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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Integração curricular em um Curso de Aprendizagem Industrial: desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática sobre a Organização dos Poderes no Brasil
PRISCILA MARTINS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/08/2020

Esta pesquisa amparada nas bases conceituais da EPT versou sobre a criação e aplicação de um produto educacional no formato de uma sequência didática, com o objetivo de ser aplicado com duas turmas do curso de Aprendizagem Industrial – Assistente Administrativo do SENAI/SP. A legislação brasileira dispõe que um dos objetivos da educação é o preparo para o exercício da cidadania. Nesse contexto, um projeto que aprofunde o ensino sobre a Organização dos Poderes no Brasil, apontando as atribuições dos membros eleitos do Poder Executivo e Legislativo das esferas federal, estadual e municipal visa possibilitar aos alunos que se apropriem de um conteúdo para a prática efetiva da cidadania. A integração curricular idealizada neste projeto, através das unidades curriculares, Comunicação e Redação Empresarial e Administração de Recursos Humanos contribuiu para que houvesse um diálogo entre as disciplinas de formação geral e de formação técnica, subsidiando uma sequência didática que tem por finalidade a formação integral do educando. A busca por uma formação integral consiste na construção de um currículo que articule e integre os saberes e apesar de ser um movimento difícil, ele é necessário. O produto educacional construído no Mestrado Profissional ProfEPT foi avaliado com os alunos participantes deste projeto por meio da aplicação de questionários diagnósticos e uma redação sobre a temática abordada em sala de aula. A análise e discussão dos dados obtidos durante o processo avaliativo permite dizer que a aplicação do produto educacional foi bem-sucedida, pois a sequência didática proporcionou conscientização política e contribuiu para a autonomia e emancipação dos jovens aprendizes. A pesquisa realizada não pretendeu exaurir todas as perspectivas frente ao tema, porém acredita-se no seu potencial como um possível modelo de ação para outros pesquisadores, pois ao compreender os ditames e o funcionamento da sociedade os estudantes adquirem uma visão crítica da realidade e podem intervir na transformação da sua própria história.

Produto educacional;Sequência didática;Ensino;Organização dos Poderes no Brasil;Formação Integral;EPT
This research based on the conceptual bases of EPT dealt with the creation and application of an educational product in the format of a didactic sequence, with the objective of being applied with two classes of the Industrial Learning course - Administrative Assistant at SENAI / SP. Brazilian law provides that one of the objectives of education is to prepare for the exercise of citizenship. In this context, a project that deepens the teaching on the Organization of Powers in Brazil, pointing out the attributions of the elected members of the Executive and Legislative Power at the federal, state and municipal levels aims to enable students to appropriate content for the effective practice of citizenship. The curricular integration idealized in this project, through the curricular units, Business Communication and Writing and Human Resources Administration, contributed to a dialogue between general and technical training subjects, subsidizing a didactic sequence that aims at the integral training of the teaching. The search for a comprehensive education consists of the construction of a curriculum that articulates and integrates knowledge and, despite being a difficult movement, it is necessary. The educational product built in the ProfEPT professional master's degree was evaluated with the students participating in this project through the application of diagnostic questionnaires and an essay on the theme addressed in the classroom. The analysis and discussion of the data obtained during the evaluation process allows us to say that the application of the educational product was successful, since the didactic sequence provided political awareness and contributed to the autonomy and emancipation of the young apprentices. The research carried out did not intend to exhaust all perspectives on the subject, but it is believed in its potential as a possible model of action for other researchers, because by understanding the dictates and the functioning of society, students acquire a critical view of reality and can intervene in the transformation of your own history.
Educational product;Didactic sequence;Teaching;Organization of Powers in Brazil;Integral Training;EPT
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PRISCILA FINAL pos banca (2).pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas para efetivação da gestão participativa em Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

AMANDA RIBEIRO VIEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
MARCIA MITIE DURANTE MAEMURA Participante Externo
AMANDA RIBEIRO VIEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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