinamicidade e protagonismo juvenil mas que o vídeo por si só não mudaria o comportamento apático dos estudantes, estes estão relacionados a outros fatores que vão além de informações.

Gestão Democrática;Educação Profissional Tecnológica;Vídeo Informativo;Ensino Médio Integrado;ProfEPT
The theoretical premises that led this study started from the democratic principles instituted in the federal and normative laws of the institution, went through the conceptions of democracy and its Brazilian praxis envisioning student participation in democratic spaces as a fundamental strategy for the integral formation of the student, in a perspective of EFA that transcends the technicism historically imposed on the working class. In this context, the present research aimed to verify if the use of an informative video, built from the results indicated by the diagnostic questionnaire applied to the research subjects, could contribute to the perception of the students of the Catanduva Campus about the existence of democratic spaces of student participation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP), as well as the importance of this participation for their training Following a qualitative and quantitative approach in Education, a questionnaire and focus group were used as an instrument for collecting information for the research, complemented with a descriptive analysis of the data. We identified that although there are legal constraints in the regulations that guarantee students participation in the institution's democratic spaces, they are not yet being appropriated by students. The data obtained indicate that students were unaware of these democratic spaces, however, this reality could be changed with more information / dissemination by the institution. In view of the need pointed out by the students, we present as an educational product the video entitled “IFSP: A EXPERIENCE FOR DEMOCRACY”, which was developed by the researcher and her advisor, applied and evaluated by students from the last years of EMI courses according to the following analysis components: attraction, understanding, involvement, acceptance and change of action. The results demonstrated that the video contributes to the proposed objectives because it is a material that arouses interest in students in getting to know the spaces, largely due to the positive aspects presented by the interviewees, such as dynamism and youth protagonism, but that the video alone would not change the students' apathetic behavior, these are related to other factors that go beyond information.
Democratic management;Technological Professional Education;Informative Video;Integrated High School;ProfEPT
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Rafaela Gandolfi Franzini.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Metodologias e estratégias de ensino integrado para a educação profissional e tecnológica.

Banca Examinadora

MARCIO JOSE DOS REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS ROBERTO MATIAS Participante Externo
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
MARCIO JOSE DOS REIS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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