A presente pesquisa versou sobre a maneira como, historicamente, foi concebida a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como os reflexos sentidos na sociedade brasileira. Para tanto, utilizou-se do histórico do processo de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), instituído pelo decreto nº 5.478/05, e que passou a ser ofertado pelo Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2006, através do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Desde sua implantação, um dos grandes desafios institucionais é garantir a permanência e êxito dos alunos deste curso. Sendo assim, buscou-se, com este estudo, a compreensão dos fatores que contribuíram para a implantação do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Sertãozinho e para a permanência e êxito dos estudantes deste curso. A investigação iniciou-se por meio de pesquisa documental, que identificou uma relação da implantação do PROEJA com a implantação do próprio Câmpus Sertãozinho, visto que, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio foi, também, o primeiro curso ofertado pelo Câmpus, em 1996. Por essa razão, foram selecionados e entrevistados, servidores e membros da comunidade, que além de terem participado da implantação do PROEJA, também tiveram participação na implantação do próprio câmpus, objetivando, além da investigação sobre os fatores para permanência e êxito, o resgate histórico deste processo. A pesquisa prosseguiu com a aplicação de questionário aos egressos do curso, obtendo-se uma taxa de resposta de 25%. Dentre os egressos que responderam o questionário, cinco deles também foram entrevistados. O produto educacional desenvolvido a partir da investigação documental e das entrevistas, que foram gravadas, foi um documentário pautado no contexto histórico em que se deu a criação do Curso Técnico em Mecânica Integrado a Ensino Médio no Câmpus Sertãozinho, tendo como procedimento metodológico a História Oral. As memórias e relatos das entrevistas, foram contextualizadas por uma abordagem histórica realizada por estudiosos da área social que, também, atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como resultado da pesquisa, há o apontamento para a existência de múltiplos fatores que influenciam para o êxito ou para o fracasso do aluno. Compreender os fatores de permanência e êxito por meio dos egressos, possibilitou desvencilhar desses alunos o estigma do fracasso escolar a eles incessantemente relacionado. Os relatos dos egressos investigados demonstram que suas desistências ao longo da vida escolar, em verdade, representam meras vírgulas, sempre seguidas de novas batalhas e difíceis conquistas.