• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O ENSINO DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA COM A LEITURA CRÍTICA
NICLEIDE MARIA DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
30/10/2020

As crenças que o professor constrói a partir de suas experiências podem exercer forte influência sobre sua prática no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. As experiências possuem uma estreita relação com as crenças, haja vista a constituição que ambas possuem. As pesquisas que envolvem esses dois fenômenos têm sido crescentes no campo da Linguística Aplicada e têm servido para compreender muitas das problemáticas que envolvem o ensinar-aprender. O ensino de leitura é uma dessas problemáticas que merece ser discutido como um elemento necessário de ser trabalhado na disciplina de língua portuguesa numa perspectiva crítica. Levando isso em consideração, este estudo objetiva investigar as crenças e as experiências de professores de língua portuguesa sobre o ensino de leitura crítica no ensino médio. Para subsidiar nossas discussões, adotamos como referencial teórico as contribuições de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Bonfim; Conceição (2009), Oliveira (2007), Silva (2007), Nascimento et al (2020), entre outros que tratam das crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem. Acerca das experiências, embasamo-nos nos estudos realizados por Miccoli (2006, 2010) Bomfim e Conceição (2009), Martins et al (2015). Em se tratando de leitura crítica, apoiamo-nos em Kleiman (2008), Cafiero (2010), Freire (1987, 1996, 2001, 2011), Martins (2012), Oliveira (2015), Rodrigues (2018) e outros. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza fenomenológica, descritiva e interpretativista; é também do tipo etnográfica e segue uma abordagem contextual, inserida nos fundamentos da Linguística Aplicada e realizada com quatro professores de língua portuguesa. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula, o autorrelato e uma oficina com um dos participantes. Os resultados deste estudo mostram que os professores reconhecem o ensino de leitura como prioridade em suas aulas de língua portuguesa e adotam estratégias diferenciadas na mediação desse ensino. Esses docentes concebem o aprendizado da leitura como condição importante para ajudar o aluno a aprender interpretar, raciocinar e fazer uso dessas habilidades para a compreensão de conteúdos da língua portuguesa e das demais disciplinas do currículo escolar. A pesquisa possibilitou a constatação de que a leitura crítica ainda se mostra distante das práticas de ensino dos professores. É necessária, portanto, a ampliação de debates que possam mediar docentes da língua portuguesa a construírem estratégias capazes de proporcionar ao aluno questionar, debater, dialogar, opinar, refutar, criticar e fazer uso dessas habilidades em situações diversas de seu cotidiano.

Crenças e experiências de professores;Leitura crítica;Ensinoaprendizagem;Língua portuguesa
Beliefs build by teachers from his experiences can have a strong influence on their practice in the teaching-learning process at classroom. Experiences have a close relationship with beliefs, because the mutual dependence on each other. Researches involving these phenomena have been increasing on Applied Linguistics field and has served to understand many problems involving teaching-learning. Teaching reading is one of these issues that deserves to be discussed as a necessary element to be develop in a critical perspective on the Portuguese language classes. Taking this into account, this study aims to investigate teacher's beliefs and experiences from Portuguese language about teaching critical reading on high school. To support our discussions, we adopted as a theoretical framework contributions from Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Bonfim; Conceição (2009), Oliveira (2007), Silva (2007), Nascimento et al (2020), among others that deal with beliefs about the teachinglearning process. About the experiences, we based on the studies carried out by Miccoli (2006, 2010) Bomfim and Conceição (2009), Martins et al (2015). When it comes to critical reading, we rely on Kleiman (2008), Cafiero (2010), Freire (1987, 1996, 2001, 2011), Martins (2012), Oliveira (2015), Rodrigues (2018) and others. This investigation is characterized as a qualitative research, of a phenomenological, descriptive and interpretative nature; it is also an ethnographic type and follows a contextual approach, inserted in the perspective of Applied Linguistics and carried out with four Portuguese language teachers. As research instruments, we used classroom observation, self-report and a workshop with one of the participants. The results of this study shows that teachers recognize the teaching reading as a priority in their Portuguese language classes and adopt different strategies to mediate this. These teachers conceive learning to read as an important condition to help the student learn to interpret, reason and uses these skills to understand contents of the Portuguese language and other subjects of the school curriculum. The research made it possible to verify that critical reading is still far from teachers' teaching practices. It is necessary, therefore, to expand debates that can mediate Portuguese language teachers to build strategies capable of providing to student to do questions, debate, dialogues, opinions, refuting, criticizing and making use of these skills in different situations of their daily lives.
Teachers' beliefs and experiences;Critical reading;Teaching-learning;Portuguese language
1
163
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Nicleide Maria do Nascimento corrigida.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS Participante Externo
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer