• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ENTRE O CRIAR E O ENSINAR: A FOTOGRAFIA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA ARTE, DO ENSINO E DA PESQUISA
JALON BARBOSA DE MEDEIROS
DISSERTAÇÃO
28/12/2020

A massificação da produção imagética característica da contemporaneidade tem feito com que os registros fotográficos venham sendo produzidos de maneira cada vez mais fugaz e menos comprometidos com a construção de uma narrativa visual, existindo um certo consenso estabelecido no imaginário popular de que uma fotografia presta contas do real. Porém, quando concebemos a produção imagética como um processo vinculado a um momento histórico e realizada a partir da intervenção humana em um processo criativo, percebemos que a fotografia está sujeita a omissões e manipulações, intencionais ou não. Como cada fotógrafo parte de suas próprias experiências e bagagem cultural, o resultado da fotografia não é um espelho neutro, sendo capaz de ser empregada como forma de expressão criativa e de transformação da realidade. Assim, a pesquisa “Entre o criar e o ensinar: a fotografia como elemento integrador da arte, do ensino e da pesquisa” objetiva analisar o potencial que a linguagem fotográfica apresenta para atuar como mediadora do ensino a partir de suas interrelações com a arte e a pesquisa. A investigação empreendida é de natureza qualitativa, adotando a metodologia de pesquisa educacional baseada em Artes e, mais especificamente, a a/r/t/ografia (artografia), uma estratégia investigativa que trabalha de forma paralela e semelhante à criação artística ao compreender as personalidades do artista (artist), do pesquisador (researcher) e do professor (teacher), como contíguas e indissociáveis. Para isso, inicialmente discutimos como o advento da fotografia transformou a maneira como a humanidade representa o mundo e produz conhecimento a partir dos principais marcos históricos da evolução da técnica fotográfica. Em um segundo momento, analisamos a questão do realismo e da verdade na fotografia, refletindo acerca da importância do estímulo ao processo criativo como elemento fundamental aos processos de ensinagem. Posteriormente, procedemos com uma discussão epistemológica acerca das relações entre arte e conhecimento, discorrendo a respeito das metodologias de pesquisa educacional baseadas em Artes. Concluímos o trabalho a partir da exposição de um Foto-Discurso composto a partir de fotografias registradas pelo pesquisador entre os anos de 2018 e 2020 em eventos protagonizados pelos estudantes do Ensino Médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, buscando evidenciar as interseções entre ensino, pesquisa e fazer artístico.

Linguagem Fotográfica;Ensino;Pesquisa Educacional Baseada em Artes;A/r/tografia
The contemporary massification of the image production has led to photographic shootings in an increasingly fleeting manner and less committed to the construction of visual narratives, and there’s an established consensus realizing that photograph accounts for the real. However, when we conceive imagery production as a process linked to a historical moment and carried out from human intervention in a creative process, we realize that photography is subject to omissions and manipulations, whether intentional or not. Once each photographer starts from his own experiences and cultural background, the result of photography is not a neutral mirror, being able to be used as a form of creative expression and transformation of reality. Thus, the research “Between creating and teaching: photography as an integrating element of art, teaching and research” aims to analyze the potential that photographic language presents to act as a mediator of teaching from its interrelationships with art and research. The research undertaken is of a qualitative nature, adopting the methodology of arts based research and, more specifically, a/r/tography, an investigative strategy that works in parallel and in a similar way to artistic creation, understanding the personalities of the artist, the researcher and the teacher as contiguous and inseparable. For this, we initially discussed how the advent of photography transformed the way humanity represents the world and produces knowledge from the main historical landmarks of the evolution of photographic technique. In a second moment, we analyze the question of realism and truth in photography, reflecting on the importance of stimulating the creative process as a fundamental element in the teaching processes. Subsequently, we proceed with an epistemological discussion about the relationship between art and knowledge, discussing arts based research. We concluded the research by exposing a Photo-Discourse composed from photographs taken by the researcher between the years 2018 and 2020 in events led by high school students at IFRN Campus Pau dos Ferros, seeking to highlight the intersections between learning, research and artistic making.
Photography Language;Teaching;Arts Based Research;A/r/tography
1
140
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Jalon Barbosa de Medeiros.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de valores éticos: estratégias curriculares e práticas pedagógicas na Educação Básica

Banca Examinadora

SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer