• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
INDÚSTRIA 4.0 E SUA REPERCUSSÃO NO ENSINO TÉCNICO
CLEITON DUARTE HUCH
DISSERTAÇÃO
17/06/2021

A pesquisa aqui apresentada teve como foco investigação acerca da percepção da comunidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Pelotas em relação às novas tecnologias industriais, hoje chamadas de Indústria 4.0. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem qualitativa e foi realizada por meio de questionário não identificado. Como proposta de produto, foi desenvolvido um conjunto de vídeos como recurso educacional para apresentação dos conceitos da Indústria 4.0 para a comunidade que subsidiem a reflexão acerca da possibilidade de mudança de paradigma frente à tecnologia industrial. Ao longo do trabalho, apresento a Indústria 4.0, suas origens, suas características e algumas de suas consequências na sociedade e no mundo do trabalho, também apresento o problema de pesquisa, sua justificativa e objetivos, uma breve revisão bibliográfica, a proposta metodológica e o produto educacional. É preciso relembrar as revoluções industriais anteriores e seus reflexos para introduzir a reflexão sobre a atualidade a partir de uma melhor compreensão histórica. Analiso o contexto educacional do ensino médio e o mundo do trabalho sob influência desta nova realidade que vem trazendo consigo e prometendo para o futuro muitos impactos. Analisando sob o ponto de vista de uma educação omnilateral na qual a formação de um indivíduo de forma completa é o objetivo e que vivemos em um mundo do trabalho sob a égide de um modelo neoliberal de produção encontramos muitos conflitos de interesses que se mostram claros na subsunção do sistema educacional ao capital e que submete à educação ao imediatismo do mercado e não a uma formação integral.

Indústria 4.0;Revolução Industrial;Mudança de paradigma;Educação Profissional e Tecnológica.
The research presented here focused on research on the perception of the community of the Federal Institute South-Rio-Grandense - Pelotas campus in relation to new industrial technologies, now called Industry 4.0. The research was based on a qualitative approach and was performed through an unidentified questionnaire. As a product proposal, a set of videos was developed as an educational resource for the presentation of the concepts of Industry 4.0 to the community that support the reflection on the possibility of paradigm shift in the face of industrial technology. Throughout the work, I present Industry 4.0, its origins, its characteristics and some of its consequences in society and in the world of work, I also present the problem of research, its justification and objectives, a brief bibliographic review, the methodological proposal and the educational product. It is necessary to recall the previous industrial revolutions and their reflexes to introduce the reflection on the present day from a better historical understanding. I analyze the educational context of high school and the world of work under the influence of this new reality that has been bringing with it and promising many impacts for the future. Analyzing from the point of view of an omnilateral education in which the formation of an individual in a complete way is the objective and that we live in a world of work under the aegis of a neoliberal model of production we find many conflicts of interest that are clear in the subsuming of the educational system to capital and that submits to education to the immediacy of the market and not to an integral formation.
Industry 4.0;Industrial Revolution;Paradigm Shift;Professional and Technological Education.
1
70
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Cleiton_29_07 final.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

MARTA HELENA BLANK TESSMANN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE
LUIS OTONI MEIRELES RIBEIRO Participante Externo
TATIANA AIRES TAVARES Participante Externo
LUCIANA NEVES LOPONTE Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer