• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
MEMÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA: ANÁLISE DOCUMENTAL E VISITA MUSEAL NO CONTEXTO DO PROEJA
JANAINA DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
30/11/2020

Diante das alterações provocadas pela divisão internacional do trabalho, que reorganiza o capitalismo do século XXI, os trabalhadores se encontram em meio a processos de rupturas e incertezas. Precarização nas relações e formas do trabalho, flexibilização das leis trabalhistas, terceirização da mão de obra e desemprego estrutural, com seu considerável exército de mão de obra reserva, fazem parte da conjuntura em que se encontra inserida a classe trabalhadora. Partindo da necessidade de formação profissional técnica de nível médio aos trabalhadores brasileiros que tiveram negado o direito de acesso ao ensino regular e são marginalizados no sistema produtivo capitalista, surgiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), criado a partir do decreto n° 5478 de 24 de junho de 2005. O ProEJA, de acordo com seu Documento Base (2007), segue premissas para a formação politécnica integral e omnilateral de homens e mulheres que se encontram estranhados e desorganizados nessa nova conformação de mundo do trabalho, chegando a não se reconhecerem – e até mesmo rejeitarem sua condição de classe -, negando assim conquistas e lutas históricas enquanto classe social. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o resgate de parte da memória social, histórica e coletiva de estudantes-trabalhadores de Sertãozinho-SP, município caracterizado como agroindustrial, partindo da hipótese de que a análise historiográfica de fontes documentais e a visita técnica à instituição museológica Instituto Cultural Engenho Central – Museu da Cana se constituem como uma proposta pedagógica que contribui para a compreensão dos processos de lutas contra-hegemônicas, dentro de um projeto concreto de emancipação humana. Considera-se que essa intervenção pedagógica, de resgate das memórias de classe dos estudantes-trabalhadores, contempla a proposta educacional do ProEJA, à medida em que se alinha como parte do processo de travessia educacional que busca a não subsunção dos trabalhadores aos interesses do capital. A intervenção pedagógica constituída pela análise historiográfica e visita técnica museal compõem o produto educacional elaborado e avaliado durante a pesquisa.

ProEJA;Memória da Classe Trabalhadora;Análise de Fontes Historiográficas;Visita Técnica Museal
Faced with the changes brought about by the international division of labor, which reorganizes 21st century capitalism, workers find themselves in the midst of processes of ruptures and uncertainties. Precaution in labor relations and forms of work, the flexibilization of labor laws, labor outsourcing and structural unemployment, with its considerable army of reserve labor, are part of the situation in which the working class is inserted. Based on the need for high-level technical professional training for Brazilian workers who have been denied the right of access to regular education and are alienated from the capitalist productive system, the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Mode (ProEJA), created from Decree No. 5478 of June 24th, 2005, emerged. ProEJA follows in its Base Document (2007) premises for the integral and omnilateral polytechnic formation of men and women who find themselves outsiders and disorganized in this new conformation of the world of work, even not recognizing themselves - and even rejecting their condition of class - thus denying achievements and historical struggles as a social class. In this context, this research aims to investigate the rescue of part of the social, historical, and collective memory of student workers from Sertãozinho-SP, a town characterized as an agroindustrial, based on the hypothesis that the historiographic analysis of documentary sources and technical visits to the museological institution Instituto Cultural Engenho Central - Museu da Cana constitute a pedagogical proposal that contributes to the understanding of the processes of counterhegemonic struggles within a concrete project of human emancipation. It is considered that this pedagogical intervention, of rescue of the workers' class memories, contemplates the educational proposal of ProEJA as it aligns itself as part of the educational crossing process that seeks the non-subsumption of the workers to the interests of capital. The pedagogical intervention constituted by the historiographic analysis and technical visit compose the educational product elaborated and evaluated during the research.
ProEJA;Memory of the Working Class;Analysis of Historiographic Sources;Museal Technical Visit
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Mestrado - Janaína de Sousa.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI Docente - PERMANENTE
ADRIANO PEREIRA SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer