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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DOS ESTUDANTES
MARISA APARECIDA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
21/12/2020

O aumento mundial da longevidade, destaque em diversas pesquisas nas últimas décadas, não se traduz, em muitas situações, em uma convivência harmoniosa entre as diferentes gerações. Nesse cenário a presente pesquisa apresenta uma discussão teórica sobre educação intergeracional e suas contribuições para uma formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Como parte dos requisitos do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a pesquisa discute, qualitativamente, a aplicação de um produto educacional configurado como um Guia Didático que contém uma série de ações sobre o tema intergeracional e um roteiro com atividades teórico-práticas integradoras entre as disciplinas Sociologia, Geografia e Redação e Metodologia Científica II, as quais atuaram como instrumento de reflexão e sensibilização à questão do idoso ao público-alvo: alunos do 3º ano do Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio de um câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os dados foram coletados por meio de questionários e observação participante da pesquisadora. Dentre os resultados mais significativos, destaca-se a maneira com que estudantes e docentes envolvidos puderam (re)significar o papel do idoso no contexto social. Também pode-se apontar a integração de conteúdos e a reflexão crítica sobre a temática, a qual permitiu que os discentes relacionassem conteúdos teóricos de diferentes disciplinas à temática norteadora e, assim, contribuiu para uma formação humana integral dos estudantes. Por fim, este trabalho atendeu a Lei nº 10.741, de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e institui a inserção de conteúdos voltados ao processo do envelhecimento nos currículos escolares.

Educação intergeracional;Formação humana integral;Produto Educacional
The worldwide increase in longevityhighlighted in several surveys in recent decades is not related, in many hypotheses, to a harmonious coexistence between different generations. By taking such context into account, the following research presents a theoretical discussion about intergenerational education and its contributions to an integral formation of students enrolled in Technical Programs Integrated to High School. As requisitesfrom the Master Program in Professional and Technological Education, this research discusses qualitatively the application of a product configured as a Didactic Guide that contains a series of actions on the intergenerational theme and a script with theoretical and practical activities integrating the school subjects of Sociology, GeographyandScientificWritingandMethodology II. Those subjects acted asinstrumentsto promote reflection and awareness of the issue of the elderly to the target audience: Third-year students of the Technical Course in Electronics Integrated to High School from a Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo(IFSP). The data was collected by using questionnaires and by participant observation by the researcher. Among the most relevant results, it is possible to highlight the waystudents and teacherscould reframe the role of elderly insocial contexts. It is also possible to point out an integration of contents and a critical reflection on the theme, which encouraged students to relate theoretical contents of different disciplines to the guiding theme and thus contributed to an integral human formation of these students. Finally, the following work keeps the2003Law Number 10. 741, which discusses upon Elderly Statute and institutes the insertion of contents focused on the aging process in school curriculum.
Intergenerational education;Integral human formation;Educational Product
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RENATA MARIA CORTEZ DA ROCHA ZACCARO Participante Externo
MARCIO JOSE DOS REIS Docente - PERMANENTE
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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