• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CINEDEBATE NO PROEJA: O CINEMA NACIONAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO, CAMPUS SERTÃOZINHO
JOSIANE FERREIRA DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
01/10/2020

A obra cinematográfica é um instrumento pedagógico que pode contribuir com o processo de formação crítica dos estudantes. O Proeja tem em seu Documento Base (2007) um compromisso assumido com a formação politécnica, em que a arte deve ser contemplada no currículo no sentido de fomentar a compreensão e análise crítica da realidade na qual o estudante trabalhador está inserido. Iniciativas como a Lei 13006/14 reforçam tal importância ao instituir a obrigatoriedade da exibição do cinema nacional nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições, possibilidades e limites do uso do filme em sala de aula, buscando evidenciar em que sentido a arte cinematográfica na educação profissional contribui para a formação de estudantes trabalhadores. Para tanto, a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender como tem ocorrido o acesso de um grupo de estudantes do Proeja do IFSP Campus Sertãozinho ao cinema dentro e fora da escola. A partir da exibição do longa-metragem nacional “Que horas ela volta?” foi realizado um cinedebate, onde os alunos expressaram suas compreensões da experiência. Este cinedebate, enquanto instrumento pedagógico, constitui o produto desenvolvido e analisado por este estudo. Tendo como aporte teórico central autores da escola de Frankfurt e a literatura nacional e específica sobre cinema na escola, conclui-se que o cinema nacional com temática social crítica proporcionou momentos de reflexão e contribuiu para a ampliação do repertório artístico e cultural dos estudantes. Indica-se, portanto, ações que ultrapassem os esforços individuais e ofereçam substantivo acesso à arte na educação profissional de jovens e adultos como proposta de política pública permanente na garantia da educação básica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Cinema;PROEJA;Educação de jovens e adultos;Politécnica
The cinematographic work is a pedagogical instrument that can contribute to the process of critical training of students. Proeja has in its Base Document (2007) a commitment assumed with polytechnic formation, in which art should be considered in the curriculum in order to foster the understanding and critical analysis of the reality in which the working student is inserted. Initiatives such as Law No. 13.006/14 specifically reinforce the importance of instituting the mandatory exhibition of national cinema in schools. The objective of this research was to analyze the contributions, possibilities and limits of the use of film in the classroom, seeking to show in what sense cinematographic art in professional education contributes to the formation of working students. Therefore, using questionnaires and semi-structured interviews, we sought to understand how a group of students from the Proeja of the IFSP Campus Sertãozinho has been accessing cinema inside and outside the school. From the exhibition of the national feature film “What time is she back?” a cinedebate was held, where students expressed their understanding of the experience. This cinedebate, as a pedagogical tool, constitutes the product developed and analyzed by this study. Having as a central theoretical stimulus authors from the Frankfurt school and the national and specific literature on cinema at school, it is concluded that national cinema with a critical social theme provided moments of reflection and contributed to the expansion of the students' artistic and cultural repertoire. It is recommended, therefore, actions that go beyond individual efforts and can offer fundamental access to art in the professional education of young people and adults, as a permanent public policy proposal in guaranteeing basic, free and socially referenced quality education.
Cinema;PROEJA;Youth people and adult education;Polytechnic
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_josianeferreiradossantos.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO Docente - PERMANENTE
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI Docente - PERMANENTE
ADRIANO PEREIRA SANTOS Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer