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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
LER, CONTAR E ENCANTAR: O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ÂMBITO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CRATO/CE
ACRECIANA DE SOUSA MELO
DISSERTAÇÃO
27/04/2021

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da contação e da leitura de histórias no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Crato/CE. O estudo alinha-se à abordagem qualitativa, fundamentada em Findlay (2006); Minayo (2012); Prodanov e Freitas (2013); Ludke e André (2020), caracterizando-se como pesquisa participante, conforme Brandão (2006) e Gil (2010). Tem como sujeitos sete professoras que atuam no AEE pela rede pública municipal de ensino da cidade de Crato/CE, numa ação colaborativa, que possibilitou a construção coletiva do conhecimento, a partir de reflexões, trocas de experiências e concepções acerca da temática em estudo. Para a produção dos dados foram utilizados como procedimentos metodológicos a aplicação de questionário, a realização de grupo focal e a intervenção pedagógica, todas as etapas realizadas de forma online, em virtude do contexto de pandemia da COVID-19, fundamentando-se em Gil (2010); Fonseca (2012); Abreu; Baldanza; Gondim (2009); Bodgan; Biklen (1994) e Gondim (2003). O corpus da pesquisa constitui-se de enunciados das professoras/participantes, elaborados nas discussões do grupo focal e em resposta à aplicação de questionário, sendo os encontros virtuais gravados e transcritos. As análises foram elaboradas à luz da abordagem interpretativa, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo na Modalidade Temática proposta por Minayo (2012). Adotou-se como referencial os pressupostos teóricos da contação de histórias que primam pelo gosto e prazer diante do ato de ler e ouvir histórias, bem como pelas abordagens que destacam a sua importância e contribuição para a formação do indivíduo, com respaldo em Amarilha (2009); Busatto (2011,2012); Coelho (2006); Martins (2007); Saldanha (2013); Sisto (2012); Torres; Sampaio (2015); Villardi (1999); Zilberman (2003); Santos; Campos (2016). Os discursos das professoras/participantes revelaram a importância desse estudo e da ação formativa realizada, gerando reflexões e conhecimentos necessários à mudança de concepções, à ampliação de conhecimentos e à ressignificação de suas práticas diante do trabalho com as narrativas, levando-as ao crescimento pessoal, profissional e social. Os achados da pesquisa indicam que a contação e leitura de histórias ocupam lugar privilegiado no AEE, pois representam uma significativa estratégia de mediação do processo de ensino e aprendizagem, uma proposta prazerosa e repleta de características que dialogam com os objetivos do trabalho desenvolvido nesse espaço, servindo de estímulo para ativar a estrutura do sistema intelectual dos alunos e favorecer seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, bem como sua melhor participação, interação, inclusão e desempenho no contexto escolar. Com isso, conclui-se que a pesquisa apresenta resultados significativos para a compreensão do papel da contação e leitura de histórias no âmbito do AEE.

Contação de história;Leitura Literária;AEE;Educação Especial;Educação Inclusiva
This research has as general objective to understand the role of storytelling and reading in the context of Specialized Educational Service (SES) in the city of Crato/CE. The study is in line with the qualitative approach, based on Findlay (2006); Minayo (2012); Prodanov and Freitas (2013); Ludke and André (2020), characterized as participant research, according to Brandão (2006) and Gil (2010). The subjects are seven teachers who work in SES rooms through the municipal public school system in the city of Crato/CE, in a collaborative action, which enabled the collective construction of knowledge, based on reflections, exchanges of experiences and conceptions about the theme in study. For the production of the data, the application of a questionnaire was used as methodological procedures, the realization of a focus group and the pedagogical intervention, all steps performed online, due to the context of the pandemic of COVID-19, based on Gil (2010); Fonseca (2012); Abreu; Baldanza; Gondim (2009); Bodgan; Biklen (1994); Gondim (2003). The corpus of this research consists of statements by the teachers / participants, elaborated in the focus group discussions and in response to the application of a questionnaire, the virtual meetings being recorded and transcribed. The analyzes were elaborated in the light of the interpretative approach, using the Technique of Content Analysis in the Thematic Mode proposed by Minayo (2012). The theoretical assumptions of storytelling were adopted as a reference, which excel in taste and pleasure in the act of reading and listening to stories, as well as the approaches that highlight its importance and contribution to the formation of the individual, backed by Amarilha (2009); Busatto (2011, 2012); Coelho (2006); Martins (2007); Saldanha (2013); Sisto (2012); Torres; Sampaio (2015); Villardi (1999); Zilberman (2003); Santos; Campos (2016). The speeches of the teachers / participants reveal the importance of this study and the training action that was carried out, generating reflections and knowledge necessary to change conceptions, for the expansion of knowledge and for the reframing of their practices in the face of working with narratives, leading them to growth personal, professional and social. The research findings indicate that storytelling and reading occupy a privileged place in the SES, as they represent a significant mediation strategy in the teaching and learning process, a pleasurable proposal and full of characteristics that dialogue with the objectives of the work developed in this space, serving as a stimulus to activate the structure of the students' intellectual system and favor their cognitive, emotional and social development, as well as their better participation, interaction, inclusion and performance in the school context. With that, it is concluded that the research presents significant results for the understanding of the role of storytelling and reading of stories within the scope of the SES.
Storytelling;Literary Reading;SES;Special Education;Inclusive Education
1
160
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Acreciana de Sousa Melo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA Participante Externo
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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