A presente pesquisa teve como objetivo analisar o cenário do ensino atual mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), através do discurso de professores e alunos, levando em consideração, também, os letramentos digitais. A temática em questão, enquanto alvo de estudos e pesquisas, mostra sua relevância para o campo da educação, ao passo que reflete uma situação atual e singular, em que professores estão passando por uma reinvenção das práticas pedagógicas em decorrência da pandemia da Covid-19. Para as discussões teóricas, tomamos por fundamentos os estudos que tratam das tecnologias digitais no âmbito da educação básica, tendo como base Moran (2012, 2013, 2018), Carvalho (2015, 2020); para discutir o ensino remoto, dialogamos com Cardoso, Ferreira e Barbosa (2020), Oliveira, Silva e Silva (2020); sobre os letramentos digitais, respaldamo-nos em Coscarelli (2010, 2016), Ribeiro (2016, 2018, 2019), Rojo (2012, 2013), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Cani e
Coscarelli (2016) e outros. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras de Língua Portuguesa, e quarenta alunos pertencentes aos anos finais do ensino fundamental II, que compõem uma escola de rede municipal do estado da Paraíba. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo também dados quantitativos, com base interpretativo-descritiva. Como instrumento para a coleta de dados, empregamos o questionário. As análises dos dados referentes ao questionário das professoras revelam vários problemas do Ensino Remoto Emergencial (ERE), dentre eles, a falta de equipamentos e de internet de qualidade por parte dos alunos, o aumento da carga horária e a desigualdade social enfrentada pelos alunos mais carentes. Quanto ao papel das TIDCS no ERE, as professoras reconhecem suas potencialidades e destacam que elas têm sido fundamentais para promover momentos de aprendizagem e a permanência de alunos na escola. Sobre o letramento digital, os discursos evidenciam a utilização de algumas ferramentas no trabalho com a leitura e a escrita, dentre elas, as redes sociais. Por fim, as nossas contribuições para o Ensino de Língua Portuguesa centram-se na reflexão crítica sobre a importância das TIDCs na educação para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos, especialmente aquelas que permitem trabalhar leitura e escrita, habilidades requeridas pela cultura digital.