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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DANILLY DE SOUSA BEZERRA
DISSERTAÇÃO
30/04/2021

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o cenário do ensino atual mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), através do discurso de professores e alunos, levando em consideração, também, os letramentos digitais. A temática em questão, enquanto alvo de estudos e pesquisas, mostra sua relevância para o campo da educação, ao passo que reflete uma situação atual e singular, em que professores estão passando por uma reinvenção das práticas pedagógicas em decorrência da pandemia da Covid-19. Para as discussões teóricas, tomamos por fundamentos os estudos que tratam das tecnologias digitais no âmbito da educação básica, tendo como base Moran (2012, 2013, 2018), Carvalho (2015, 2020); para discutir o ensino remoto, dialogamos com Cardoso, Ferreira e Barbosa (2020), Oliveira, Silva e Silva (2020); sobre os letramentos digitais, respaldamo-nos em Coscarelli (2010, 2016), Ribeiro (2016, 2018, 2019), Rojo (2012, 2013), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Cani e Coscarelli (2016) e outros. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras de Língua Portuguesa, e quarenta alunos pertencentes aos anos finais do ensino fundamental II, que compõem uma escola de rede municipal do estado da Paraíba. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo também dados quantitativos, com base interpretativo-descritiva. Como instrumento para a coleta de dados, empregamos o questionário. As análises dos dados referentes ao questionário das professoras revelam vários problemas do Ensino Remoto Emergencial (ERE), dentre eles, a falta de equipamentos e de internet de qualidade por parte dos alunos, o aumento da carga horária e a desigualdade social enfrentada pelos alunos mais carentes. Quanto ao papel das TIDCS no ERE, as professoras reconhecem suas potencialidades e destacam que elas têm sido fundamentais para promover momentos de aprendizagem e a permanência de alunos na escola. Sobre o letramento digital, os discursos evidenciam a utilização de algumas ferramentas no trabalho com a leitura e a escrita, dentre elas, as redes sociais. Por fim, as nossas contribuições para o Ensino de Língua Portuguesa centram-se na reflexão crítica sobre a importância das TIDCs na educação para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos, especialmente aquelas que permitem trabalhar leitura e escrita, habilidades requeridas pela cultura digital.

Letramento digital;Ensino Remoto Emergencial;Tecnologias digitais
This research aimed to analyze the current teaching scenario mediated by the Digital Information and Communication Technologies (TDICs), through the discourse of teachers and students, taking also into account the digital literacies. The subject in question, as the target of studies and research, shows its relevance to the field of education, while reflecting a current and singular situation, in which teachers are undergoing a reinvention of pedagogical practices, due to Covid-19 pandemic. For theoretical discussions, we take as a basis the studies that deal with digital technologies in the scope of basic education, based on Moran (2012, 2013 and 2018), Carvalho (2015, 2020); to discuss remote education, we spoke with Cardoso, Ferreira and Barbosa (2020), Oliveira, Silva e Silva (2020); on digital literacies, we support Coscarelli (2010, 2016); Ribeiro (2016, 2018, 2019), Rojo (2012, 2013), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), Cani and Coscarelli (2016), and others. The research subjects were three Portuguese language teachers, and forty students belonging to the final years of Elementary School II, who make up a municipal school in the state of Paraíba. With regard to methodological aspects, it is a qualitative research, also containing quantitative data, with an interpretive/descriptive basis. As a tool for data collection, we used the questionnaire. The analysis of the data referring to the teachers’ questionnaire reveals several problems of Emergency Remote Teaching (ERE), among them, the lack of equipment and quality internet on the part of the students, the increase in the number of hours and the social inequality faced by the neediest students. As for the role of TDICs in the ERE, teachers recognize their potential and highlight that they have been instrumental in promoting moments of learning and the permanence of students in school. Regarding digital literacy, the speeches show the use of some tools in the work with reading and writing, among them, social networks. Finally, our contributions to Portuguese Language Teaching focus on critical reflection on the importance of TDICs in education for the development of students’ digital literacy, especially those that allow them to work on reading and writing, skills required by digital culture.
Digital literacy;Emergency Remote Teaching;Digital technologies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Danilly de Sousa Bezerra.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

CRIGINA CIBELLE PEREIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente - COLABORADOR
LUIS MIGUEL DIAS CAETANO Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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