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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO INTEGRADA E A PRODUÇÃO DE GELEIA DE ACEROLA COMO EIXO TEMÁTICO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR
ALESSANDRA VETORELLI PEREIRA
DISSERTAÇÃO
23/12/2020

O presente trabalho, intitulado “As concepções de docentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio sobre a formação integrada e a produção de geleia de acerola como eixo temático para integração curricular”, se desenvolveu na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) relacionada com a pesquisa de formação integrada e a possibilidade de ocorrência de currículo integrado no curso em que ocorreu a coleta de dados para a investigação. O objetivo geral foi estudar as concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio sobre a formação integrada e relacioná-las com as bases teóricas da EPT. A pesquisa ocorreu por meio de entrevistas e do processo de elaboração do curso de geleia de acerola como forma de articular os conteúdos e promover formação integral. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam em um curso técnico e contribuíram por meio de relatos nas entrevistas e na construção do curso de geleia. Este, além de ser dado de pesquisa, culminou no Produto Educacional que foi elaborado contendo uma sequência de ensino para auxiliar docentes da área de ensino integrado a realizarem outros trabalhos com integração curricular visando formação humana, crítica e emancipadora dos estudantes. De forma geral, os docentes que participaram da pesquisa defendem a importância de formação integrada, porém assumem que não possuem formação adequada para terem os conceitos fundamentais e fazerem integração, não estão planejando de forma coletiva e não articulam os conteúdos entre os componentes curriculares, fato que também pode ser verificado no projeto pedagógico do curso

educação profissional;formação integrada;integração curricular
The present study, entitled “Teachers' conceptions from the technical course in Food Integrated to the High School at IFSP Barretos about the integrated training and acerola jelly production as a thematic axis for curricular integration”, was developed in the Professional and Technological Education (PTE) area, related to the integrated training research and the possibility of an integrated curriculum occurrence on the course which data were collected for the investigation. The genneral aim was to study teachers’ from an integrated thecnical course integrated to the high school conceptions about integrated training and relate them to the theorical basis of the PTE. The research took a place through interviews and the process of preparing the acerola jelly as a way to articulate the contents and promote the comprehensive training. The research participants were the professors who work in the technical course in Food they have contributed through reports during the interviews and in the developing process of the jelly course. Besides being research data, it culminated in the Educational Product that was elaborated containing a teaching sequence to assist teachers in the area of integrated teaching to carry out other works with curricular integration aiming at the human, critical and emancipatory education of the students. In general, the teachers who participated in this survey defend the importance of integrated training, but assume that they do not have the adequate training to acquire the fundamental concepts and make integration, are not planning collectively and do not articulate the contents between the curriculum components, a fact which can also be verified in the pedagogical project of the course.
professional education;integrated training;curricular integration
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_AlessandraVetorelliPerreira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Metodologias e estratégias de ensino integrado para a educação profissional e tecnológica.

Banca Examinadora

MARCIO JOSE DOS REIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE
MARCIO JOSE DOS REIS Docente - PERMANENTE
GUSTAVO PIMENTA RICCI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A INTEGRAÇÃO CURRICULAR BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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