• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
PRÁTICAS INFORMACIONAIS E COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
MARIA IVONE MAIA DA COSTA
DISSERTAÇÃO
31/03/2021

Esta pesquisa visa analisar dentro de um contexto histórico, social e cultural, as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará, com o intuito de contribuir para a elaboração de ações afirmativas, com a perspectiva de minimizar a problemática de acesso à informação enfrentado por esses sujeitos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa foi dividida em três etapas, a primeira apresenta uma sistematização teórica, produto da pesquisa bibliográfica, desenvolvida com reflexões sobre as abordagens teóricas relativas aos Estudos de usuários, às Práticas Informacionais e à Competência Crítica em Informação, em seguida fez-se uma exposição de um breve histórico dos quilombolas no Brasil, da sua luta pela educação, do acesso ao ensino superior visando compreender a trajetória histórica, cultural e social dos sujeitos da pesquisa. A segunda etapa: é apresentado o desenvolvimento da pesquisa, na qual estão incluídas a pesquisa documental que possibilitou identificar os estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará e traçar um panorama acerca da presença dos estudantes quilombolas matriculados nos distintos campis, polos, núcleos e cursos que compõe a instituição. Ainda no intuito de concluir o objetivo inicial foi verificado as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas por meio da pesquisa etnográfica, especificamente com a aplicação de um questionário no google forms e de uma entrevista semiestruturada, configurados como ferramentas para coleta de dados. Para análise desses dados coletados elegeu-se a Análise Crítica do Discurso. Por fim, foi realizada uma triangulação entre os resultados da pesquisa bibliográfica e da etnografia – entrevista. Os resultados indicam que as Práticas informacionais desenvolvidas pelos estudantes quilombolas tanto no campo acadêmico como no campo das comunidades são influenciadas por fatores como, histórico, capital cultural, sociais, políticos e econômicos. Desta forma, a Competência Crítica em Informação é observada nas ações individuais e coletivas produzidas no cotidiano dos estudantes mostrando que os diálogos entre as Práticas Informacionais e a Competência Crítica em Informação contribui para a geração de conhecimentos fundamentais nas questões das desigualdades sociais e culturais dentro do contexto pesquisado.

Práticas Informacionais;Estudantes quilombolas;Competência Crítica em Informação;Universidade Federal do Pará;Análise Crítica do Discurso
This research aims to analyze, within a historical, social and cultural context, the Informational Practices of quilombola students at the Federal University of Pará, in order to contribute to the elaboration of affirmative actions, with the perspective of minimizing the problem of access to information faced by these people. To reach the proposed objective, this research was divided in three stages, the first presents a theoretical systematization, product of the bibliographical research developed with reflections about the theoretical approaches related to the User Studies. The Informational Practices and the Critical Competence in Information, after a brief historical exposition of the quilombolas in Brazil, their fight for education, the access to higher education aiming to understand the historical, cultural and social trajectory of them. The second stage: the development of the research is presented, including the documental research that made it possible to identify the quilombola students at the Federal University of Pará and to trace an overview about the presence of quilombola students enrolled in the different campuses, poles, centers, and courses that form the institution. In order to conclude the initial objective, it was verified the Informational Practices of quilombola students through the ethnographic research, specifically with the application of a questionnaire in Google forms and semi-structured interviews, configured as tools for data collection. For the analysis of this collected data, we elected the Critical Discourse Analysis. Finally, a triangulation between the results of the bibliographic research and the ethnographic interview was carried out. The results indicate that the informational practices developed by quilombola students both in the academic field and in the community, field are influenced by factors such as history, cultural, social, political and economic capital. In this way, Critical Information Competence is observed in the individual and collective actions produced in the students' daily lives, showing that the dialogues between Informational Practices and Critical Information Competence contribute to the generation of fundamental knowledge on the issues of social and cultural differences within the researched context.
Informational Practices;Quilombola Students;Critical Information Literacy;Federal University of Pará;Critical Discourse Analysis
1
215
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MARIA IVONE MAIA DA COSTA, PPGCI 2021.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
MED-PESQUISA [01/09/2019-](Renata): Competência em informação e arquivologia: espectros e inter-relações

Banca Examinadora

RENATA LIRA FURTADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANNA CRISTINA CALDEIRA DE ANDRADA SOBRAL BRISOLA Participante Externo
RENATA LIRA FURTADO Docente - PERMANENTE
ISABEL CRISTINA FRANCA DOS SANTOS RODRIGUES Participante Externo
HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer