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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional: proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado
FABIO FERRITE LISAUSKAS
DISSERTAÇÃO
28/02/2020

A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é tarefa interdisciplinar, envolvendo mais diretamente conhecimentos da matemática financeira, Gestão e Economia. Do ponto de vista da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata-se de conteúdo politécnico, que se aplica às diferentes tecnologias produtivas na avaliação de alternativas de alocação do capital disponível para investimento das organizações, e oportuniza o uso da matemática financeira no contexto empresarial ao nível do Ensino Médio. Na dinâmica do capitalismo contemporâneo, as atividades produtivas sofrem a ameaça crescente da financeirização da economia, com a emergência de opções financeiras para valorização do capital que têm apresentado atratividade crescente em relação às alternativas de alocação produtiva. Paralelamente, a inovação tecnológica contemporânea tem se voltado à automação de processos produtivos, diminuindo a dependência de mão de obra para a produção de bens e serviços a atenderem as diferentes necessidades humanas. A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo se torna um conteúdo que pode problematizar essas ameaças ao mundo do trabalho em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI), fortalecendo a formação omnilateral dos alunos, em integração curricular do trabalho, da ciência e da cultura. Para isso, um direcionamento específico do trabalho didático precisa ser planejado, no que o Produto Educacional desenvolvido por esta pesquisa vem a auxiliar. O trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em EPT. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar um roteiro didático para o ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico do EMI. Um Produto Educacional que procura contextualizar o uso da matemática financeira em âmbito organizacional, trabalhar a modelagem em planilha eletrônica e fortalecer a formação omnilateral dos estudantes. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, seguindo métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão do Roteiro. Ocorrida no Câmpus Sertãozinho do IFSP, a aplicação do Produto com nove alunos do EMI gerou evidências para a avaliação do Roteiro inicial a partir da observação pelo pesquisador e dos questionários respondidos pelos alunos participantes e pelo docente que aplicou a Oficina. A versão final do Roteiro, consolida um conjunto de orientações, possibilidades e conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico e de formação omnilateral no EMI. O Roteiro está estruturado a partir dos seis tempos curriculares propostos por Marise Ramos para o EMI (problematização, instrumentalização, experimentação, orientação, sistematização e consolidação) que incorporam proposições da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Uma proposta de ensino a ser adotada por quem se abra a uma experimentação responsável da inovação curricular no Ensino Médio, encontrando no EMI um contexto escolar privilegiado para avanços de aplicação da matemática financeira em âmbito empresarial e no qual a interdisciplinaridade envolvida na avaliação econômica dos investimentos produtivos pode contribuir para a formação omnilateral dos estudantes.

ensino médio integrado;educação profissional;avaliação econômica;investimento produtivo;roteiro didático
The economic evaluation of productive investment projects is an interdisciplinary task, more directly involving knowledge of financial mathematics, management and economy. From the Professional and Technological Education point of view, it is a polytechnic content, which is applied to different productive technologies in the evaluation of alternatives for allocating available capital for investment of companies, and provides opportunities for the use of financial mathematics in the business context at high school. In the contemporary capitalism dynamics, productive activities suffer from growing threat of global financialization economy, from the emergence of financial options for capital appreciation that have shown increasing attractiveness in relation to the alternatives of productive allocation. At the same time, contemporary technological innovation has focused on the production processes automation, reducing labour dependence for production of goods and services to meet different human needs. The economic evaluation of productive investment projects turns in to a content that can problematize these evaluations to the world of job in technical courses of Integrated High School, strengthening the students omnilateral training, in curricular integration of job, science and culture. Therefore, a specific direction of the didactic work needs to be planned, in which the Educational Product developed by this research comes to assist. This work falls within the Educational Practices research line, part of the master's degree in professional and technological education. The aim of this research was to develop and evaluate a didactic guideline for the teaching-learning of the economic evaluation of productive projects as polytechnic content of Integrated High School. An Educational Product with the purpose of contextualizing the use of financial mathematics in a business context and strengthening the omnilateral students formation. The development of the research followed a qualitative approach, using evaluation methods of new educational products and involved the application of a Workshop produced with a first version of the guideline. Located at the Campus Sertãozinho of the Federal Institute of São Paulo, the application of the Product in nine high school students generated evidence for the evaluation of the initial guideline from the observation by the researcher, and questionnaires answered by the participating students and the teacher who applied the Workshop. Based on the obtained evidence and considering the research objectives, a final version of the guideline was formulated, consolidating a set of orientations, possibilities and content aimed at teaching-learning the economic evaluation of productive investment projects such as polytechnic content and omnilateral formation. The guideline is structured based on the six curricular steps proposed by Marise Ramos for Integrated High School (problematization, instrumentalization, experimentation, guidance, systematization and consolidation) that incorporate proposals from Dermeval Saviani's Historical-Critical Pedagogy. A teaching proposal to be adopted by anyone who is open to responsible experimentation in curricular innovation in high school, finding in Integrated High School a privileged school context for advances in the application of financial mathematics in the business environment and in which the interdisciplinarity involved in the economic evaluation of investments can contribute to omnilateral student training.
integrated high school;professional education;economic evaluation;productive investment;didactic guideline
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_fabioferritelisauskas.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

EDUARDO ANDRE MOSSIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO ANDRE MOSSIN Docente - PERMANENTE
DIEGO RAFAEL MORAES Participante Externo
AMANDA RIBEIRO VIEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MONTAGEM E ANÁLISE DE FLUXOS DE CAIXA DE INVESTIMENTO PRODUTIVO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O ENSINO DE INFORMÁTICA, GESTÃO E PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
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