• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A poesia de Cordel na formação de leitores como estratégia de combate às fake news
TIAGO FERREIRA FERNANDES
DISSERTAÇÃO
12/02/2021

Este trabalho tem como objetivo pensar a responsabilidade da escola de desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca da produção e circulação de notícias falsas nas redes sociais, no âmbito da educação profissional de jovens e adultos. Utiliza método misto de pesquisa, por meio da coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos concomitantemente, através de questionários aplicados aos professores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Sertãozinho e a uma amostra reduzida de alunos para aferir o grau de contribuição que a literatura de Cordel pode oferecer a formação de leitores. Teoriza sobre os vários de tipos de leitura e busca fomentar a leitura contemplativa a fim de levar os indivíduos a saírem da superficialidade das manchetes sensacionalistas, expoentes de notícias falsas, para uma compreensão mais aprofundada do texto. Apresenta e propõe a utilização de produto educacional do tipo material audiovisual: uma videoanimação cujo roteiro integra conteúdos de sociologia, história e literatura a conhecimentos acerca da internet com vistas à formação politécnica e omnilateral. Os resultados apontam que a identificação de fake news no Proeja é ensinada de forma descontextualizada do funcionamento de seu ambiente de circulação, as redes sociais, e que a literatura de Cordel dispõe de grande receptividade entre os principais atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem

Fake News;Literatura de Cordel;Proeja
This work aims to think about the school's responsibility to develop students critical thinking about the production and circulation of fake news on social networks, with-in the scope of professional education for young people and adults. It uses a mixed research method, through the collection and analysis of qualitative and quantitative data concurrently through questionnaires applied to teachers of the National Pro-gram for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Modality of the Federal Institute of São Paulo, campus Sertãozinho and a small sample of students to assess the degree of contribution that Cordel's literature can offer to the formation of readers. It theorizes about the various types of reading and seeks to encourage contemplative reading in order to lead individuals to get out of the superficiality of sensationalist headlines, exponents of false news, for a more in-depth understanding of the text. It presents and proposes the use of an educational product of the type audiovisual material: a video-animation whose script integrates contents from sociology, history and literature to knowledge about the in-ternet with a view to polytechnic and omnilateral training. The results point out that the identification of fake news in Proeja is taught in a decontextualized way of the functioning of its circulation environment, social networks, and that Cordel's litera-ture has great receptivity among the main actors involved in the teaching-learning process.
Fake News;Cordel Literature;Proeja
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_TiagoFerreiraFernandes.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Formação de professores e práticas pedagógicas na EPT

Banca Examinadora

EDUARDO ANDRE MOSSIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO ANDRE MOSSIN Docente - PERMANENTE
RODOLPHO GAUTHIER CARDOSO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
CARLOS ALEXANDRE TERRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
POESIA DE CORDEL, A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E O COMBATE ÀS FAKE NEWS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
COMPORTAMENTO DIGITAL: A POESIA DE CORDEL NA FORMAÇÃO DE LEITORES COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE ÀS FAKE NEWS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer