• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O BRINCAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
TEREZA CRISTINA DINIZ DE ABREU
DISSERTAÇÃO
16/04/2021

Esta pesquisa busca analisar se e como o brincar está sendo contemplado nas políticas públicas de formação continuada de professores de Educação Infantil, observando os pressupostos teórico-metodológicos fundamentadores, no Município de Cachoeira dos Índios na Paraíba, no período de 2019 e 2020. Considera que a qualidade na Educação Infantil passa, essencialmente, pela formação de professores e pela inclusão do brincar como instrumento indispensável à formação e desenvolvimento integral da criança no contexto da Educação Infantil. Entende que a formação continuada é um dos principais espaços de reflexão e discursão para que o brincar, direito da criança, seja efetivado, contrapondo-se às práticas de alfabetização que antecipam o Ensino Fundamental e que negligenciam uma infância lúdica e a dignidade humana da criança. A pesquisa envolveu, como colaboradores participantes, a formadora de docentes responsável pelas formações continuadas, e a coordenadora pedagógica que forneceu dados administrativos e documentos que endossaram este trabalho. Nesse sentido, caracteriza-se como uma pesquisa de campo, documental e está amparada em uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos a observação, a análise documental e entrevista semiestruturada com a formadora de docentes. Para a fundamentação teórica, a pesquisa buscou contribuições significativas de autores como, Abreu (2010), Martins (2012), Elkonin (1980), Borba (2006), Vygotsky (1998), Kishimoto (2002, 2005), Kramer (2013), Friedmann (2012), Wallon (2007), Piaget (1995), Winicott (1975), Brougère (2002), Bomtempo (2005), Wajskop (2011), Platão (1965, 2001), Benjamin (2002), Ariés (1981), Sommerhalder e Alves (2011), Bujes (2008), Ramos (2000), Rousseau (2004), oliveira (2002), Froebel (1917), Del Priore (2000), 2011), Saviani (1997), Brasil (1988, 2009, 2017, 2020), Formosinho (2009), Sousa (2000), Alarcão (2011), Imbernón (2010), Tardif (2014), Charlot (2013), Freire (2016) dentre outros teóricos e pesquisadores que ressaltam a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Da base legislativa e documentos nacionais, aportamos na Constituição Federal de 1998, na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação Nº 9394/1996, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA Lei Nº. 8.069/90, na Base Nacional Comum Curricular de 2017, no Plano Nacional de Educação – PNE Lei N° 13.005/2014, Marco Legal para a Primeira Infância Lei Nº 13.257/2016, Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica Resolução CNE/CP nº 1, de 27/2020 e outros que asseguram o direito de brincar e a qualidade na Educação Infantil, além de documentos que compõem as políticas públicas da formação continuada do Município pesquisado como o PME, planos de cursos e pautas formativas. O estudo reconhece que muito ainda precisa ser feito pela Educação Infantil, com políticas públicas que garantam, entre outros, o direito de brincar da criança e a reestruturação das formações de professores para a garantia da qualidade no ensino infantil. No entanto, acredita-se que esta pesquisa poderá ampliar debates e fomentar reflexões em busca da melhoria na Educação Infantil, nas quais o brincar seja incluído como instrumento indispensável ao processo de ensino e aprendizagem capaz de contribuir para a formação integral da criança.

Brincar;Educação Infantil;Formação Continuada;Professores;Políticas Públicas
This research seeks to analyze whether and how play is being contemplated in public policies for the continuing education of Early Childhood Education teachers, observing the theoretical and methodological foundations in the Municipality of Cachoeira dos Índios in Paraíba, in the period of 2019 and 2020. It considers that quality in Early Childhood Education essentially involves the training of teachers and the inclusion of playing as an indispensable tool for the development and integral development of children in the context of Early Childhood Education. Believes that continuing education is one of the main spaces for reflection and discourse so that playing, the child's right, is carried out, in opposition to the literacy practices that anticipate elementary school and that neglect a playful childhood and the child's human dignity . The research involved, as participating collaborators, the teacher trainer responsible for continuing education, and the pedagogical coordinator who provided administrative data and documents that endorsed this work. In this sense, it is characterized as a field research, documentary and is supported by a qualitative approach. For data collection we used observation, document analysis and semi-structured interviews with the teacher trainer. For the theoretical foundation, the research sought significant contributions from authors such as, Abreu (2010), Martins (2012), Elkonin (1980), Borba (2006), Vygotsky (1998), Kishimoto (2002, 2005), Kramer (2013) , Friedmann (2012), Wallon (2007), Piaget (1995), Winicott (1975), Brougère (2002), Bomtempo (2005), Wajskop (2011), Plato (1965, 2001), Benjamin (2002), Ariés ( 1981), Sommerhalder and Alves (2011), Bujes (2008), Ramos (2000), Rousseau (2004), oliveira (2002), Froebel (1917), Del Priore (2000), 2011), Saviani (1997), Brazil (1988, 2009, 2017, 2020), Formosinho (2009), Sousa (2000), Alarcão (2011), Imbernón (2010), Tardif (2014), Charlot (2013), Freire (2016) among other theorists and researchers who emphasize the importance of playing for child development. From the legislative base and national documents, we have contributed to the Federal Constitution of 1998, the Law of National Guidelines and Bases of Education No. 9394/1996, Statute of Children and Adolescents - ECA Law No. 8.069 / 90, in the 2017 Common National Base Curriculum, in the National Education Plan - PNE Law No. 13.005 / 2014, Legal Framework for Early Childhood Law No. 13.257 / 2016, National Parameters for the Quality of Early Childhood Education (2018), Guidelines National Curricula for the Continuing Education of Basic Education Teachers Resolution CNE / CP nº 1, of 27/2020 and others that ensure the right to play and quality in Early Childhood Education, in addition to documents that make up the public policies of continuing education in the Municipality researched such as the PME, course plans and training guidelines. The study recognizes that much still needs to be done by Early Childhood Education, with public policies that guarantee, among others, the right to play for children and the restructuring of teacher training to guarantee the quality of early childhood education. However, it is believed that this research may expand debates and foster reflections in search of improvement in Early Childhood Education, in which playing is included as an indispensable instrument in the teaching and learning process capable of contributing to the integral education of the child.
Play;Child education;Continuing Education;Teachers;Public policy
1
139
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Tereza Cristina Diniz de Abreu.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade

Banca Examinadora

MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCIO DE LIMA PACHECO Participante Externo
MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS Docente - COLABORADOR
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer