• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORMATIVA PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
LIVIA MARIA LOVATO
DISSERTAÇÃO
21/12/2020

O estágio curricular supervisionado constitui um importante espaço de articulação entre teoria e prática, que prepara o aluno para se inserir no mundo do trabalho de forma mais consciente e conhecedor dos seus direitos e deveres, assumindo um papel ativo nesse processo de formação ampla para sua vida profissional e cidadã. Partindo dessa concepção, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática formativa para a prática do estágio curricular supervisionado do Ensino Médio Integrado e investigar suas contribuições para a formação integral do estudante. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com utilização de metodologia mista. Utilizou-se de teste diagnóstico e questionários (ambos online) para coleta de dados quantitativos e qualitativos. Tais dados foram analisados por meio da Estatística descritiva e da Análise de conteúdo. A população analisada foram os alunos do curso Técnico em Automação industrial Integrado ao Ensino Médio do IFSP/Câmpus Sertãozinho, coordenadores de curso e professores orientadores de estágio do EMI, supervisores de estágios de empresas concedentes de estágio e servidores do setor de estágio do IFSP/Câmpus Sertãozinho. Assim desenvolveu-se e aplicou-se o produto educacional elaborado nesta pesquisa, que foi uma sequência didática formativa para a realização do estágio curricular supervisionado no ensino médio integrado. O principal objetivo é contribuir para a melhoria do preparo do estudante do ensino médio integrado para a realização do estágio curricular supervisionado, visando à formação integral dos estudantes. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa identificaram que o produto educacional desenvolvido é capaz de esclarecer a importância do estágio para a formação integral do discente, assim como prepará-lo para vivenciar o estágio

sequência didática;Estágio curricular supervisionado;Formação integral;ProfEPT. Produto educacional
The supervised curricular internship constitutes an important space of articulation between theory and practice, which prepares the student to be inserted within the working world in a more conscious and knowledgeable way regarding their rights and duties, assuming an active role in this process of broad training for professional and citizen life. Based on this conception, the research aims to develop a formative Didactic Sequence for the practice of the supervised curricular internship of Integrated High School and investigate its contributions to the integral formation of the student. It is an applied research, using mixed methodology; diagnostic tests and questionnaires (both online) were used to collect quantitative and qualitative data. These data were analyzed using descriptive statistics and content analysis. The population analyzed were the students of the Technician Course in Industrial Automation Integrated to High School of IFSP/Câmpus Sertãozinho, course coordinators and advisory teachers of EMI internship, internship supervisors of internship companies and servers of the internship sector of IFSP/Câmpus Sertãozinho. Thus, the educational product elaborated in this research was developed and applied, which was a formative didactic sequence for the realization of the supervised curricular internship in Integrated High School. Its main objective is to contribute to the improvement of the preparation of the integrated high school student for the realization of the curricular internship supervising, aiming at the integral training of students. The results showed that the research participants identified that the educational product developed could clarify the importance of the internship for the integral training of the student, as well as prepare them to experience the internship.
Didactic sequence;Supervised curricular internship;Integral training;ProfEPT;Educational product
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO LIVIA_MARIA_LOVATO.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas para efetivação da gestão participativa em Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

EDUARDO ANDRE MOSSIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO ANDRE MOSSIN Docente - PERMANENTE
PAULO SERGIO CALEFI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORMATIVA PARA A PRÁTICA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer