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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BRASIL
GISELA FERNANDA MONTEIRO DANIN
DISSERTAÇÃO
30/01/2021

A presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.

Comunicação Científica;Acesso aberto;Repositório Digital;Repositório Institucional;Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
This research analyzes the strategies promoted by the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Brazil (IFs) regarding the adherence of the implementing process of their institutional repositories to the open access movement to scientific information. It investigates the concepts of scientific communication, open access to scientific information e digital repositories. It presents a national panorama of the deployment of Institutional Repositories (RIs). It analyzes the Institutional Repositories of the Federal Institutes that have been deployed from the perspective of the specialized literature. Based on data collected by a data collection tool applied via e-mail and messaging application to the 38 institutes of Brazil, it evaluates the general state of their open access digital repositories and analyzes how was their implementing processes. It surveys the presence of the repositories of the Federal Institutes in the webpages of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, the Registry of Open Access Repositories directories, and the Directory of Open Access Repositories through their respective websites. It shows that from the 38 existing and consulted IFs, 32 had answered the survey and 16 have IRs deployed. It reveals that the first IR deployed in the Federal Institutes network was at the Federal Institute of Goias (IFG) in 2013, and most of the others, 11 out of 16, were implemented in the last years, between 2018 and 2020. It concludes that the deployment of the institutional repositories of Brazil is in an intermediate state and it follows the specialized literature and the guiding principles of the open access movement to the scientific information. It presents the final considerations, highlighting the main results and recommendations.
Scientific Communication;Open access;Digital Repository;Institutional Repository;Federal Institutes of Education, Science and Technology
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil - Gisela Fernanda Monteiro Danin.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
INTERINSTITUCIONAL [01/10/2018- ]: PROCAD Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável

Banca Examinadora

HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIA REGINA SIMONETTI BARBALHO Participante Externo
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO Docente - PERMANENTE
HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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