• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
DEMOCRATIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL – LIGHT STEEL FRAME COMO MÉTODO CONSTRUTIVO E PEDAGÓGICO
EDUARDO RAYHER SOARES
DISSERTAÇÃO
28/06/2021

O setor da construção civil é certamente um setor econômico muito importante para o país, no entanto, quando se trata da modernização tecnológica dos métodos construtivos bem como de novos materiais, as inovações tecnológicas tendem a demorar em se propagar da academia, dos laboratórios para os canteiros de obras (SANTIN apud. BEKAERT; 2018). Neste contexto, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que permeia os cursos de nível médio e técnico integrados ofertados pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), neste trabalho representados pelo curso técnico em edificações, é uma das oportunidades de formação gratuita, democrática e de qualidade que se apresenta à classe trabalhadora como forma de qualificação profissional na perspectiva de formação omnilateral , politécnica, integradora e cidadã. Para que esta proposta de ensino emancipador se concretize, se faz necessário que o Projeto Político- pedagógico do Curso (PPC) se mantenha atualizado com as necessidades dos estudantes e alinhado ao mercado da construção civil. Cabe então a análise da forma com a qual sistemas construtivos alternativos, em especial o Light Steel Frame (LSF) são abordados no curso técnico em edificações oferecido pelo campus Jaguarão do IFSUL através da análise da documentação do curso e, por meio de oficina teórico-prática mediada, colher contribuições dos profissionais da construção para formação de uma sequência didática sobre o a construção a seco que possa servir como indutor para a democratização da tecnologia para um maior numero de trabalhadores.

Construção civil;Educação Profissional;Light steel frame;Tecnologia na construção
The construction industry is certainly a major economical sector in Brazil, however, when it comes to technological modernization of construction methods and materials, technological innovations tend to take a long time to spread from the academic world to the construction sites (SANTIN apud. BEKAERT; 2018). In this scenario, the Professional and Technological Education (PTE) that permeates the integrated high school and technical courses that are offered by the Sul-rio- grandense Federal Institute (IFSUL), in this paper represented by the building technical course that is a free, democratic and qualified training opportunity that is presented to the working class as a way of professional development in the perspective of omnilateral , polytechnic, integrative and citizenship education. In order for this emancipatory educational proposal to come true, it is necessary that the Political- Pedagogical Course Project (PPC) be kept up-to-date with the students' needs and aligned with the construction market needs. The analysis of the way that alternative building systems, especially the Light Steel Frame (LSF) are addressed in the buildings technical course at the Jaguarão campus of IFSUL through the analysis of the course documentation and, using a mediated theoretical-practical workshop, collect contributions from construction professionals in order to create a didactic sequence about dry construction that can serve as an inducer for the democratization of the technology for a bigger amount of workers.
Civil construction;. Professional Education;Light steel frame
1
220
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final Eduardo.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

MARTA HELENA BLANK TESSMANN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CESAR ALBERTO RUVER Participante Externo
PATRICIA THOMA ELTZ Participante Externo
MARTA HELENA BLANK TESSMANN Docente - PERMANENTE
MARIA RAQUEL CAETANO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
LIGHT STEEL FRAME - CONHECENDO O SISTEMA CONSTRUTIVO A SECO. TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer