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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
DISSERTAÇÃO
26/02/2021

Ao pensar a docência no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é necessário considerar que apenas a formação inicial dos professores não basta para a prática em sala de aula, necessitando constantemente de novos estudos e ressignificações. O professor que atua nos cursos de EPT e, principalmente, Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI), deve estar ciente de que o domínio do conteúdo da sua disciplina não é suficiente para atuar nessa modalidade, pois ela demanda proporcionar aos alunos uma formação integral e omnilateral, em oposição à educação dual e unilateral, educando-os para o trabalho e a vida. Este trabalho investiga as possíveis contribuições de uma formação continuada para esses docentes utilizando Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), com vistas à compreensão da EPT e do EMI, na busca pela melhora das práticas pedagógicas. Para tanto, foram desenvolvidos estudos sobre as bases conceituais da EPT e do EMI, as Metodologias Ativas e TICs, com ênfase nos conhecimentos deficitários dos sujeitos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo o aporte teórico metodológico é o Estudo de Caso desenvolvido a partir da proposta de Yin (2005), o que permitiu à pesquisadora um aprofundamento sobre o fenômeno estudado. O principal instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiabertos, precedidos de revisão bibliográfica. A fundamentação utilizada para a análise qualitativa dos dados tem sua base referencial em Minayo (2002). Para esta pesquisa, desenvolveu-se enquanto produto educacional, uma Sequência Didática que estruturou encontros de formação continuada para educadores do EMI, tendo como temática a base conceitual da EPT. Os resultados se mostraram positivos, pois demonstraram que o uso das Metodologias Ativas e das TICs motivam os docentes a participarem ativamente da formação; desse modo os encontros se caracterizaram como espaços de trocas de experiências, interativos e colaborativos que contribuíram para reflexões, discussões e sugestões de alternativas para o trabalho docente, a partir da perspectiva de conceitos como “Politecnia”, “Trabalho como Princípio Educativo” e “Formação Omnilateral”.

Formação Continuada;Educação Profissional e Tecnológica;Metodologias Ativas;TICs.
When thinking about teaching in the context of Professional and Technological Education, it is necessary to consider that only the initial training of teachers is not enough for practice in the classroom, constantly needing new studies and reframing. The teacher who works in EPT courses and, mainly, Integrated Technical High School (EMI), must be aware that the mastery of the content of his discipline is not enough to act in this modality, as it demands to provide students with a comprehensive training and omnilateral, as opposed to dual and unilateral education, educating them for work and life. This work investigates the possible contributions of continuing education for these teachers using Active Methodologies and Information and Communication Technologies (ICTs), with a view to understanding EPT and EMI, in the search for improving pedagogical practices. To this end, studies were developed on the conceptual bases of EPT and EMI, active methodologies and ICTs, with an emphasis on the deficient knowledge of the research subjects. It is a research developed within the scope of the Master in Professional and Technological Education (ProfEPT), whose theoretical methodological contribution is the Case Study developed from the proposal of Yin (2005), which allowed the researcher to deepen the studied phenomenon. The main instrument for data collection was the application of semi-open questionnaires, preceded by a bibliographic review. The rationale used for the qualitative analysis of the data is based on Minayo (2002). For this research, a Didactic Sequence was developed as an educational product, which structured continuing education meetings for EMI educators, having as a theme the conceptual basis of EPT. The results were positive, as they demonstrated that the use of active methodologies and ICTs motivate teachers to actively participate in training; thus, the meetings were characterized as spaces for exchanging experiences, interactive and collaborative, which contributed to reflections, discussions and suggestions for alternatives for teaching work, from the perspective of concepts such as “Politecnia”, “Work as an Educational Principle” and “Omnilateral Formation”.
Continuing Education;Professional and Technological Education;Active Methodologies;ICTs.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_ Adeline Gomes_Sequência Didática para Formação Docente.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no apoio ao ensino e aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AMANDA RIBEIRO VIEIRA Docente - PERMANENTE
NEMESIO FREITAS DUARTE FILHO Docente - PERMANENTE
DIEGO RAFAEL MORAES Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CAMINHOS PARA A EPT: INOVANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
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