• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Bacias hidrográficas e ensino de geografia: percepções ambientais sobre as inundações urbanas na Bacia do Rio Alcântara, São Gonçalo – RJ São Gonçalo 2021
RAFAELLA CESAR DOS SANTOS SOUSA
DISSERTAÇÃO
15/04/2021

Nos dias atuais têm emergido, cada vez mais, o debate sobre os impactos ambientais nas grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, é essencial trabalhar este tema nas aulas de Geografia, considerando que a educação geográfica permite conduzir o conhecimento como subsídio à ação dos alunos no lugar onde vivem e da sociedade de maneira geral. Isso se torna, portanto, uma possibilidade de aproximação dos estudantes à sua realidade para que, então, possam compreender e refletir criticamente sob a perspectiva de transformação. Por sua vez, as bacias hidrográficas do município de São Gonçalo, leste metropolitano do Rio de Janeiro, vêm sofrendo diversos impactos ambientais. Em especial, a Bacia Hidrográfica do Rio Alcântara, maior bacia da região, é a que mais sofre com tal fenômeno. Vale destacar que a ocorrência desse está relacionada tanto às características geomorfológicas da bacia quanto às diversas interferências antrópicas atingida na mesma. Dito isso, destaca-se a percepção ambiental como uma ferramenta de grande relevância para a educação geográfica, pois a partir dela é possível levar ao cidadão que ocupa esses espaços - e que dele se aproveita - a consciência de que faz parte, também, da sua dinâmica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções ambientais dos estudantes, do 1° ano do ensino médio do CIEP 439 Luiz Gonzaga Júnior, sobre as inundações urbanas da bacia hidrográfica do Rio Alcântara. A escola situa-se entre os rios: Alcântara – principal e seu afluente Mutondo, que sofre, também, com as inundações, afetando a vida dos alunos. Para a realização do trabalho, utilizou-se como metodologia a abordagem de pesquisa Estudo de Caso, pois concebe o conhecimento como um processo socialmente construído pelos sujeitos. Essa metodologia busca a integração entre o conteúdo e a realidade dos estudantes para associar os componentes naturais, sociais e políticos da bacia do município. Para construir a pesquisa utilizou-se de quatro propostas didáticas, sendo: atividade 1: mapa conceitual sobre as inundações urbanas; atividade 2: mapas mentais; atividade 3: entrevistas coletivas e atividade 4: utilização de imagens do Rio Alcântara pelo Google Earth. Assim, os resultados apontam para uma percepção ambiental socioambiental, porque atrelam a responsabilidade maior das inundações aos seres humanos e as suas ações de degradação à referida bacia. Correlato a isso, percebeu-se que os discentes possuem uma representação de meio ambiente como problema, pois o homem é concebido como um depredador. Já em relação às concepções da educação ambiental, pode-se inferir que eles possuem uma visão ambiental-sistêmica, pois observou-se uma consciência deles a respeito de que este fenômeno integra não apenas os fatores naturais, como também os políticos, econômicos, culturais e ambientais. Contudo, em relação a educação geográfica, notou-se que os alunos têm muitas dificuldades em associar as escalas de análise, posto que fazem uma grande separação entre as bacias do brasil (escala nacional) com as do município de São Gonçalo (escala local).

Inundações urbanas;Bacia hidrográfica. Percepção ambiental.
Nowadays, the debate on environmental impacts in large Brazilian cities has emerged more and more. In this sense, it is essential to work on this theme in Geography classes, considering that geographic education allows to lead knowledge as a subsidy to the action of students in the place where they live and of society in general. This becomes, therefore, a possibility for students to get closer to their reality so that they can then understand and reflect critically from the perspective of transformation. In turn, the hydrographic basins of the municipality of São Gonçalo, in the metropolitan east of Rio de Janeiro, have been suffering several environmental impacts. In particular, the Alcântara River Basin, the largest basin in the region, is the one that suffers the most from this phenomenon. It is worth mentioning that the occurrence of this is related both to the geomorphological characteristics of the basin and to the various anthropic interferences reached in the same. That said, the environmental perception stands out as a tool of great relevance for geographic education, since from it is possible to bring to the citizen who occupies these spaces - and who takes advantage of it - the conscience that is also part of the its dynamics. Thus, the present work aims to analyze the environmental perceptions of students, from the 1st year of high school at CIEP 439 Luiz Gonzaga Júnior, about urban flooding in the Alcântara River basin. The school is located between the rivers: Alcântara - principal and its affluent Mutondo, which also suffers from floods, affecting students' lives. In order to carry out the work, the Case Study research approach was used as the methodology, as it conceives knowledge as a process socially constructed by the subjects. This methodology seeks to integrate the content and the reality of the students in order to associate the natural, social and political components of the municipality's basin. To build the research, four didactic proposals were used, namely: activity 1: conceptual map on urban floods; activity 2: mind maps; activity 3: group interviews and activity 4: use of images of the Alcântara River by Google Earth. Thus, the results point to a socio-environmental environmental perception, because they link the greater responsibility of floods to human beings and their degradation actions to the referred basin. Correlated to this, it was noticed that the students have a representation of the environment as a problem, since man is conceived as a predator. Regarding the conceptions of environmental education, it can be inferred that they have an environmental-systemic view, as they were aware that this phenomenon integrates not only natural factors, but also political, economic, cultural factors and environmental. However, in relation to geographic education, it was noted that students have many difficulties in associating the scales of analysis, since they make a great separation between the basins of Brazil (national scale) with those of the municipality of São Gonçalo (local scale).
Urban floods;Hydrographic basin. Environmental perception.
1
141
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Rafaella Sousa - versao final.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
Didática e Mediação de conhecimentos geográficos dos professores do município de São Gonçalo.

Banca Examinadora

ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ANA CLAUDIA RAMOS SACRAMENTO Docente - COLABORADOR
OTAVIO MIGUEZ DA ROCHA LEAO Docente - PERMANENTE
CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Mestrado e Doutorado - Cursos Emergentes 23

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer