• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE CARTILHA EDUCATIVA DIGITAL: UMA TECNOLOGIA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM AFETIVA
ROZANE PEREIRA DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
29/04/2021

O trabalho teve como objetivo validar o conteúdo de uma cartilha educativa digital para apoio no processo de desenvolvimento dos docentes do ensino fundamental I no âmbito da aprendizagem afetiva. Tratou-se de um estudo metodológico, com abordagem mista, desenvolvido de acordo com as adaptações da psicometria de Pasquali, quanto à elaboração e validação de material por especialistas no assunto. Realizou-se a validação por dez juízes e verificação da usabilidade por nove representantes do público-alvo. Os itens avaliativos da cartilha consistiam em: objetivos; conteúdo; linguagem; ilustrações; estrutura e apresentação e relevância, sendo cada item analisado separadamente através de escala tipo Likert. A análise quantitativa da validação da tecnologia educativa foi realizada por meio da utilização do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com recomendação do ponto de corte superior a 0,80 e a análise qualitativa ocorreu através da técnica da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da análise de similitude com o apoio do software livre IraMuTeQ. A cartilha educativa apresentou IVC global de 0,85. As análises do conteúdo expresso pelos juízes evidenciaram que há necessidade do desenvolvimento de estratégias como a cartilha “amar, aprender e ensinar em tempos de pandemia: um desafio para todos” que possam fortalecer a aprendizagem afetiva e auxiliar na inserção das competências socioemocionais no campo prático de atuação do docente. Enquanto a análise do conteúdo das falas dos docentes que participaram da etapa de usabilidade da cartilha demonstrou que ela é eficaz na promoção de melhorias na relação docente/estudante e na valorização das competências socioemocionais tanto para a aprendizagem envolta em aspectos afetivos como para o desenvolvimento profissional docente, sobretudo, em tempos de distanciamento social. A cartilha educativa foi validada quanto ao conteúdo e aparência, além disso, foi avaliada positivamente por representantes do público-alvo. Portanto, deve ser considerada no contexto das atividades educativas como instrumento capaz de favorecer os docentes na promoção da aprendizagem afetiva e das competências socioemocionais no contexto de ensino-aprendizagem remoto.

Inteligência emocional;Tecnologia educacional;Educação básica;Docente;COVID-19
The work aimed to validate the content of a digital educational booklet to support the development process of elementary school teachers in the context of affective learning. This was a methodological study, with a mixed approach, developed in accordance with the adaptations of Pasquali's psychometrics, regarding the preparation and validation of material by specialists in the subject. Validation by ten judges and verification of usability by nine representatives of the target audience was performed. The evaluative items in the booklet consisted of: objectives; contents; language; illustrations; structure and presentation and presentation, each item being analyzed using a Likert-type scale. The quantitative analysis of the validation of the educational technology was performed using the Content Validity Index (CVI), with a cutoff point recommendation higher than 0.80, and the qualitative analysis using the Descending Hierarchical Classification (CHD) technique and similarity analysis with the support of the free software IraMuTeQ. The educational booklet had an overall CVI of 0.85. The analysis of the content expressed by the judges showed that there is a need to develop strategies such as the booklet "loving, learning and teaching in times of pandemic: a challenge for all" that improves affective learning and assists in the insertion of socioemotional skills in the practical field of teacher performance. As an analysis of the content of the speeches of teachers who participated in the use of the booklet, it is effective in promoting improvements in the teacher / student relationship and in valuing socio-emotional skills both for learning involved in affective aspects and for professional teacher development , above all, in times of social distance. The educational booklet was validated for content and appearance, in addition, it was positively evaluated by representatives of the target audience. Therefore, it should be considered in the context of educational activities as an instrument capable of favoring teachers in promoting affective learning and socio-emotional skills in the context of remote teaching-learning.
Emotional intelligence;Educational technology;Basic education;Teacher;COVID-19
1
140
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Rozane Pereira de Sousa.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Contribuições de teorias e estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes

Banca Examinadora

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo
PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR Participante Externo
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer