• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS
ARTHUR LOPES DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
15/12/2020

O ensino de química apresenta-se geralmente com o conhecimento sendo abordado em um contexto distante da realidade do aluno, o que por sua vez dificulta o processo de aprendizagem pelo discente. Por vezes, esse distanciamento é causado pelo uso de metodologias pouco dinâmicas e que não estimulam a participação do aluno tornando mais difícil ao estudante fazer a relação entre o conteúdo e o cotidiano. Desse modo, é necessário que o professor utilize mecanismos que possibilitem essa aproximação, para que possa ocorrer atribuição de significado aos conhecimentos químicos, e que esses sejam vistos como conteúdos conectados com a realidade. Tendo em vista essa problemática, este estudo objetivou analisar em que medida uma intervenção didática fundamentada em atividades experimentais e uma questão problema podem contribuir para proporcionar uma aprendizagem significativa dos estudantes sobre o conteúdo de propriedades coligativas. A pesquisa foi realizada com 25 alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública localizada no município de Marcelino Vieira - RN. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, aportando-se na pesquisa-ação participante; sendo utilizado como instrumentos de coleta de dados, a observação direta, o diário de bordo e questionários. Para isso, inicialmente foi feito o acompanhamento da turma pelo pesquisador, a fim de se ter um melhor diagnóstico sobre as relações sociais desenvolvida no ambiente escolar. No início da intervenção, foi realizada uma sequência de experimentos em sala de aula, e aplicado um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos referentes aos conceitos de soluções. Os resultados obtidos no questionário mostraram que em média 50% dos alunos não possuíam em sua estrutura cognitiva conhecimentos prévios a respeito do conteúdo, mostrando em suas falas a presença de lacunas que serviram de base para organização de uma aula expositiva, que funcionou como organizador prévio, para a explicação do conteúdo das propriedades coligativas. Após a realização da aula, foi utilizada uma história em quadrinhos protagonizada pelo personagem “Franjinha” como instrutor para a realização de quatro experimentos, todos efetivados pelos alunos no laboratório da escola. Para finalizar o trabalho, foi aplicada uma questão problema envolvendo situações do mundo real do conteúdo de propriedades coligativas. O objetivo dessa atividade foi constatar possíveis mudanças na estrutura cognitiva dos discentes após as metodologias adotadas. Os resultados obtidos com esse trabalho nos mostram que, 52% dos alunos conseguiram aumentar seus níveis de cognição, dando indícios da ocorrência de uma aprendizagem significativa. Com a realização do trabalho foi possível evidenciar que as estratégias metodológicas utilizadas, contribuíram para o desenvolvimento cognitivo dos alunos a respeito do conteúdo abordado.

Experimentação;Aprendizagem significativa;Ensino de química
Chemistry teaching generally presents itself with the knowledge of being addressed in a context that is far from the student's reality, which in turn hinders the student's learning process. Sometimes, this distance is caused by the use of methodologies that are not very dynamic and that do not encourage student participation, making it more difficult for the student to make the relationship between content and daily life.In this way, it is necessary that the teacher uses mechanisms that enable this approximation, so that it can occur attribution of meaning to chemical knowledge, and that these are seen as content connected with reality. In view of this problem, this study aimed to analyze the extent to which a didactic intervention based on experimental activities and a problem question can contribute to provide a meaningful learning by students about the content of collective properties. The research was carried out with 25 students from a class of the second year of high school, from a public school located in the municipality of Marcelino Vieira-RN. The work presents a qualitative approach, contributing to participatory action research; being used as instruments of data collection, direct observation, logbook and questionnaires. To this end, the researcher initially monitored the class in order to have a better diagnosis of the social relationships developed in the school environment. At the beginning of the intervention, a sequence of experiments was carried out in the classroom, and a questionnaire was applied to identify the students' previous knowledge regarding the concepts of solutions. The results obtained in the questionnaire showed that on average 50% of the students did not have previous knowledge about the content in their cognitive structure, showing in their speeches the presence of gaps that served as a basis for organizing an expository class, which worked as previous organizer, to explain the content of the collective properties. After the class, a comic book featuring the character “Franjinha” was used as an instructor to carry out four experiments, all carried out by the students in the school laboratory. To finish the work, a problem question was applied involving real-world situations of the content of colligative properties. The objective of this activity was to verify possible changes in the students' cognitive structure after the adopted methodologies. The results obtained with this work show us that 52% of the students managed to increase their cognition levels, giving evidence of the occurrence of significant learning. With the accomplishment of the work it was possible to show that the methodological strategies used, contributed to the cognitive development of students regarding the content covered.
Experimentation;Meaningful learning;Chemistry teaching
1
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE ARTHUR LOPES DO NASCIMENTO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer