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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS EGRESSOS DO PROEJA NO CÂMPUS SERTÃOZINHO DO IFSP: UM RESGATE HISTÓRICO
KARINA PRISCILA APARECIDA PINTO
DISSERTAÇÃO
22/12/2020

A presente pesquisa versou sobre a maneira como, historicamente, foi concebida a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como os reflexos sentidos na sociedade brasileira. Para tanto, utilizou-se do histórico do processo de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), instituído pelo decreto nº 5.478/05, e que passou a ser ofertado pelo Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 2006, através do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Desde sua implantação, um dos grandes desafios institucionais é garantir a permanência e êxito dos alunos deste curso. Sendo assim, buscou-se, com este estudo, a compreensão dos fatores que contribuíram para a implantação do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Sertãozinho e para a permanência e êxito dos estudantes deste curso. A investigação iniciou-se por meio de pesquisa documental, que identificou uma relação da implantação do PROEJA com a implantação do próprio Câmpus Sertãozinho, visto que, o Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio foi, também, o primeiro curso ofertado pelo Câmpus, em 1996. Por essa razão, foram selecionados e entrevistados, servidores e membros da comunidade, que além de terem participado da implantação do PROEJA, também tiveram participação na implantação do próprio câmpus, objetivando, além da investigação sobre os fatores para permanência e êxito, o resgate histórico deste processo. A pesquisa prosseguiu com a aplicação de questionário aos egressos do curso, obtendo-se uma taxa de resposta de 25%. Dentre os egressos que responderam o questionário, cinco deles também foram entrevistados. O produto educacional desenvolvido a partir da investigação documental e das entrevistas, que foram gravadas, foi um documentário pautado no contexto histórico em que se deu a criação do Curso Técnico em Mecânica Integrado a Ensino Médio no Câmpus Sertãozinho, tendo como procedimento metodológico a História Oral. As memórias e relatos das entrevistas, foram contextualizadas por uma abordagem histórica realizada por estudiosos da área social que, também, atuam na Educação de Jovens e Adultos. Como resultado da pesquisa, há o apontamento para a existência de múltiplos fatores que influenciam para o êxito ou para o fracasso do aluno. Compreender os fatores de permanência e êxito por meio dos egressos, possibilitou desvencilhar desses alunos o estigma do fracasso escolar a eles incessantemente relacionado. Os relatos dos egressos investigados demonstram que suas desistências ao longo da vida escolar, em verdade, representam meras vírgulas, sempre seguidas de novas batalhas e difíceis conquistas.

Educação de Jovens e Adultos;Documentário;Educação Profissional e Tecnológica;Permanência e Êxito. Evasão Escolar
The present research dealt with the way in which, historically, Professional and Technological Education was conceived, as well as the reflexes felt in Brazilian society. it used the history of the implementation process of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education modality (PROEJA), instituted by decree nº 5.478 / 05, which started to be offered by Sertãozinho Campus from the Federal Institute of São Paulo (IFSP), in 2006, through the Technical Course in Mechanics Integrated to High School. Since its implementation, one of the great institutional challenges is to guarantee the permanence and success of the students of this course. This study aimed to understand the factors that contributed to the implementation of the Technical Course in Mechanics Integrated to High School in the Youth and Adult Education modality at the Sertãozinho Campus and to the permanence and success of the students of this course. The investigation started through documentary research, which identified a relationship between the implantation of PROEJA and the and the creation of the Sertãozinho Campus, since the Technical Course in Mechanics Integrated to High School was also the first course offered by the Campus, in 1996. For this reason, civil servants and members of the community were selected and interviewed, who in addition to having participated in the implementation of PROEJA, also participated in the creation of the campus, with the objective of investigating, in addition to the factors for permanence and success, the historical rescue of this process. The research continued with the application of a questionnaire to the former students of the course, obtaining a response rate of 25%. Among the former students who answered the questionnaire, five of them were also interviewed. The educational product developed from the documentary investigation and the interviews, which were recorded, was a documentary, based on the historical context in which the Technical Course in Integrated Mechanics at High School was created at the Sertãozinho Campus. The memories and reports of the interviews were contextualized by a historical approach carried out by researchers in the social area and who also work in the Education of Youth and Adults. As a result of the research, there is an indication of the existence of multiple factors that influence the student's success or failure. Understanding the factors of permanence and success through former students, made it possible to disentangle these students from the stigma of school failure, which is incessantly related to them
Youth and Adult Education;Documentary;Professional and Technological Education;Permanence and Success. School dropout
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Mestrado_Karina Leite.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

AMANDA RIBEIRO VIEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RONY CLAUDIO DE OLIVEIRA FREITAS Docente - PERMANENTE
DIEGO RAFAEL MORAES Participante Externo
AMANDA RIBEIRO VIEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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